A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA Objetivos: Explicar os conceitos que estruturaram as conceções de ser humano em Rogers e Piaget. Reconhecer as grandes dicotomias relacionadas com a explicação do comportamento humano em Rogers e Piaget. → CONCEITOS ESTRUTURANTES E GRANDES DICOTOMIAS NA EXPLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO (ROGERS E PIAGET)

2 Carl Rogers CARL ROGERS ( ) PSICÓLOGO E PSICOTERAPEUTA NORTE- AMERICANO. OS SEUS TRABALHOS ENFATIZAM A PESSOA E BASEIAM-SE, SOBRETUDO, NA SUA EXPERIÊNCIA CLÍNICA. CRIOU A TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE. DESTACA-SE COMO PIONEIRO NO DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HUMANISTA. Quem foi Carl Rogers?

3 Processos mentais conscientes
Carl Rogers humanista Psicologia O objetivo teórico foi a humanização da psicologia e a criação de uma alternativa ao behaviorismo e à psicanálise Objeto de estudo Processos mentais conscientes Método Clínico Qual o objetivo teórico da psicologia para Rogers? Qual o objeto de estudo da psicologia para Rogers? Qual o método eleito para Rogers?

4 Carl Rogers Inovei a conceção de intervenção psicológica e contrariei a visão pouco humanizante da psicologia. Defendi a importância do livre-arbítrio. O que diria Roger sobre o seu papel na história da psicologia científica?

5 Jean Piaget JEAN PIAGET ( ) PSICÓLOGO SUÍÇO. CONSIDERADO UM DOS PENSADORES MAIS INFLUENTES DO SÉCULO XX, FICOU FUNDAMENTALMENTE CONHECIDO PELOS SEUS TRABALHOS NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA INFANTIL, ÁREA EM QUE FOI PIONEIRO. Quem foi Jean Piaget?

6 Observação naturalista
Jean Piaget Interacionismo O objetivo teórico foi desenvolver uma teoria do desenvolvimento cognitivo Objeto de estudo Inteligência Método Observação naturalista Qual o objetivo teórico da psicologia para Piaget? Qual o objeto de estudo da psicologia para Piaget? Qual o método eleito por Piaget?

7 Desenvolvimento cognitivo
Objeto de conhecimento Assimilação Incorporação de um elemento do meio exterior nos esquemas do sujeito. O sujeito age no sentido de se apropriar do objeto. Acomodação Transformação dos esquemas ou estruturas do sujeito em função do elemento exterior. O sujeito age no sentido de se transformar. Adaptação Equilibração Equilíbrio entre assimilação e acomodação Que mecanismos estão implicados no desenvolvimento cognitivo? Em que consiste a assimilação? Qual o papel da acomodação? O que são adaptação e equilibração?

8 Desenvolvimento cognitivo
Estádio sensório-motor Estádio pré-operatório Estádio das operações concretas Estádio das operações formais Quantos estádios compreende a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget? Quais são sequencialmente os estádios incluídos na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget?

9 Desenvolvimento Cognitivo
ESTÁDIO SENSÓRIO-MOTOR (DO NASCIMENTO ATÉ AOS 2 ANOS) OCORRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA AÇÃO REFLEXA E INSTINTIVA PARA UMA FUNÇÃO SIMBÓLICA. NESTE PERÍODO, A CRIANÇA CONSTRÓI E PERCEBE O MUNDO PELA COORDENAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS E AÇÕES FÍSICAS. OBJETO PERMANENTE: A CRIANÇA COMPREENDE QUE OS OBJETOS EXISTEM AINDA QUE NÃO OS VEJA. Como se caracteriza o estádio sensório-motor? Qual a principal aquisição deste estádio?

10 Desenvolvimento Cognitivo
ESTÁDIO PRÉ-OPERATÓRIO (DOS 2 AOS 7 ANOS) A CRIANÇA COMEÇA A REPRESENTAR O MUNDO COM AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS E IMAGENS DEMONSTRANDO O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE SIMBÓLICA E INDO ALÉM DAS PISTAS FORNECIDAS PELAS LIGAÇÕES SENSORIAIS E FÍSICAS. PENSAMENTO SIMBÓLICO: A CRIANÇA USA SÍMBOLOS E ADQUIRE NOÇÃO DE CAUSALIDADE. Como se caracteriza o estádio pré-operatório? Qual a principal aquisição deste estádio?

11 Desenvolvimento Cognitivo
ESTÁDIO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS (DOS 7 AOS 11 ANOS) A CRIANÇA APRESENTA UM PENSAMENTO LÓGICO A RESPEITO DOS ACONTECIMENTOS CONCRETOS E CONSEGUE CLASSIFICAR OBJETOS EM DIFERENTES CATEGORIAS. CONSERVAÇÃO: A CRIANÇA É CAPAZ DE COMPREENDER QUE DOIS OBJETOS QUE SÃO IGUAIS NUMA DETERMINADA MEDIDA CONTINUAM A SÊ-LO APESAR DE EXISTIREM ALTERAÇÕES A NÍVEL PERCETIVO. Como se caracteriza o estádio das operações concretas? Qual a principal aquisição deste estádio?

12 Desenvolvimento Cognitivo
ESTÁDIO DAS OPERAÇÕES FORMAIS (DOS 11 AOS 15 ANOS) O ADOLESCENTE MANIFESTA UM PENSAMENTO MAIS LÓGICO, MAIS ABSTRATO E MAIS IDEALISTA. PENSAMENTO ABSTRATO: O ADOLESCENTE É CAPAZ DE PENSAR COM BASE EM HIPÓTESES. Como se caracteriza o estádio das operações formais? Qual a principal aquisição deste estádio?

13 Jean Piaget A inteligência, enquanto instrumento de adaptação, pressupõe uma visão do ser humano que valoriza o seu papel ativo e autorregulador. O que diria Piaget sobre o seu papel na história da psicologia científica?

14 Bibliografia AAVV. (2010). Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artes Médicas. AAVV. (2012). The Psychology Book. Londres: DK Publishing. CAPARRÓS, A. (2005). História da Psicologia. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. GAZZANIGA, M. e HEATHERTHON, T. (2005). Ciência Psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas. SCHULTZ, D. e SCHULTZ, S. (2006). História da Psicologia Moderna. São Paulo: Thomson Learning.


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google