A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: POSSIBILIDADES DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Shirlene.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: POSSIBILIDADES DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Shirlene."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: POSSIBILIDADES DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Shirlene da Conceição de Jesus - UniCesumar Waleria Henrique dos Santos Leonel - UniCesumar

2 Inclusão Deficiência Visual EaD?
PROBLEMA: Inclusão Deficiência Visual EaD?

3 Legislação Brasileira Dados Estatísticos Audiodescrição (AD)
Bibliográfica Experiência Descritiva PESQUISA Legislação Brasileira Dados Estatísticos Audiodescrição (AD) Material Didático Estudo da Arte

4 OBJETIVO Discutir a importância da audiodescrição como recurso de tecnologia assistiva na promoção da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência visual na EaD.

5 CONTEXTUALIZAÇÃO Deficiência – Decreto n. 3.298/ 1999
Perda ou anormalidade física, psíquica ou anatômica, que impede a pessoa de desempenhar suas atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

6 23,9% 45.606,048 milhões POPULAÇÃO COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL Mental
Motora 23,9% 45.606,048 milhões Auditiva Visual 18,8% 35,8 milhões Fonte: (IBGE, 2010)

7 Contexto Legal, Educacional e Inclusivo da Pessoa com Deficiência no Brasil
Constituição Federal de 1988 Lei n. 7853/ normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiências, e sua efetiva integração social. Decreto n. 3298/ regulamenta a Lei no 7.853, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção. Lei n , de 24 de julho de 1991 – dispõe sobre Planos e Benefícios da Previdência Social, em especial, o art. 93 (MTE, 1991), que estabelece o percentual dos cargos que as empresas devem reservar às pessoas portadoras de deficiências ou reabilitadas.

8 A Lei n. 9. 394/1996 – Educação Especial e declara em seu art
A Lei n /1996 – Educação Especial e declara em seu art. 59 que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos portadores de deficiência, currículos, métodos, recursos didáticos e organizacionais específicos, que atendam às suas necessidades, cujas condições lhes permitam concluir o ensino fundamental em menos ou mais tempo, segundo as especificidades de sua deficiência. Lei n /2000 – normas gerais e critérios básicos de acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

9 TECNOLOGIA ASSISTIVA – TA
Recursos de Acessibilidade Auxílios de Mobilidade Recursos de Mediação Práticas e Serviços

10 AUDIODESCRIÇÃO - AD Transforma o visual em verbal. É a arte de transformar imagens em palavras (MOTTA, 2011).

11 AUDIODESCRIÇÃO – O QUE É?
É a descrição de cenários, roupas, expressão facial, linguagem corporal, entrada e saída de personagens, utilizada em televisão, filmes, peças de teatro, museus e exposições, games para dar informação a pessoas cegas ou com baixa visão, permitindo que essas pessoas entendam verdadeiramente o que assistem. (MOTTA, 2011).

12 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: A AD COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE NA EAD
Acesso à informação e à cultura Autonomia e Independência Compreensão do mundo imagético Inclusão e Acessibilidade

13 PROPOSTA Legenda: Gráfico curva de possibilidades de produção (CPP)
Descrição: O gráfico é formado por duas retas interligadas, uma no sentido vertical (à esquerda da horizontal) e outra no sentido horizontal, da esquerda para a direita. No sentido vertical tem-se a produção do Parafuso B, cuja produção é representada numericamente de baixo para cima, na seguinte ordem: 0, 1, 2, 3, 4 e 5. No sentido horizontal, temos a quantidade produzida do Parafuso A, representada numericamente, da esquerda para direita na ordem 0, 6, 11, 15, 18, 20. A curva de CPP é formada pela união das possibilidades de produção, da seguinte forma: para cada 20 parafusos A produzidos, nenhum B é produzido; para cada 18 parafusos A produzidos, produz-se 1 B; quando produz-se 15 parafusos A, 2 B são produzidos; quando 11 unidades do parafuso A são produzidas, 3 do B também são; quando 6 parafusos A saem da linha de produção, 4 B fazem a mesma coisa; por fim, quando 5 parafusos B são produzidos, nenhum A. A união dos pontos, forma uma curva. Fonte: (BOECHAT; MONTEIRO; SILVA, p. 24, 2014)

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Acesso ao conteúdo imagético Descrição de imagens

15 REFERÊNCIAS BOECHAT, Andréia Moreira da Fonseca; MONTEIRO, Daniela Carla; SILVA, Sidinei Silvério da. Economia e sociedade. Maringá: NEAD/UNICESUMAR, BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 5 de outubro de Brasília, DF: Senado, BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, BRASIL. Lei nº 7.853,de 24 de outubro de Brasília: DF, MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. A audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. São Paulo, BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE - Comitê de Ajudas Técnicas, apud BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009.

16

17 Quem audiodescreve vê com palavras. Vê, observa, registra,
VER COM PALAVRAS Lívia Maria Villela de Mello Motta Quem audiodescreve vê com palavras. Vê, observa, registra, Transforma imagens em palavras... Para quem não enxerga poder Peça, filme, desenho, Até ópera assistir... E ver com palavras O que a imagem quer mostrar. Quem não enxerga Pode saber que o moço está de preto E a moça de amarelo... Que o homem de barbas grisalhas Entrou e o pacote sobre a mesa colocou... O que, quem, como, onde e quando Ganham cores e formas. As palavras vão chegando E o entendimento completando. Um vê, o outro escuta, E com palavras podem enxergar, Abrir a janela e espiar... Cultura e informação acessar. Quem audiodescreve vê com palavras E quem assiste também vê com palavras.


Carregar ppt "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: POSSIBILIDADES DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Shirlene."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google