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DE TRAMAS E FIOS um ensaio sobre a música e educação

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Apresentação em tema: "DE TRAMAS E FIOS um ensaio sobre a música e educação"— Transcrição da apresentação:

1 DE TRAMAS E FIOS um ensaio sobre a música e educação
Nicoli Mendonça Uzun pg

2 Música Húngara 1526 – “desastre de Mohács”: após ter alcançado altos níveis artísticos, houve um momento de declínio quando a Hungria foi ocupada pelos Turcos; A música e a cultura húngara perderam sua importância e sua identidade durante o período de dominação por diferentes povos; Final do sec. XVIII inicio XIX – retomou a preocupação com a cultura do país e qualidade da música (Lizst e Erkel)

3 Música representante do folclore húngaro
Era ligada à dança, e havia sido trazida pelos ciganos; Fontes rítmicas e melódicas pertenciam a tradição húngara mas foram adaptadas ao gosto popular; Abandono das escalas típicas – em geral, pentatônicas – e adaptação ao sistema maior/menor; As verdadeiras fontes folclóricas, confinadas nas propriedades rurais, ficaram livres dessa influência e se mantiveram intactas. Foram transmitidas por tradição oral (tesouro desvelado por Kodály , Bela Bartók)

4 Zontán Kodály Nascido em Keskémet, na Hungria, em 1882;
Nacionalista, carregou com empenho a tarefa de reconstrução da cultura musical húngara; Filho de músicos amadores Ainda criança, aprendeu a tocar piano e violino Estudou composição na Academia de Música de Budapeste

5 Pesquisa musicológica
Compositores do sec. XX sentiam que o desenvolvimento da música havia atingido um ponto crucial e que não havia como se afastar do cromatismo exacerbado de Wagner; As regras escritas do sistema tonal mostravam-se enfraquecidas e caminhavam para o fim; Perceberam então, que o renascimento a música não estava na continuação das experiências provenientes do cromatismo, mas na exploração de antigos sistemas tomados como novos ( devido ao total esquecimento)

6 Sistema pentatônico e modal – tão fundamentais a musica folclórica húngara – a partir da pesquisa, passaram a dar fundamento ao caminho trilhado pela composição na Hungria; Levantamento do material folclórico nas aldeias e vilarejo esquecidos (ritmos inusuais, sons diferentes por conta das escalas..) o folclore passou a ser reconhecido como fonte de cultura e espelho da alma do povo húngaro; Composição mais clara e simples; “Bartók e Kodály evocavam o passado de seu povo e, com ele, construíram o futuro da nação.”

7 O trabalho da equipe liderada por Kodály apresentava 4 fases: coleta de material, transcrição, classificação e publicação; Esse trabalho colocou em condições iguais a composição musical, a pesquisa cientifica e a educação musical;

8 Aplicações Arte Bartók Kodály folclore romeno, eslovaco, turco e árabe, de países vizinhos à Hungria. Tentando encontrar diferenças e semelhanças em relação à música húngara. Aspectos históricos, preferindo explorar o folclore da sua própria terra e suas transformações no decorrer do tempo.

9 Aplicações - Ensino A educação musical levou alguns anos para se estabilizar O esforço de compreensão do importante papel da música folclórica húngara aponta 3 forças formativas: Pensamento: trabalho do musicólogo, analisa e organiza o material coletado Sentimento: trabalho do compositor, dirige a transformação em arte Vontade: reduto da educação e contempla tanto a formação do aluno quanto a do professor.

10 “Metodo Kodály” – desenvolver musicalidade individual de todo o povo e manter a cultura musical “natural”(fontes de tradição oral); Prioritariamente utiliza-se de canções folclóricas e nacionalistas; Kodály propunha a reforma do ensino musical, estreitamente ligada ao sistema educacional húngaro, que estaria presente em todos os níveis de ensino, das classes do ensino infantil ao superior.

11 Método Ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, por meio de um eficiente programa de alfabetização musical, trazendo a música para o cotidiano, presente nos lares e nas atividades de lazer; O desenvolvimento curricular inclui leitura e escrita musical, treinamento auditivo, rítmica, canto e percepção musical; A consiencia e o sentido ritmico na criança, são desenvolvidos por meio de movimentos e jogos O ritmo e a melodia são ensinados juntos. O canto é baseado em modelos melódicos simples.

12 O intervalo mais assimilado pela crianças é a terça menor descendente;
A escala utilizada com crianças até o 6º ano é a pentatônica menor, mais tarde expande-se para outras organizações, geralmente escalas modais; Manossolfa – sistema que alia sinais manuais às notas musicais Tonic Solfa – leitura relativa. Os nomes dó-ré-mi- fá-sol-lá-si são dados para todas as tonalidades das escalas maiores

13 Em resumo, os componentes do método Kodály não são novos, mas adaptações de propostas existentes em outros países. O sistema Kodály os juntou num planejamento gradativo e coerente Sistema de símbolos e duração rítmica; Sistema de alturas relativas, conhecido com Dó móvel; Conjunto de sinais manuais que auxiliam o desenvolvimento de relações tonais.


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