A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget"— Transcrição da apresentação:

1 Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget
UNIVERSIDADE DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA POLO CABO DE SANTO AGOSTINHO PROFESSOR/TUTOR: RONALDO SANTOS Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget

2 Os bebês se desenvolvem intelectualmente
Os bebês se desenvolvem intelectualmente? E como as crianças se desenvolvem intelectualmente dos 3 até os 6 anos? E dos 6 aos 12?

3 OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO PIAGET
Operacional concreto . Sensório-motor . . . Operacional formal Pré-operacional

4 SENSÓRIO-MOTOR AQUELE NO QUAL A INTELIGÊNCIA ESTÁ NOS SENTIDOS E NAS AÇÕES O estágio da inteligência pré-verbal Um estágio definido por algo que as crianças de 0 a 2 anos ESTÃO DESENVOLVENDO... um repertório de SENTIMENTOS, SENSAÇÕES, AÇÕES SOBRE O MUNDO NO QUAL VIVEM Esquemas iniciais: reflexos Formação de esquemas mais complexos: Habilidades motoras grossas Habilidades motoras finas

5 Estágio Sensório-Motor
Desenvolvimento das capacidades perceptivas e sensoriais: Visão Audição Tato Paladar Olfato O “sexto sentido”: sensações e percepções sobre os outros e o meio

6 Estágio Sensório-Motor
Seis níveis da inteligência sensório-motora: 1º Nível (nascimento a 1 mês) - Reflexos 2º Nível (1-4 meses) - Primeiras Adaptações 3º Nível (4-8 meses) – Consciência das coisas 4º Nível (8-12 meses) – Novas Adaptações e Antecipações 5º Nível (12-18 meses) - Novos significados e a experimentação ativa 6º Nível (18-24 meses) - Novos significados através de combinações mentais

7 Mas o estágio pré-operatório também é conhecido como...
PRÉ-OPERACIONAL AQUELE QUE VEM ANTES DAS OPERAÇÕES Um estágio definido por algo que as crianças de 2 a 6 anos ainda não tem... porque estão desenvolvendo... A CAPACIDADE DE SE AFASTAR, DE SAIR DE SUAS PERCEPÇÕES IMEDIATAS E PENSAR CONCEITUALMENTE Mas o estágio pré-operatório também é conhecido como... O ESTÁGIO DA REPRESENTAÇÃO

8 O QUE É A REPRESENTAÇÃO? A capacidade de pensar um objeto através de outro objeto Reflexo = representação da imagem pessoal RECONHECIMENTO NO ESPELHO Um exemplo do início do desenvolvimento da representação no estágio pré-operacional

9 Pensamento simbólico desenhar brincar de faz de conta
imitação diferida

10 O ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL
LEVANDO O MUNDO AO PÉ DA LETRA Raciocínio ‘preso’ às coisas imediatas; Centralização; Animismo e artificialismo; Incompreensão da Reversibilidade & Conservação; Inclusão de classes; Seriação Constância de identidade.

11 A centralização A conservação
Fixar-se nas características visualmente mais notáveis das substâncias, e não levar em conta outras dimensões. A conservação O entendimento de que a quantidade ou medida de uma substância permanece a mesma inclusive quando há mudanças externas em sua forma ou arranjo. Tipicamente, as crianças não têm este entendimento até os 5 anos de idade.

12 Exemplo de dificuldade de seriação

13 Aquilo que chega aos olhos nesse momento é real
Realismo Aquilo que chega aos olhos nesse momento é real

14 Animismo & Artificialismo
Dar vida a seres inanimados Animismo & Artificialismo Acreditar que tudo o que há no mundo foi criado pelas pessoas

15 Dificuldade em colocar-se no lugar do outro
EGOCENTRISMO Dificuldade em colocar-se no lugar do outro Flavell – Tomada de Perspectiva Nível 1 – a criança sabe que outra pessoa experimenta alguma coisa de forma diferente Nível 2 – a criança desenvolve toda uma série de regras complexas para entender o que outra pessoa vê ou experimenta O movimento de afastamento do egocentrismo ajuda a desenvolver o entendimento de diferenças na aparência e na realidade

