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PublicouJosé Ronaldo dos Santos Alterado mais de 7 anos atrás
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Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget
UNIVERSIDADE DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA POLO CABO DE SANTO AGOSTINHO PROFESSOR/TUTOR: RONALDO SANTOS Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget
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Os bebês se desenvolvem intelectualmente
Os bebês se desenvolvem intelectualmente? E como as crianças se desenvolvem intelectualmente dos 3 até os 6 anos? E dos 6 aos 12?
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OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO PIAGET
Operacional concreto . Sensório-motor . . . Operacional formal Pré-operacional
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SENSÓRIO-MOTOR AQUELE NO QUAL A INTELIGÊNCIA ESTÁ NOS SENTIDOS E NAS AÇÕES O estágio da inteligência pré-verbal Um estágio definido por algo que as crianças de 0 a 2 anos ESTÃO DESENVOLVENDO... um repertório de SENTIMENTOS, SENSAÇÕES, AÇÕES SOBRE O MUNDO NO QUAL VIVEM Esquemas iniciais: reflexos Formação de esquemas mais complexos: Habilidades motoras grossas Habilidades motoras finas
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Estágio Sensório-Motor
Desenvolvimento das capacidades perceptivas e sensoriais: Visão Audição Tato Paladar Olfato O “sexto sentido”: sensações e percepções sobre os outros e o meio
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Estágio Sensório-Motor
Seis níveis da inteligência sensório-motora: 1º Nível (nascimento a 1 mês) - Reflexos 2º Nível (1-4 meses) - Primeiras Adaptações 3º Nível (4-8 meses) – Consciência das coisas 4º Nível (8-12 meses) – Novas Adaptações e Antecipações 5º Nível (12-18 meses) - Novos significados e a experimentação ativa 6º Nível (18-24 meses) - Novos significados através de combinações mentais
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Mas o estágio pré-operatório também é conhecido como...
PRÉ-OPERACIONAL AQUELE QUE VEM ANTES DAS OPERAÇÕES Um estágio definido por algo que as crianças de 2 a 6 anos ainda não tem... porque estão desenvolvendo... A CAPACIDADE DE SE AFASTAR, DE SAIR DE SUAS PERCEPÇÕES IMEDIATAS E PENSAR CONCEITUALMENTE Mas o estágio pré-operatório também é conhecido como... O ESTÁGIO DA REPRESENTAÇÃO
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O QUE É A REPRESENTAÇÃO? A capacidade de pensar um objeto através de outro objeto Reflexo = representação da imagem pessoal RECONHECIMENTO NO ESPELHO Um exemplo do início do desenvolvimento da representação no estágio pré-operacional
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Pensamento simbólico desenhar brincar de faz de conta
imitação diferida
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O ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL
LEVANDO O MUNDO AO PÉ DA LETRA Raciocínio ‘preso’ às coisas imediatas; Centralização; Animismo e artificialismo; Incompreensão da Reversibilidade & Conservação; Inclusão de classes; Seriação Constância de identidade.
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A centralização A conservação
Fixar-se nas características visualmente mais notáveis das substâncias, e não levar em conta outras dimensões. A conservação O entendimento de que a quantidade ou medida de uma substância permanece a mesma inclusive quando há mudanças externas em sua forma ou arranjo. Tipicamente, as crianças não têm este entendimento até os 5 anos de idade.
