A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA."— Transcrição da apresentação:

1

2 TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA

3 Objetivo: Despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania por meio do estímulo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes escolares.

4 “Um por todos”...... “Todos por um”; “Pela ética e cidadania” O que estas palavras significam para você?

5 O que significa:  Ética  Cidadania  Respeito  Voto  Bens públicos  Impostos  Corrupção  Controle social

6 Ética

7 Cidadania É um conjunto de direitos e deveres que nos permite participar das decisões da sociedade em que vivemos. Ela é construída no nosso dia a dia, a partir da nossa capacidade de participação social e colaboração para o bem comum.

8 Respeito O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável. (https://www.significados.com.br/respeito/)

9 Voto É o instrumento utilizado nas eleições para manifestar uma opinião, escolher um representante ou uma opção entre as diversas que são apresentadas.

10 Bens públicos Tudo aquilo que pertence a todos e está disponível aos cidadãos, como os recursos naturais, estradas, ruas e praças, além dos bens utilizados pelo poder público como o edifício onde funciona a prefeitura, as escolas públicas, os veículos oficiais ou mesmo alguns objetos de arte e históricos. Os bens públicos são repartidos entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.

11 Impostos Imposto É o dinheiro obrigatoriamente cobrado de cidadãos e empresas com o objetivo de financiar as obras e os serviços públicos de educação, saúde, assistência social, entre outros, de modo a beneficiar toda a sociedade de maneira igualitária.

12 Corrupção É o crime de desviar recurso público, que é praticado por pessoas mal intencionadas. Essas pessoas se aproveitam da chance que tem de utilizar o dinheiro público, para gastar com coisas para si, para seus amigos ou seus parentes, em vez de utilizar para o bem comum.

13 Controle social É a participação da sociedade no controle dos gastos do governo. Como todo o dinheiro vem do povo e deve ser gasto para o bem da população, é direito de cada cidadão participar e saber o que é feito com esses recursos.

14 Como participar: Mecanismos e Instâncias de Participação Social DECRETO Nº 8.243, DE 23 DE MAIO DE 2014  Institui a Política Nacional de Participação Social - PNPS e o Sistema Nacional de Participação Social - SNPS, e dá outras providências.

15 Quais são os mecanismos e instâncias de participação social, segundo o decreto nº 8.243/2014?  I - conselho de políticas públicas;  II - comissão de políticas públicas;  III - conferência nacional;  IV - ouvidoria pública federal;  V - mesa de diálogo;  VI - fórum interconselhos;  VII - audiência pública;  VIII - consulta pública; e  IX - ambiente virtual de participação social.

16 Outros mecanismos de participação: Associações de Pais e Mestres; Conselhos de Classe; Grêmios Estudantis

17 Você concorda que :

18 Um por Todos e Todos Por Um... Ser cidadão é participar da vida em comunidade. Cada vez que o indivíduo age pensando não só em si mesmo, mas também no bem estar de todos, está sendo ético e exercendo a cidadania.

19 Vamos participar!!! www.portalzinho.cgu.gov.br desenhoeredacao@cgu.gov.br


Carregar ppt "TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google