16 OPERACIONAL CONCRETO AQUELE QUE A HABILIDADE DE REALIZAR OPERAÇÕES SE DÁ APENAS NO CONCRETO Um estágio definido por algo que as crianças de 7 a 11/12 anos POSSUEM ou ESTÃO DESENVOLVENDO... A CAPACIDADE DE RACIOCINAR SOBRE O MUNDO DE UMA FORMA MAIS LÓGICA E ADULTA

17 A TRANSIÇÃO DO PRÉ-OPERACIONAL AO OPERACIONAL CONCRETO
É UM PROCESSO GRADUAL 3 ANOS 5 A 7 ANOS 8 ANOS 12 ANOS PRÉ-OPERACIONAL OPERACIONAL CONCRETO

18 Estágio Operacional Concreto
Reversibilidade O entendimento de que ações físicas e operações mentais podem ser revertidas Inclusão de classe O princípio de que classes subordinadas de objetos estão incluídas em classes superordenadas Se A é igual a B Então B é igual a A A é uma vogal As vogais são letras Classe subordinada Classe superordenada

19 Características operacionais concretas
Estágio Operacional Concreto Decalagem horizontal Aplicar os mesmos tipos de pensamento a novos tipos de problemas Características operacionais concretas Coleções Jogos

20 OPERACIONAL FORMAL AQUELE NO QUAL HÁ HABILIDADE DE REALIZAR OPERAÇÕES ABSTRATAS Um estágio definido por algo que pré-adolescentes e adolescentes POSSUEM... A CAPACIDADE DE RACIOCINAR SOBRE O MUNDO DE UMA FORMA MAIS LÓGICA E ADULTA

21 Estágio Operacional Formal
Lógica dedutiva Raciocínio do geral para o particular, de uma regra para uma instância esperada ou de uma teoria para uma hipótese Lógica indutiva Raciocínio do particular para o geral, da experiência para regras amplas

22 Pensamento Dedutivo e Indutivo
Pensamento Indutivo Conclusão Geral Observação Experiências Passadas Ideias vindas de autoridades Pensamento Dedutivo Princípio Geral Aplicação Exemplo Caso Hipotético Expansão Teste do caso

23 Características operacional formal
Pensamento abstrato Egocentrismo adolescente Lenda da invencibilidade Platéia imaginária

24 1932 – O JULGAMENTO MORAL DA CRIANÇA
“Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”. EVOLUÇÃO DA PRÁTICA E CONSCIÊNCIA DA REGRA ANOMIA: Período Pré-Moral Até 5/6 anos a criança joga para satisfazer interesses motores e simbólicos; não segue regras coletivas. Fazem suas próprias regras e pensam que o objetivo do jogo é se revezar e se divertir.

25 HETERONOMIA OU MORALIDADE HETERÔNOMA
5 6 anos a 9 10 anos interesse em participar de atividades coletivas e regradas. Realismo Moral: a lei é severa, rígida e infalível, percebida de forma concreta. Obedecem e desejam obediência por coação. O resultado concreto do dano é mais relevante do que a intenção de danificar, mentir ou roubar. FACES DA MESMA MOEDA: Regras são imutáveis, pois têm origem divina, são sagradas (absoluto moral) Egocêntrica, introduz regras sem consultar os outros, para seu benefício. Punições Expiatórias e Justiça Imanente

26 RONALDO SANTOS Obrigado!!!
Educar é um ato de desenvolver conceitos sociais e formar cidadãos. RONALDO SANTOS TUTOR PRESENCIAL PEDAGOGO ESPECALISTA EM GESTÃO ESCOLAR ESPECIALISTA EM EJA PSICOPEDAGOGO MESTRANDO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Obrigado!!!


Carregar ppt "Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google