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2.ª Conferência Nacional Sobre o SINAQES

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Apresentação em tema: "2.ª Conferência Nacional Sobre o SINAQES"— Transcrição da apresentação:

1 2.ª Conferência Nacional Sobre o SINAQES
O Papel dos Empregadores na Promoção da Qualidade do Ensino Superior em Moçambique - O Contributo do BCI - Paulo Sousa BCI Maputo, Novembro 2016 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

2 O Banco Comercial e de Investimentos S.A.
Fundado em 1996, o BCI é simultaneamente um Banco jovem e experiente. Missão Contribuir activamente para o desenvolvimento económico e social de Moçambique, criando valor e gerando satisfação para os nossos Clientes, Accionistas, Colaboradores, Parceiros e Comunidade em geral, de modo socialmente responsável e sustentável. Visão Queremos ser um Banco de cultura moçambicana e uma referência para o sistema financeiro no espaço da África Subsariana, ao nível da aplicação das melhores práticas, da competitividade, da inovação e da qualidade de serviço, visando alcançar a liderança do mercado nacional.

3 Tópicos Enquadramento Noção de Qualidade Noção de Empregabilidade
Ensino Superior Vs Empregabilidade Os Empregadores e as Instituições de Ensino Superior Desafios das IES Oportunidades de Cooperação O Contributo do BCI Indicadores 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

4 ENQUADRAMENTO “Ao diplomado não basta apenas dispor de um diploma, é necessário que a formação obtida seja relevante. E, às Instituições de Ensino Superior, não basta serem de bom nível científico. A empregabilidade e o desenvolvimento de competências são hoje temas recorrentes, embora nem sempre concensuais” Fonte: Lima, C. M. P; Lima, K. K; Conforti & Romão G. Relação de Cooperação das Instituições de Ensino Superior e Empresas 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

5 ENQUADRAMENTO Noção de Qualidade
Medida de Valor Medida de Reconhecimento, distinção e vantagem competitiva face aos concorrentes z Factor de Satisfação e fidelização dos Clientes Na óptica dos Empregadores.... ... o indicador mor de qualidade do Ensino Superior é a empregabilidade dos graduados. A avaliação da qualidade das IES deve apontar para o modo ( ou o potencial) como os seus graduados acedem, permanecem e progridem no mercado de trabalho! Fonte: Cardoso, L. L.; Varanda, M; Madruga P; Escária & Ferreira V. (2012). Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal

6 ENQUADRAMENTO Noção de Empregabilidade
Individual Institucional A potencial capacidade de os graduados se inserirem no mercado de trabalho por via do reconhecimento das suas valências intrínsecas A potencial capacidade de uma IES atrair emprego para os seus graduados em função da sua reputação e do valor da sua formação Empregabilidade Contextual A potencial capacidade de alinhamento entre os curricula das IES e as necessidades reais do sector produtivo Fonte: Cardoso, L. L.; Varanda, M; Madruga P; Escária & Ferreira V. (2012). Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal

7 ENQUADRAMENTO Ensino Superior vs Empregabilidade
Cada vez mais graduados! Todavia um número limitado de oportunidades no mercado de trabalho NÚMERO DE POSTOS DE TRABALHO GERADOS ANUALMENTE … GRADUADOS DO ENSINO UNIVERSITÁRIO EM 2015 – 14,5 Mil 13 Mil em 2014 POPULAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM 2015 – Mil 53 Mil novos ingressos POPULAÇÃO JOVEM ECONOMICAMENTE ACTIVA – 8,6 Milhões POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ACTIVA – 13, 4 Milhões POPULAÇÃO – 25, 7 Milhões Fonte: Anuário Estatístico 2015 (INE)

8 Tópicos Enquadramento Noção de Qualidade Noção de Empregabilidade
Ensino Superior Vs Empregabilidade Os Empregadores e as Instituições de Ensino Superior Desafios das IES Oportunidades de Cooperação O Contributo do BCI Indicadores 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

9 OS EMPREGADORES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
“A cooperação entre a academia e o sector empresarial deve ser um «caminho de mão dupla» onde a academia beneficia do conhecimento prático das empresas oferecidas como um campo de estágio e de desenvolvimento de pesquisa. As empresas beneficiam com a capacitação de seus recursos humanos, constituição de projectos que atendam às suas especificidades, da produção de novos saberes e processos que possam potencializar a busca de excelência tanto das empresas como das IES” Fonte: Lima, C. M. P; Lima, K. K; Conforti & Romão G. Relação de Cooperação das Instituições de Ensino Superior e Empresas 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

10 Diversidade Organizacional
OS EMPREGADORES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Os Desafios das IES ... que afectam a qualidade do ensino e sobre os quais o sector empresarial pode ser um parceiro estratégico! Diversidade Organizacional Financiamento Internacionalização Cada sector e empresa tem as suas especificidades. As IES devem promover acções de cooperação com o sector produtivo de modo a compreender tais necessidades Os governos, que tradicionalmente suportam a acção do ensino superior, tem cada vez menos capacidade financeira para suprir as crescentes necessidades de financiamento da actividade das IES O sector empresarial actua num contexto cada vez mais global e, em consequência, as empresas demandam necessidades de conhecimento e suporte técnico que lhes permitam competir de forma efectiva nesse quadro Fonte: Lourenço R. & Mano M (2014). Os Stakeholders e as Instituições de Ensino Superior

