A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Multimédia #17 Tema II | EU Capítulo 4 | A mente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Multimédia #17 Tema II | EU Capítulo 4 | A mente"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Multimédia #17 Tema II | EU Capítulo 4 | A mente
Objetivos: Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Analisar a mente como um sistema de construção do mundo. Analisar a identidade como fator distintivo dos seres humanos. → A mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos → A mente como um sistema de construção do mundo → A identidade como fator distintivo entre os seres humanos

2 Mente Como funciona a mente humana?

3 mente A mente engloba todos os fenómenos intelectuais e psicológicos. Nela Os processos mentais funcionam como um todo que nos permite conhecer, sentir e agir sobre o mundo em que se desenrola e se constrói a nossa existência pessoal. MENTE COGNIÇÃO CONHECER “O QUÊ?” EMOÇÃO SENTIR “COMO?” MOTIVAÇÃO AGIR “PORQUÊ?” Que processos mentais contribuem para tornar o ser humano único? Como funciona a mente humana?

4 pensamento O que é o pensamento?

5 pensamento Uma das principais atividades da mente é pensar, isto é, manipular ideias, imagens e representações mentais que resultam dos processos cognitivos, emocionais e conativos. Na medida em que o pensamento envolve a construção de significados, pensar é um ato simbólico que inclui imaginar, lembrar, resolver problemas, entre outros processos. O que significa pensar?

6 pensamento Para pensarmos recorremos fundamentalmente a conceitos, isto é a representações mentais de objetos, ideias, eventos ou pessoas similares. os conceitos organizam-se em redes através de categorias, estabelecendo relações entre si. CATEGORIA SUPERIOR ANIMAL CATEGORIA BÁSICA CÃO CATEGORIA INFERIOR PASTOR ALEMÃO Como pensamos? Como se relacionam hierarquicamente as categorias de conceitos?

7 pensamento Nestas relações, há diferenças entre categorias inferiores, básicas e superiores. OS CONCEITOS E CATEGORIAS DOTAM O PENSAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E VELOCIDADE. CATEGORIA SUPERIOR ANIMAL CATEGORIA BÁSICA CÃO CATEGORIA INFERIOR PASTOR ALEMÃO Qual a importância dos conceitos e categorias no pensamento?

8 resolução de problemas
Em que consiste a resolução de problemas?

9 resolução de problemas
Uma das principais qualidades associadas a um bom pensador diz respeito à sua capacidade de resolução de problemas. Para resolvermos um problema percorremos normalmente uma sequência de seis passos: 1 IDENTIFICAMOS O PROBLEMA 2 REPRESENTAMOS O PROBLEMA 3 PLANEAMOS UMA SOLUÇÃO 4 IMPLEMENTAMOS O PLANO 5 AVALIAMOS O PLANO 6 AVALIAMOS A SOLUÇÃO Para além da velocidade e da organização, que outra qualidade se associa a um bom pensador? Quais as etapas que frequentemente seguimos para resolver um problema?

10 resolução de problemas
QUE TIPOS DE PROBLEMAS EXISTEM? A QUE TIPOS DE ESTRATÉGIAS RECORREMOS PARA OS RESOLVER? A QUE TIPOS DE PENSAMENTO ASSOCIAMOS ESTAS ESTRATÉGIAS? MUITO ESTRUTURADOS Ex. Quebra-cabeças POUCO ESTRUTURADOS Ex. Dilemas morais ALGORITMO (EX. FÓRMULAS E PROCEDIMENTOS) Garante uma solução para o problema, mas nem sempre do modo mais eficiente HEURÍSTICA (EX. ANALOGIAS) Fornece uma resposta eficiente, mas não garante uma solução para o problema Que tipo de problemas existem? A que tipos de estratégias recorremos para os resolver? A que tipos de pensamento associamos estas estratégias? CONVEGENTE Reduz o número de opções à única correta e produz respostas baseadas na dedução lógica. DIVERGENTE Aumenta o número de alternativas e soluções e gera respostas atípicas e inovadoras

11 resolução de problemas
Karl duncker criou o problema da vela, um desafio que implica o uso de estratégias de inovação baseadas na heurística. A partir do problema o psicólogo defendeu a existência de um fenómeno que chamou fixidez funcional. KARL DUNCKER ( ) Que célebre experiência foi realizada por Karl Duncker?

