A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia"— Transcrição da apresentação:

1 Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Curso: Pedagogia Duração: 4 ½ anos Sisu: 25% das vagas Processo seletivo: 80 vagas no período matutino e 80 no período noturno  PERFIL DO CURSO O Curso de Pedagogia da UEL completa 53 anos, neste ano, e seus planos de disciplinas e projetos de ensino, pesquisa e extensão têm colocado os alunos em constante contato com as diferentes áreas de atuação profissional, potencializado pelas possibilidades de intervenção na realidade escolar de Londrina. Na organização curricular, a pesquisa educacional é um dos eixos da proposta pedagógica que perpassa todos os anos da formação. Para se formar, é preciso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e desenvolver uma pesquisa a partir de demandas da realidade educacional, com orientação individual e direta. Assim também, cumprir Estágio Obrigatório, com supervisão docente, em diferentes áreas de atuação do Pedagogo. Ambas disciplinas, consideradas essenciais, oportunizam um conhecimento mais aprofundado da realidade profissional. Além delas, o curso oportuniza atuação em estágios não-obrigatórios, em monitoria e disciplinas especiais. A qualidade do curso pode ser representada pelos seguintes indicadores: titulação do corpo docente, em sua maior parte efetivos em regime de tempo integral; integração entre a Graduação e a Pós-Graduação (Cursos de Especialização em Psicopedagogia, Trabalho Pedagógico em Educação Infantil, Docência no Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos e Mestrado e Doutorado em Educação); participação da maior parte do corpo docente em atividades de pesquisa e extensão, com produção qualificada e concessão de bolsas de Iniciação Científica, com financiamento institucional e externo. OBJETIVOS DO CURSO: Formar o Pedagogo numa perspectiva de totalidade do trabalho pedagógico para atuar em: Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio; Magistério para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Magistério para a Educação Infantil e Gestão Pedagógica. RECURSOS O curso conta com instalações específicas destinadas a atividades práticas, tais como: 1. Laboratório de Informática/Multimeios, utilizado na disciplina de Tecnologia da Educação, além de outras disciplinas do Curso, atividades de pesquisa e extensão; 2. Laboratório de Ensino para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (LAI), que promove aulas práticas de Metodologia de Ensino nos diferentes campos de conhecimento, desenvolve pesquisas em temáticas a ele pertinentes, além de promover cursos de formação continuada para professores das redes Municipal e Estadual; 3. Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação (LEPHE), oferece um acervo de documentos a respeito do próprio curso e desenvolve pesquisas que têm como objeto de estudo a História da Educação Escolar em Londrina. Além disso, têm disponibilizado seu acervo já constituído para consulta de professores, estudantes e pesquisadores. Tanto o LAI quanto o LEPHE desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão com a participação da comunidade externa. Universidade Estadual de Londrina Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia O Colégio de Aplicação da UEL, criado em 1960, está vinculado academicamente ao Departamento de Educação e ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e sua função específica é configurar-se como Estabelecimento de Ensino no qual os próprios alunos dos Cursos de Licenciatura da UEL desenvolvam experiências de ensino-aprendizagem com conhecimentos adquiridos em seus Cursos de Graduação, portanto, como Campo de Experimentação Pedagógica para aprimoramento e melhoria do ensino Fundamental e Médio e, sobretudo, do profissional futuro educador. Entre 2002 e 2011, somaram 338 estudantes, como Estagiários, particularmente do Curso de Pedagogia, neste Colégio. ONDE PODE ATUAR: Os espaços de atuação do Pedagogo são os escolares e os não-escolares. Nos espaços escolares os Pedagogos podem atuar tanto na Docência quanto na Gestão Pedagógica. A formação para a Docência, ou seja, a atividade como Professor desenvolvida no curso de Pedagogia, permite a atuação em Centros de Educação Infantil e em escolas que oferecem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como em Cursos de Formação de Professores em Nível Médio e de Educação de Jovens e Adultos. Portanto, em estabelecimentos de ensino que oferecem Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissionalizante. Entre os campos de atuação não-escolares o Pedagogo pode atuar em movimentos sociais, em espaços comunitários, projetos educativos vinculados ao Poder Público e em Organizações Não-Governamentais que desenvolvam atividades pedagógicas em suas práticas. Nelas, pode elaborar políticas públicas em instituições de caráter educativo, tais como associações, organizações e grupos de diferentes segmentos da sociedade. Também é possível atuar em instituições que desenvolvam ações voltadas à formação profissional e pesquisas acadêmicas na área. Os Centros de Educação Infantil do Campus e do Hospital Universitário, criados em 1997, recebem constantemente Docentes Supervisores de Estágio e Estagiários dos diferentes cursos oferecidos pela UEL. Particularmente do curso de Pedagogia, entre 2002 e 2011 somaram 336 estudantes que observam o contexto escolar e desenvolvem projetos curriculares e de extensão propostos por Docentes.  


Carregar ppt "Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google