Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Região Sudeste
3
Estados que compõem: São Paulo Rio de Janeiro Espirito Santo
Minas Gerais
5
São Paulo Terra dos Petiscos bolinho de bacalhau sanduiche de pernil
bauru, coxinha, pastel de feira com caldo de cana. sanduíche de mortadela, bolinho de bacalhau sanduiche de pernil pastel de bacalhau
6
VIRADO PAULISTA Tradicional prato da gastronomia paulistana, o Virado à Paulista é composto por uma mistura de arroz e tutu de feijão (massa de feijão com farinha de mandioca), bisteca de porco, linguiça, torresmo ou bacon frito, couve, ovo frito e banana à milanesa
7
CUZCUZ PAULISTA A receita é bem variada, podendo levar carne, peixe ou frango, legumes e outros quitutes. Porém, a base é quase sempre a mesma: massa de milho feita com sêmola moída e cozida no vapor.
8
BAURU O lanche, que leva o nome de uma das cidades do interior de São Paulo, também é super tradicional . A receita original de seu criador, Casimiro Pinto Neto, é composta por pão francês com rosbife, fatias de tomate, picles e queijo muçarela derretido, condimentado com orégano e sal.
9
Mercado Municipal de São Paulo
O Mercadão fica na Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II
10
SANDUICHE DE MORTADELA
Além de ser uma delícia, o sanduíche de mortadela é considerado um dos atrativos turísticos da cidade de São Paulo.
11
São Paulo Quando o assunto é gastronomia, a cidade de São Paulo atende a todos os gostos: desde o mais simples ao mais requintado, e até mesmo ao mais inusitado. Devido a essa grande diversidade no ramo alimentício é que desde 1997 a cidade da garoa é considerada a "Capital Mundial da Gastronomia" – o título foi concebido durante a 10ª edição do CIHAT - Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo.
12
Receitas Paulistanas Afogado Azul Marinho Caldeirada Lombo com farofa
Tutu de feijão Polenta Bala de Café Cuzcuz Bolo de São João Bom bocado de coco Broinha de fubá Coroa-de-noiva Goiabada cascão Pastéis de angu Pau á pique Virado Paulista
13
Gastronomia Italiana A cozinha italiana, famosa pelas saborosas massas de diferentes tipos, pelos peixes e frutos do mar e pelo pão e o azeite, está presente em muitas regiões da cidade de São Paulo. Um dos bairros mais tradicionais é o Bixiga, que reúne uma grande variedade de cantinas, cuja especialidade é a boa e velha macarronada e as melhores pizzas do mundo.
14
Mercado Eataly - SP Três andares de produtos de 1º qualidade italianos
No conceito slow food. Sete restaurantes, casas de queijos, massas, café expresso, pizzaria de Napoli
15
Vila Madalena – Feirinha Gastronômica
Av Marquês de São Vicente, Jardim das Perdizes, São Paulo - SP Sábado e Domingo das 12h às 20h Rua Agostinho Cantu, 47 - Butantã , São Paulo - SP Domingo das 12h - 20h
16
Gastronomia Portuguesa
Extremamente saborosa e marcante, esse tipo de cozinha tem como base especiarias como pimenta, nóz moscada, canela, caril, entre outras. Um dos pratos típicos é o famoso bacalhau, que pode ser servido em diferentes estilos
17
Pratos portugueses Bacalhau da Madeira, assado com batata, alcachofra, brócolis, tomate, pimentão e azeitona. Entrada a tradicional alheira - espécie de linguiça à base de três tipos de carne e pão temperados. Como prato principal, a dica é o bacalhau à espanhola, que vem em lascas acompanhado de batata, cebola, pimentão, grão de bico, tomate no forno e arroz. Pastel recheado com bacalhau, Bacalhau ao forno Bacalhau gomes de sá (lascas salteadas na frigideira com ovo, cebola e batata). Lula salteada com batata e leve toque de limão.
18
Bacalhau gomes de sá (lascas salteadas na frigideira com ovo, cebola e batata). Lula salteada com batata e leve toque de limão Lula à Servilhana, lula empanada com molho Bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro, acompanhado de brócolis e tomate. Pratos clássicos como o camarão com lâminas de alho, azeite e lascas de bacalhau e o bacalhau nunca chega (bacalhau desfiado, azeitonas pretas e presuntos) À Moda Antiga, com lascas ao molho vermelho, favas portuguesas e pimentões sortidos.
