A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBSTÂNCIAS E MISTURAS."— Transcrição da apresentação:

1 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

2 SUBSTÂNCIAS Substância pura: é aquela formada exclusivamente por partículas (moléculas ou átomos) quimicamente iguais, podendo ser: Simples: o gás Nitrogênio (N2) , pois é formado apenas pelo elemento N. Composta: água destilada, pois contém dois elementos em suas moléculas (H2 + O).

3 Exemplo: gota de água da torneira:
É muito difícil encontrarmos substâncias puras livres na natureza. Em geral, elas são produzidas em laboratório. Exemplo: gota de água da torneira: Sais minerais em sua composição que podem ser bicarbonato, cloreto e sulfato, sódio, magnésio, potássio, flúor, ferro e cálcio, que foram dissolvidos pela água ao entrarem em contato com a mesma.

4 MISTURAS É um conjunto de duas ou mais substâncias puras, sem que haja reação química entre elas, e mantendo cada qual suas propriedades. Composição do leite

5 Tipos de misturas HOMOGÊNEAS: É aquela que não é possível distinguir as partes misturadas, tem um aspecto igual em toda sua extensão, apresentando somente uma fase, chamado de monofásico.

6 HETEROGÊNEA: É aquela em que é perfeitamente possível distinguir as partes misturadas, ou seja, apresenta aspectos diferentes em sua extensão, e conseqüentemente mais de uma fase( polifásico). Água com óleo = bífase Três óleos que não se misturam = trífase Podem ter quatro, cinco , seis..... Fases.

7 SEPARAÇÃO DE MISTURAS MISTURAS HETEROGÊNEA HOMOGÊNEA Filtração
Decantação Catação Flotação Separação magnética Dissolução fracionada Sublimação Destilação Cristalização Simples Fracionada

8 Destilação simples: para a separação dos componentes das misturas homogêneas sólido-líquido. O princípio do processo consiste em aquecer a mistura até a ebulição; com isso o componente líquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir é resfriado, condensando-se, e o líquido é recolhido em outro recipiente. Veja:

9 Destilação fracionada: para a separação dos componentes das misturas homogêneas líquido-líquido que tenham ponto de ebulição diferentes. O petróleo é separado em suas frações por destilação fracionada. Veja:

10 Filtração: A separação se faz através de uma superfície porosa chamada filtro; o componente sólido ficará retido sobre a sua superfície, separando-se assim do líquido que atravessa. Decantação: Deixa-se a mistura em repouso até que o componente sólido tenha-se depositado completamente. Remove-se em seguida, o líquido, entornando-se cuidadosamente o frasco, ou com auxílio de um sifão (sifonação).

11 Flotação: Trata-se a mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido empregado não deve, contudo, dissolver os componentes.

12 SOLUÇÕES Solução = solvente + soluto
As soluções se forma quando existe a mistura de um soluto com um solvente. Solução = solvente soluto Componente em maior proporção e que está dissolvendo a outra. Componente em menor proporção, e que está sendo dissolvida.

13 Solução diluída (não saturada): Quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade. Solução concentrada: Quando o solvente já dissolveu toda a quantidade possível de soluto, e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente. Solução saturada (supersaturada): É aquela em que o solvente já não possui a capacidade de dissolver o soluto, então o soluto se precipita( se deposita no fundo do recipiente)

14 Como medir a concentração de uma solução.
C = M V M= massa de soluto V = volume da solução Exemplo: 1) Calcule em g/l , a concentração de uma solução de nitrato de potássio, sendo que em 0,5l de solução encontramos 40 gramas de nitrato de potássio.

15 Reposta: C= C= 80g/l 0,5 Exercícios: Que quantidade de cloreto de sódio existe em 0,3l de uma solução cuja concentração é de 45g/l? Uma solução aquosa de álcool apresenta concentração de 200g/l. Se forem usados 40g de álcool, qual será o volume da solução?

16 FIM!!!


Carregar ppt "SUBSTÂNCIAS E MISTURAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google