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Análise e Observação Institucional

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Apresentação em tema: "Análise e Observação Institucional"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Observação Institucional
Alguns desafios para o Psicopedagogo

2 O campo..... Considerando que o objeto de estudo da Psicopedagogia seja a aprendizagem, cria-se a condição de pensar sobre ela além dos contratos estabelecidos, mas como experiências que se complementam no âmbito institucional, frente às diferentes possibilidades de atuação psicopedagógica.

3 A atuação institucional requer do psicopedagogo o exercício de um olhar multifatorial frente às dificuldades de aprendizagem e a compreensão do problema ou sintoma como algo construído pelos sujeitos envolvidos numa relação de contexto e que possui valor de comunicação.

4 Conforme Goulart (1996) o desejo de saber e de não saber fazem parte do mesmo processo, pode possuir muitos significados: pode comunicar conquistas, retrocessos, autonomia, dependência, sucessos e insucessos, o erro vinculado à possibilidade de acertar.

5 Visca (1987) elaborou instrumento diagnóstico baseado em princípios interacionistas, construtivistas e propôs as seguintes etapas na avaliação e intervenção da psicopedagogia institucional: •A análise do contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura do sintoma •A explicação das causas que estão engendrando o sintoma; •A explicação da origem dessas causas; •A análise do fenômeno (dificuldade de aprendizagem) •Levantamento de hipóteses •Sugestões de intervenções e atividades.

6 Observar trata-se então, de perceber com atenção os aspectos físicos e fenomenológicos para a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto com a situação estudada, procurando depois (análise) compreender os fenômenos observados segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo (Godoy, 1995, p.58).

7 Avaliação - ato ou efeito de se atribuir valor
Avaliação - ato ou efeito de se atribuir valor. “Avaliar significa julgar ou atribuir um conceito diante de expectativas preestabelecidas” (Catelli, 1999).

8 O institucional diz respeito ao espaço escolar
O institucional diz respeito ao espaço escolar. Considerando-se o recorte adotado, entende-se a instituição escolar como um produto típico da modernidade. Desta forma, "a instituição escolar emerge na História como necessidade da formação do ser social construtor do pacto social burguês - o específico da escola deve ser buscado na sua origem histórica na modernidade" (Ferretti, 2005, p.110).

9 O psicopedagogo é um professor de um tipo especial, que realiza a sua tarefa de pedagogo sem perder de vista os propósitos terapêuticos da sua ação. O trabalho psicopedagógico atua não só no interior do aluno ao sensibilizar para a construção do conhecimento, mas leva em consideração os desejos dos alunos

10 Sua atuação A Psicopedagogia vem atuando com muito sucesso nas diversas Instituições, sejam escolas, hospitais e empresas. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças, também psicoprofilaticamente. A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.

11 O trabalho do psicopedagogo se dá numa situação de relação entre pessoas. Não é uma relação qualquer, mas um encontro entre educador e educando, em que o psicopedagogo precisa assumir sua função de educador, numa postura que se traduz em interesse pessoal e humano, que permite o desabrochar das energias criadoras, trazendo de dentro do educando capacidades e possibilidades muitas vezes desconhecidas dele mesmo e incentivando-o a procurar seu próprio caminho e a caminhar com seus próprios pés

12 O objetivo do psicopedagogo é o de conduzir a criança ou adolescente, o adulto ou a Instituição a reinserir-se, numa escolaridade normal e saudável, de acordo com as possibilidades e interesses dela.


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