11 OS EMPREGADORES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Oportunidades de Cooperação
A cooperação a este nível materializa- se através da colocação dos graduados no mercado por via da concessão de oportunidades de emprego ou estágios profissionais O potencial de colocação de graduados no mercado constitui uma medida de valor determinante para as IES Para as empresas, a contratação de candidatos recém graduados permite obter mão de obra qualificada a custo consideravelmente mais competitivo Empregabilidade Financiamento Formação e Certificação de RHs Partilha de Informação e Conhecimento Investigação e Desenvolvimento Fonte: Cardoso, L. L.; Varanda, M; Madruga P; Escária & Ferreira V. (2012). Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal

12 OS EMPREGADORES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Oportunidades de Cooperação
A cooperação a este nível materializa- se através da colocação dos graduados no mercado por via da concessão de oportunidades de emprego ou estágios profissionais O potencial de colocação de graduados no mercado constitui uma medida de valor determinante para as IES Para as empresas, a contratação de candidatos recém graduados permite obter mão de obra qualificada a custo consideravelmente mais competitivo Empregabilidade Financiamento Formação e Certificação de RHs Partilha de Informação e Conhecimento Investigação e Desenvolvimento Fonte: Cardoso, L. L.; Varanda, M; Madruga P; Escária & Ferreira V. (2012). Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal

13 OS EMPREGADORES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Oportunidades de Cooperação
Não necessariamente a canalização directa de fundos mas, por exemplo: Financiamento a estudantes, a título de Bolsas de Estudo Patrocínio / associação em eventos e actividades de promoção das IES Apetrechamento de Laboratórios das IES (ou utilização de instalações e equipamentos das empresas por parte das IES) Empregabilidade Financiamento Formação e Certificação de RHs Partilha de Informação e Conhecimento Investigação e Desenvolvimento Fonte: Cardoso, L. L.; Varanda, M; Madruga P; Escária & Ferreira V. (2012). Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal

14 Partilha de Informação e Conhecimento Investigação e Desenvolvimento
OS EMPREGADORES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Oportunidades de Cooperação A cooperação pode permitir aos empregadores beneficiar de iniciativas de formação, certificação e/ou acreditação dos seus quadros a custos mais competitivos Empregabilidade Financiamento Formação Partilha de Informação e Conhecimento Investigação e Desenvolvimento Fonte: Cardoso, L. L.; Varanda, M; Madruga P; Escária & Ferreira V. (2012). Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal

15 Partilha de Informação e Conhecimento Investigação e Desenvolvimento
OS EMPREGADORES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Oportunidades de Cooperação As empresas podem constituir um espaço para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e investigação para os estudantes Ao mesmo tempo os docentes e investigadores das IES podem encontrar nas empresas um espaço para buscarem conhecimento e competências práticas para o seu desenvolvimento e complemento do saber científico Empregabilidade Financiamento Formação Partilha de Informação e Conhecimento Investigação e Desenvolvimento

16 Partilha de Informação e Conhecimento Investigação e Desenvolvimento
OS EMPREGADORES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Oportunidades de Cooperação Os resultados das actividades de Investigação e Inovação nas IES podem encontrar nas empresas um espaço privilegiado para a sua aplicação comercial, com ganhos financeiros para as partes Empregabilidade Financiamento Formação Partilha de Informação e Conhecimento Investigação e Desenvolvimento

17 Tópicos Enquadramento Noção de Qualidade Noção de Empregabilidade
Ensino Superior Vs Empregabilidade Os Empregadores e as Instituições de Ensino Superior Desafios das IES Oportunidades de Cooperação O Contributo do BCI Indicadores 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

18 O CONTRIBUTO DO BCI Indicadores
Distribuição etária Antiguidade Os indicadores de composição etária e da antiguidade de colaboradores revelam uma massa de trabalhadores predominantemente jovem e em fase de crescimento profissional, reflectindo a aposta numa camada etária nova e disponível para os desafios de um mercado exigente e de natureza dinâmica. Com efeito: mais de 80% do quadro de colaboradores tem idade até 35 anos 58% do quadro tem até 4 anos de antiguidade no Banco 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

19 O CONTRIBUTO DO BCI Indicadores
Mais de 40% dos colaboradores com habilitações académicas de nível superior. A grande maioria (57%) dos colaboradores continua a ser representada por aqueles que concluíram o nível médio de escolaridade. Nível Académico 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

20 O CONTRIBUTO DO BCI Indicadores
Admitidos Estágios concedidos Estagiários integrados Mais de novos colaboradores admitidos nos últimos 3 anos, na sua maioria jovens graduados ou com frequência universitária. 128 Estágios concedidos a finalistas ou graduados das IES. Mais de metade integram hoje o quadro de colaboradores efectivos do Banco. 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

21 O CONTRIBUTO DO BCI Indicadores
198 Colaboradores com bolsas de estudo patrocinadas pelo BCI para frequência do ensino superior 60 Colaboradores do BCI, beneficiários de um Programa de Pós Graduação em Gestão Bancária, em regime “exclusivo” 4 Jovens moçambicanos beneficiários de bolsas de estudo no etrangeiro, patrocinadas pelo BCI 8 Instituições de Ensino Superior com acordos de parceria com o BCI para concessão de estágios profissionais 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro

22 Khanimambo! Obrigado! 1.ª Conferência da Juventude Bancária | Outubro


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