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TITULO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS MINEIROS

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Apresentação em tema: "TITULO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS MINEIROS"— Transcrição da apresentação:

1 TITULO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS MINEIROS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM AGRONEGÓCIO TITULO RESULTADOS E DISCUSSÃO QUANTIDADE DE PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA - UNIFIMES-GO Acadêmico: Orientador (a): da Orientador (a): .... RESUMO O presente artigo tem por finalidade avaliar o processo de inclusão dos portadores de deficiência no ensino superior em Mineiros-GO. Mais especificamente realizar um estudo das condições de acessos dos portadores de deficiência ao à educação superior. Conforme exposto, para que seja conseguida na Educação Básica e que não sofra um processo de interrupção, as universidades passam a se organizar para permitir a inclusão dos alunos com deficiência. Ressalta-se que, apesar do aumento de alunos com deficiência matriculados na universidade, são escassas as investigações a respeito do processo de inclusão no ensino superior, tendo como propósito deste estudo demonstrar a situação da pessoa deficiente em apenas uma instituição de ensino superior e compreender os fatores diferenciais que podem facilitar ou dificultar o ingresso deste grupo na universidade. Diante destas dificuldades da educação inclusa é indispensável que a universidade ofereça condições para que o aluno permaneça, favorecendo não só o ingresso, mas também a permanência e saída do ensino superior. Palavras-Chave: Educação , Inclusão, Deficiência, Políticas Públicas . INSTITUIÇÃO COM OS PROFESSORES NA DECISÃO DO RECEBIMENTO DE ALUNOS DEFICIENTES EM SALA DE AULA AVALIAÇÃO DO RECEBIMENTO DOS ALUNOS NA INSTITUIÇÃO UNIFIMES, EM RELAÇÃO À ESTRUTURA INSTITUCIONAL, COLEGIADO, OUTROS DOCENTES, ALUNOS INTRODUÇÃO Pretende analisar a necessidade de diminuição das desigualdades que é um dos temas mais polêmicos e intrigantes da atualidade, que não se pode mais conceber que em plena era moderna e do mundo globalizado não se consiga transpor a barreira das diferenças (SOUZA, 2011). Permitir-se-á conhecer a realidade da Instituição estudada, contribuindo para ampliar o conhecimento acerca da inclusão dos alunos com necessidades especiais nas Instituições de Ensino Superior, onde se espera que estas possam, no futuro, ter mais facilidade em fazer a formação que escolheram e inserir-se no contexto social com dignidade e cidadania (PERINI, 2006). O objetivo deste estudo é avaliar o processo de inclusão dos portadores de deficiência no Ensino Superior em Mineiros-GO. Mais especificamente realizar um estudo das condições de acessos dos portadores de deficiência ao à Educação Superior. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante da pesquisa realizada conclui-se que, os docentes entrevistados estão comprometidos com a Instituição e tem buscado, com recursos próprios, uma formação continuada para poderem interagir frente à da diversidade discente. Observando assim, que as instituições não provêm de recursos suficientes para que os professores se preparem melhor para receber os acadêmicos com necessidades educacionais especiais. Com os dados obtidos, observou que a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior no município de Mineiros-GO ainda é tímida, assim como no restante do Brasil. Para os docentes de Ensino Superior lidar com a questão da inclusão de deficientes, demanda não só uma predisposição para lidar com o novo, mas, supostamente, um reaprender a olhar sobre: o que se ensina como se ensina, o que se aprende como se aprende. Reforçamos que há tensa complexidade no tema pesquisado, há ainda várias possibilidades de aprofundar o assunto por outros olhares, assim como há a necessidade de abandonar preconceitos e reescrever novos capítulos da história dos deficientes no Ensino Superior. MATERIAL E MÉTODOS No Brasil, a discussão sobre exclusão e a "urgente" inclusão dos grupos minoritários em serviços e espaços vem ganhando relevância. O Programa Incluir, Edital 04/2008, do Ministério da Educação, lotado na Secretaria de Educação Superior, que convocou a UNIFIMES a apresentar propostas de criação, reestruturação e consolidação de Núcleos de Acessibilidade que atuarão na implementação da acessibilidade às pessoas com deficiência em todos os espaços, ambientes, materiais, ações e processos desenvolvidos na instituição. A Universidade pesquisada foi o Centro Universitário de Mineiros-GO - UNIFIMES, obtendo uma quantidade de 2000 alunos, com 11 Cursos sendo: Administração, Pedagogia, Agronomia, Contábeis, Sistema de Informação, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Psicologia, Educação Física, Engenharia Florestal e Direito em toda a Instituição. A adaptação é elemento primordial quando se trata de Ensino Superior e seus acadêmicos com necessidades especiais, portanto, isso deve ocorrer já no seu ingresso, onde o vestibular deve ser adaptado para esse candidato, oferecendo instrumentos e pessoas capacitadas auxiliando-o durante a prova, assim como aumentando o tempo de realização da mesma, caso necessário. Busca-se uma análise mais aprofundada do assunto que permite depreender que no âmbito do Estado brasileiro, cuja forma é a Federativa, existem diversas competências que devem ser respeitadas entre os entes da federação, tanto para tratar da educação, quanto da inclusão dos portadores de deficiência no Ensino Superior. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2007. PERINI, Thelma Íris. O processo de inclusão no Ensino Superior em Goiás: a visão dos excluídos f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação Faculdade de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006. PINTO, José Marcelino de Rezende. O acesso à educação Superior no Brasil. In.: Educação e Sociedade, v. 25, n. 88, Especial – outubro, 2004. p. 727­756.  SOUZA, L. (2011). Concepções dos alunos com necessidades educativas especiais acerca das aspirações, expectativas e obstáculos ao seu desenvolvimento profissional. Dissertação de mestrado não publicada, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa.


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