19
Gastronomia Japonesa A gastronomia japonesa também está presente na cidade de São Paulo, no bairro da Liberdade. Esse tipo de culinária oferece quitutes cujas cores, aromas e sabores compõem uma verdadeira arte sobre pratos. Além disso, os alimentos são extremamente benéficos à saúde. O preparo dos alimentos levam pouca ou nenhuma gordura saturada, o que torna os pratos mais leves.
20
Feirinha da Liberdade O nome oficial é Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Praça da Liberdade, mas ela é mais conhecida simplesmente como Feirinha da Liberdade. O evento acontece todos os sábados e domingos, das 9h às 18h, e reúne duas atrações de São Paulo em um único lugar: as tradicionais feiras de rua e a culinária trazida pelos imigrantes japoneses e chineses que se estabeleceram na cidade a partir do começo do século 20. A feira acontece desde 1975 na Liberdade, bairro que foi transformado pelos imigrantes em um pedaço do Extremo Oriente na capital paulista.
21
Vendem takoyaki e ebiyaki, bolinhos japoneses recheados de polvo e camarão. o macarrãovem em duas versões: o tradicional yakissoba e o yakibifum, massa japonesa fininha à base de arroz. Frango xadrez e yakimeshi, risoto chinês com ovo e presunto. Outros petiscos como okonomiyaki (espécie de pizza japonesa), guioza (pastelzinho recheado de carne e vegetais), tempurá (vegetais e frutos do mar empanados) e baozi (pão recheado com vegetais e carne cozido no vapor). Os pratos mais famosos do Japão, sushi e sashimi até aparecem por lá, mas não atraem tantos aficionados.
22
Os amantes do Oriente podem saborear opções mais exóticas como o anko – doce feito a partir de feijão azuki envolto por duas pequenas panquecas e o sorvete frito
23
Gastronomia Árabe A culinária árabe, advinda do oriente, também é bastante popular em São Paulo. Para quem aprecia boas esfihas, saborosos charutinhos de folha de uva e ou até mesmo as pastas feitas com grão-de-bico, a cidade da garoa oferece diversas opções de restaurantes focados na cozinha das Arábias.
24
o Maqluba, conhecido como paella árabe, composto por cordeiro, vegetais, arroz, grão-de-bico e iogurte fresco Kebab de cordeiro, quibe cru os tradicionais pães manoushe e saj estão entre os favoritos. os sanduíches de saj, em especial o de zaatar com queijo. Para beber, Arak, cachaça libanesa feita com anis. Michui de peixe à tartur, pintado assado na brasa com molho de gergelim, alho e limão Sesame Chicken, frango ao molho de gergelim e arroz com macarrão. Charutinhos de uva, esfihas fechadas de carne e trio de pastas
25
Cozinha árabe contemporânea
Fatti de Galinha, composto por camadas de pão sírio, galinha desfiada, coalhada fresca, grão-de-bico salpicado com snoubar e grãos de romã Estrela Baruk (arroz sírio, minialmôndegas de kafta e grãos de romã), o quibe cru de ervilha
26
Gastronomia Chinesa Faz sucesso em São Paulo. A cor, o aroma, o sabor e a forma como os ingredientes são cortados são fortes características dessa culinária, que é rica na diversificação de legumes.
27
A culinária chinesa – ou uma adaptação dela para o paladar ocidental – é difundida pelo mundo inteiro, tem como característica forte o contraste de cores, aromas e sabores de cada prato. É comum a mistura de pratos doces com salgados, sabores agridoces e picantes, quentes e frios, entre outras combinações. A culinária da parte norte da China se caracteriza principalmente pela importância das massas e frituras: talharim, pastéis, bolinhos de carne, etc. E a região sul possui um cardápio muito variado. Além disso, não é novidade a presença exótica, para os padrões ocidentais, de iguarias como barbatanas de tubarão, carne de cachorro, cobras, escorpiões e gafanhotos.