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Exemplo de dificuldade de seriação
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Aquilo que chega aos olhos nesse momento é real
Realismo Aquilo que chega aos olhos nesse momento é real
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Animismo & Artificialismo
Dar vida a seres inanimados Animismo & Artificialismo Acreditar que tudo o que há no mundo foi criado pelas pessoas
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Dificuldade em colocar-se no lugar do outro
EGOCENTRISMO Dificuldade em colocar-se no lugar do outro Flavell – Tomada de Perspectiva Nível 1 – a criança sabe que outra pessoa experimenta alguma coisa de forma diferente Nível 2 – a criança desenvolve toda uma série de regras complexas para entender o que outra pessoa vê ou experimenta O movimento de afastamento do egocentrismo ajuda a desenvolver o entendimento de diferenças na aparência e na realidade
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OPERACIONAL CONCRETO AQUELE QUE A HABILIDADE DE REALIZAR OPERAÇÕES SE DÁ APENAS NO CONCRETO Um estágio definido por algo que as crianças de 7 a 11/12 anos POSSUEM ou ESTÃO DESENVOLVENDO... A CAPACIDADE DE RACIOCINAR SOBRE O MUNDO DE UMA FORMA MAIS LÓGICA E ADULTA
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A TRANSIÇÃO DO PRÉ-OPERACIONAL AO OPERACIONAL CONCRETO
É UM PROCESSO GRADUAL 3 ANOS 5 A 7 ANOS 8 ANOS 12 ANOS PRÉ-OPERACIONAL OPERACIONAL CONCRETO
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Estágio Operacional Concreto
Reversibilidade O entendimento de que ações físicas e operações mentais podem ser revertidas Inclusão de classe O princípio de que classes subordinadas de objetos estão incluídas em classes superordenadas Se A é igual a B Então B é igual a A A é uma vogal As vogais são letras Classe subordinada Classe superordenada
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Características operacionais concretas
Estágio Operacional Concreto Decalagem horizontal Aplicar os mesmos tipos de pensamento a novos tipos de problemas Características operacionais concretas Coleções Jogos
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OPERACIONAL FORMAL AQUELE NO QUAL HÁ HABILIDADE DE REALIZAR OPERAÇÕES ABSTRATAS Um estágio definido por algo que pré-adolescentes e adolescentes POSSUEM... A CAPACIDADE DE RACIOCINAR SOBRE O MUNDO DE UMA FORMA MAIS LÓGICA E ADULTA
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Estágio Operacional Formal
Lógica dedutiva Raciocínio do geral para o particular, de uma regra para uma instância esperada ou de uma teoria para uma hipótese Lógica indutiva Raciocínio do particular para o geral, da experiência para regras amplas
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Pensamento Dedutivo e Indutivo
Pensamento Indutivo Conclusão Geral Observação Experiências Passadas Ideias vindas de autoridades Pensamento Dedutivo Princípio Geral Aplicação Exemplo Caso Hipotético Expansão Teste do caso
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Características operacional formal
Pensamento abstrato Egocentrismo adolescente Lenda da invencibilidade Platéia imaginária
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1932 – O JULGAMENTO MORAL DA CRIANÇA
“Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”. EVOLUÇÃO DA PRÁTICA E CONSCIÊNCIA DA REGRA ANOMIA: Período Pré-Moral Até 5/6 anos a criança joga para satisfazer interesses motores e simbólicos; não segue regras coletivas. Fazem suas próprias regras e pensam que o objetivo do jogo é se revezar e se divertir.
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HETERONOMIA OU MORALIDADE HETERÔNOMA
5 6 anos a 9 10 anos interesse em participar de atividades coletivas e regradas. Realismo Moral: a lei é severa, rígida e infalível, percebida de forma concreta. Obedecem e desejam obediência por coação. O resultado concreto do dano é mais relevante do que a intenção de danificar, mentir ou roubar. FACES DA MESMA MOEDA: Regras são imutáveis, pois têm origem divina, são sagradas (absoluto moral) Egocêntrica, introduz regras sem consultar os outros, para seu benefício. Punições Expiatórias e Justiça Imanente
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RONALDO SANTOS Obrigado!!!
Educar é um ato de desenvolver conceitos sociais e formar cidadãos. RONALDO SANTOS TUTOR PRESENCIAL PEDAGOGO ESPECALISTA EM GESTÃO ESCOLAR ESPECIALISTA EM EJA PSICOPEDAGOGO MESTRANDO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Obrigado!!!
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