12 resolução de problemas
Segundo o psicólogo a maioria de nós não consegue pensar em funções alternativas às habitualmente associadas aos objetos e por isso não consegue resolver o desafio. KARL DUNCKER ( ) O que concluiu o psicólogo a partir do desafio ou problema da vela?

13 resolução de problemas
Para além da fixidez funcional, outros obstáculos à resolução de problemas podem passar por: usar padrões mentais desajustados ao problema. Autoimpormos limites. não termos conhecimento, interesse ou motivação para resolver o problema. PROBLEMA DA VELA Que outras dificuldades, para além da fixidez funcional, podem surgir quando tentamos resolver problemas? PARA RESOLVER O PROBLEMA E SUSPENDER A VELA ACESA É PRECISO PENSAR A CAIXA DE PIONESES COMO UMA PLATAFORMA.

14 imaginação O que é a imaginação?

15 imaginação Na medida em que consegue formar e ativar imagens mentais ou representações, o teu pensamento está intrincadamente ligado à imaginação. Em que se traduz a capacidade de imaginar?

16 imaginação É a imaginação que te permite:
produzir imagens de situações que ainda não aconteceram. formular cenários. prever resultados. decidir de acordo com o que parece mais adequado, com base nos significados atribuídos a partir de experiências anteriores. Em que se traduz a capacidade de imaginar?

17 imaginação A Imaginação pode ser reprodutora ou criadora, conjugando-se ambas na nossa capacidade de planear, decidir e prever o futuro. Que tipos de imaginação conheces? Como se distinguem? IMAGINAÇÃO REPRODUTORA OU RETROSPETIVA IMAGINAÇÃO CRIADORA OU PROSPETIVA

18 identidade Que papel desempenha a mente na construção da nossa identidade?

19 identidade A mente é adaptativa e tem um papel central na forma como pensamos, sentimos e agimos sobre nós mesmos. Neste processo vamos construindo a nossa identidade, isto é, uma noção relativamente estável e duradoura que temos sobre nós próprios e que resulta de um conjunto de características físicas e psicológicas e de uma série de afiliações e papéis sociais. O que é a identidade?

20 identidade A NOSSA IDENTIDADE vai-se construindo com o tempo, num processo dinâmico. 5 MESES Autoconhecimento Descoberta dos limites do corpo e da existência do “eu” “Eu existo” 18 MESES Autorreconhecimento Reconhecimento do “eu” em frente a um espelho “Eu sou aquele” 4 ANOS Teoria da mente Noção dos processos mentais do “eu” “Eu penso sobre mim” ADOLESCÊNCIA Identidade Consolidação do autoconceito “Eu sou eu” Como se constrói a nossa identidade?

21 identidade O autoconceito CORRESPONDE, POIS, À visão globalizante do que somos ou pensamos SER, EnvolveNDO traços de personalidade, imagem corporal, papéis sociais, qualidades e habilidades . Está DIRETAMENTE RELACIONADO COM OS SEGUINTES TRÊS CONSTRUCTOS: COMO ME DESCREVO? AUTO-IMAGEM COMO ME AVALIO? AUTO-ESTIMA COMO GOSTARIA DE SER? EU IDEAL O que é o autoconceito? Que relação se estabelece entre autoconceito, autoestima e eu ideal?

22 Bibliografia AAVV. (2010). Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artes Médicas. AAVV. (2012). The Psychology Book. Londres: DK Publishing. CICCARELLI, S. K. e WHITE, J. N. (2011). Psychology. Nova Jérsia: Prentice Hall. DORON, R. e PAROT, F. (2001). Dicionário de Psicologia. Lisboa: Climepsi. FELDEMAN, R. (2011). Understanding Psychology. Nova Iorque: McGraw-hill. GROSS, R. (2010). Psychology: The Science Of Mind And Behaviour. Londres: Hodder Education. HOCKENBURY, D. e HOCKENBURY, S. (2014). Discovering Psychology. Nova Iorque: Worth Publishers. KALAT, J. (2008). Introduction To Psychology. Belmont: Thomson Wadsworth.


Carregar ppt "Apresentação Multimédia #17 Tema II | EU Capítulo 4 | A mente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google