28
Zong Zi Um prato tradicional que consiste basicamente em arroz. Mas não é um simples arroz, é feito numa textura mais pastosa (facilitando o uso dos pauzinhos) e é cozinho envolto em folhas de cana, geralmente leva temperos como molho de soja, óleo de pimenta, gengibre e óleo de amendoim
29
Castanhas, folhados de vegetais e pernil, rolinhos de pato, frango, vegetais e tofu
30
Ovo de “mil anos Um ovo, geralmente de pato, conservado numa mistura de palha, cal, sal e outros aditivos que vão dar a ele esta aparência e textura peculiar
31
Dan Dan Mian Prato típico da província de Sichuan, no sul da China. Conta-se que a receita do prato foi criada em 1841 por um vendedor ambulante chaado Chen Baobao. Para ganhar a vida, ele carregava no ombro os macarrões à vara pau todos os dias e gritava pela clientela na rua. Devido ao sabor delicioso e ao preço baixo, o prato ficou popular.
32
Pato de pequim Também conhecido como “pato laqueado” no Brasil, é uma receita muito antiga, servida nas cortes imperiais da China, feita com patos criados especialmente para a preparação deste prato, temperados com molhos específicos, assados em fornos especiais e servidos com crepes muito finos, depois da carne ser cuidadosamente fatiada.
33
Gua-Bao Um pãozinho chinês com massa branquinha e fofa, geralmente recheado com carne de porco.
34
Rio de Janeiro As comidas cariocas têm forte influência da culinária portuguesa, mas foram adaptadas para os ingredientes do Rio de Janeiro. Tradicionalmente a culinária carioca é à base de bacalhau com bastante azeite, heranças lusitanas. Mas alguns outros pratos mais comuns como a rabada, bidê de fígado, sardinhas fritas e língua são também parte da comida típica carioca. Além é claro da feijoada. A feijoada carioca é muito procurada e servida com couve crua picada bem fininha e fatias de laranja.
35
Filé à Osvaldo Aranha Mais genuinamente carioca que esse prato não existe! Mas o criador é, na realidade, gaúcho. Oswaldo Aranha era um político que sempre pedia o mesmo prato nos restaurantes em que parava: um filé temperado com alho, acompanhado de farofa, arroz branco e batatas portuguesas. Entrou no cardápio do Cosmopolita, famoso restaurante da Lapa.
36
A feijoada consiste na mistura de feijão preto cozido com pedaços da carne de porco. O caldo se incorpora às orelhas, rabo, pés, focinho, entre outras partes, e se completa com acompanhamentos, que geralmente são o arroz branco, farofa (a de farinha de mandioca é bastante comum), laranja fatiada, couve refogada ou crua e molho de pimenta.
37
Bolinho de feijoada (Petisco) A partir disso, o bolinho foi criado: a massa é feita com feijoada batida e farinha de mandioca e polvilho e o recheio é composto de cubos de bacon com couve. Ele deve ser frito ainda congelado para ficar crocante e para manter a couve verde e fresca. No bar, é servido com fatias de laranja e torresmos.
38
Bolinho de Bacalhau (Petisco) Não existe uma receita específica para a preparação do bolinho, desde que ele fique macio por dentro e crocante por fora. Esse é o segredo para ter um quitute amado por qualquer pessoa. Os formatos e versões variam de acordo com o cozinheiro, mas a base continua a mesma: bacalhau desfiado, batata amassada e tempero (cebola, cebolinha, azeitona, entre outros).
39
Bacalhau á Gomes de Sá (Culinária Portuguesa)
A inovação, que fez sua iguaria tão apreciada, estava na forma de tratar as lascas: elas deveriam ser marinadas, para ficarem bem macias, no leite, por cerca de duas horas, e cozinhadas com azeite, alho e cebola. O truque final é colocar azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos para acompanhar o bacalhau.
40
CHÁ MATE E BICOITO DE POLVILHO
O mate é uma erva utilizada desde antes da colonização portuguesa no Brasil e tornou-se popular por meio da sua transformação em chá, quente ou gelado. Os cariocas tomaram gosto pela bebida e são um dos maiores consumidores do produto no Brasil. Desde os anos 50, a venda do mate gelado é uma tradição nas praias junto com o biscoito de polvilho doce e salgado .O mate também esteve presente na estreia do Maracanã e, desde então, é comercializado nos estádios
41
Outras comidas cariocas
Bife, arroz, batata frita Picadinho carioca (banana á milanesa) Caldo verde Frango assado de padaria Aipim frito e bolinho de aipim Sopa Leão Veloso (sopa de frutos do mar) Rabada e Lingua Camarão com chuchu Empadinhas da Confeitaria Colombo Iscas de fígado Sardinhas fritas Rabanada Bolinho Mãe Benta Toucinho do céu Batida de Limão (caipirinha) Casas de suco
42
Cozinha do Espirito Santo
A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba, produto de muitas influências dos habitantes locais como portugueses, africanos e povos do norte da Europa. Dos italianos, os que exerceram maior influência, temos o anholini, o tortei, a sopa pavese ( caldo temperado, pão, ovo estrelado e queijo parmesão ralado), o risoto e a polenta. Mineiros e baianos também trouxeram de suas terras pratos típicos, como o péla-égua (canjiquinha com costeleta de porco) e o vatapá
43
Pratos tipicos Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri (carne de siri e farinha de mandioca) e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. O nome "moqueca" designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar e, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de coco. Uso também de banana da terra influencia indigena.
44
Torta Capixaba Preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. Prato tradicional durante a Semana Santa em todas as casas capixabas Sururu(molusco)
45
Panelas de barro As panelas de barro constituem o principal elemento cultural na elaboração de pratos típicos da culinária capixaba. A moqueca capixaba, a moqueca de garoupa salgada com banana-da-terra e a torta capixaba têm de ser feitas em panela de barro, para serem autênticas.
46
Torta capixaba Moqueca capixaba
47
Cozinha Mineira
48
Minas Gerais Em Minas Gerais, famosa pela denominada cozinha mineira, os pratos regionais incluem milho, carne de porco, queijo minas, requeijão, o pão de queijo, o feijão tropeiro, angu, o tutu à mineira, elaborado a partir uma pasta de feijão cozido misturado com a farinha de mandioca, guarnecido com ovos cozidos ou fritos, e linguiça frita. Além das quitandas, que são biscoitos a base de polvilho, sequilhos, roscas, e doces à base de laranja-da-terra, abóbora e mamão. Típico de Minas Gerais é a utilização das panelas feitas de pedra-sabão.
49
Panela de Pedra Sabão
50
Caracteristicas A carne de porco é muito presente, sendo famosos o tutu com lombo de porco, a costelinha de porco e o leitão à pururuca. Também são apreciados a vaca atolada, o feijão tropeiro com torresmo, a canjiquinha com carne (de boi ou porco), linguiça e couve, o frango ao molho pardo com angu de fubá, o frango com quiabo ensopado e arroz com pequi. São famosos os doces mineiros, especialmente o doce de leite, a goiabada e a paçoca O pão de queijo, os queijos (e seu modo artesanal de preparo) , requeijão e queijo minas são referência da culinária mineira e o café . O uso da mandioca e do milho Em seus pratos reflete a culinária indigena.
51
Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), do latim "rogai por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas,. Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis. Sendo conhecido também como Lobrobô ou Lobrobó.
52
Refogado de Ora-pro-nobis
Ingredientes: Folhas de Ora-pro-nobis Azeite Alho Cebola Sal Pimenta Modo de preparo: Arranque as folhas com cuidado do pé, pois tem muitos espinhos. Lave as folhas. Coloque azeite, alho e cebola e refogue na panela. Tampe a panela, coloque um pinguinho de água, espere murchar. Coloque um pouquinho de sal, e se quiser pimenta. Este refogado pode acompanhar frango com quiabo, polenta...etc...Pode colocar algumas folhas no feijão, na carne, na costelinha
54
Pratos típicos Bambá de couve (fubá, couve, paio) Canjiquinha (Xerém)
Feijão de tropeiro Lombo á Chico Mineiro com farofa Suã com arroz Torresmo Tutu de feijão Vaca atolada Frango com quiabo e angu Doces Ambrosia Biscoito de polvilho Bolo de fubá Broa de Fubá Doce de leite seco Torta Mineira
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.