A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 8 SUJEITO ATIVO DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: 8.1. Conceito. 8.2. Poder de tributar e poder de exigir. 8.3. Competência tributária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 8 SUJEITO ATIVO DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: 8.1. Conceito. 8.2. Poder de tributar e poder de exigir. 8.3. Competência tributária."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 8 SUJEITO ATIVO DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: Conceito Poder de tributar e poder de exigir Competência tributária Capacidade tributária ativa Sucessão de sujeito ativo Da legitimação em juízo.

2 SUJEITOS DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA
Toda relação jurídica obrigacional possui sujeitos, os quais são as pessoas (físicas ou jurídicas) que estão vinculadas em torno do objeto, sendo denominado sujeito ativo (CREDOR) aquele que possui interesse em que a prestação que constitui o objeto da obrigação seja cumprida, tendo poder de exigir seu cumprimento. O outro sujeito é denominado de sujeito passivo (DEVEDOR), sendo aquele que possui o dever de realizar a prestação que constitui o objeto da obrigação.

3 Estrutura Qualquer obrigação jurídica tem a seguinte estrutura:
SUJEITO ATIVO → OBJETO ← SUJEITO PASSIVO A obrigação tributária tem esta mesma estrutura, no entanto, possui objeto e sujeitos próprios:

4 Estrutura do Direito Tributário
SUJEITO ATIVO → OBJETO ← SUJEITO PASSIVO União, Estado-membro, Distrito Federal, Municípios ou outra pessoa de direito público à qual tenha sido delegada capacidade tributária ativa. Obrigação tributária principal: pagamento do tributo ou da penalidade pecuniária. Obrigação tributária acessória: prestações positivas e negativas no interesse da arrecadação ou da fiscalização tributária. Contribuinte e Responsável: pessoas físicas ou jurídicas.

5 CTN – SUJEITO ATIVO SUJEITO ATIVO Art Sujeito Ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir seu cumprimento. Art Salvo disposição de lei em contrário, a pessoa jurídica de direito público, que se constituir pelo desmembramento territorial de outra, sub-roga-se nos direitos desta, cuja legislação tributária aplicará até que entre em vigor a sua própria.

6 Titular da competência de exigir
> O art. 119 do Código Tributário Nacional define o sujeito ativo como a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o cumprimento da obrigação tributária. > Merece destaque o termo exigir do citado dispositivo legal. > Exigir não significa criar, desta forma a expressão “competência para exigir” não se confunde com o conceito de competência tributária. O tributo pode ser exigido por aquele que possui capacidade tributária ativa, ou seja, aquele que figura no pólo ativo da obrigação tributária, aquele que é o sujeito ativo da obrigação tributária.

7 Sujeito Ativo O sujeito ativo da obrigação tributária pode ter apenas capacidade tributária ativa (poder de ser sujeito ativo da obrigação tributária, que engloba as prerrogativas de cobrar, fiscalizar e aplicar o produto da arrecadação do tributo) ou possuir capacidade tributária ativa e competência tributária (poder de criar o tributo). 

8 Sujeito Ativo Na primeira hipótese o sujeito ativo recebeu do ente tributante (que possui competência tributária) a capacidade tributária ativa, o poder de ser sujeito ativo da obrigação tributária, podendo então exigir o tributo. Já no segundo caso o próprio ente (União, Estado-membro, Distrito Federal ou Município) que criou o tributo permaneceu com a capacidade tributária ativa (não a delegou a ninguém), podendo então exigi-lo.

9 Sujeito Ativo Quando o sujeito ativo da obrigação tributária é o próprio ente que possui competência tributária, ele pode dispor do tributo (extinguir, aumentar, diminuir), mas se o sujeito ativo recebeu por delegação a capacidade tributária ativa, pode apenas agir dentro da delegação que lhe foi dada, não podendo dispor do tributo.

10 Art CTN Art Salvo disposição de lei em contrário, a pessoa jurídica de direito público, que se constituir pelo desmembramento territorial de outra, sub-roga-se nos direitos desta, cuja legislação tributária aplicará até que entre em vigor a sua própria.

11 Art. 120 – CTN – Sucessão do sujeito ativo
O Código Tributário Nacional no art. 120, dispõe sobre a sujeição ativa no caso de pessoa jurídica de direito público constituída a partir do desmembramento territorial de outra. Determina que “salvo disposição de lei em contrário, a pessoa jurídica de direito público, que se constituir pelo desmembramento territorial de outra, sub-roga-se nos direitos desta, cuja legislação tributária aplicará até que entre em vigor a sua própria”. Portanto, se um Estado-membro ou um Município nasce pelo desmembramento de parte do território de outro, este novo ente torna-se o sujeito ativo das obrigações tributárias que lhe cabem em seu território, bem como empresta a legislação tributária da pessoa jurídica de direito público da qual se desmembrou até que legisle sobre a matéria, aplica-se esta norma se de maneira diversa não dispor a lei que criou o novo ente.

12 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
Competência tributária é o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados-membros, ao Distrito Federal e aos Municípios. O legislador constitucional determinou quais tributos cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação, impondo limites.

13 O Código Tributário Nacional trata do tema nos artigos 6º a 8º:
Art. 6º. A atribuição constitucional de competência tributária compreende a competência legislativa plena, ressalvadas as limitações constitucionais contidas na Constituição Federal, nas Constituições dos Estados e nas Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, e observado o disposto nesta lei. Parágrafo único. Os tributos cuja receita seja distribuída, no todo ou em parte, a outras pessoas jurídicas de direito público pertencem à competência legislativa daquela a que tenham sido atribuídos. Art. 7º. A competência tributária é indelegável, salvo a atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra, nos termos do § 3º do art. 18 da Constituição. § 1º A atribuição compreende as garantias e os privilégios processuais que competem à pessoa jurídica de direito público que a conferir. § 2º A atribuição pode ser revogada, a qualquer tempo, por ato unilateral da pessoa jurídica de direito público que a tenha conferido. § 3º Não constitui delegação de competência o cometimento, a pessoas jurídicas de direito privado, do encargo ou da função de arrecadar tributos. Art. 8º. O não exercício da competência tributária não a defere a pessoa jurídica de direito público diversa daquela a que a Constituição a tenha atribuído.

14 CARACTERÍSTICAS DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
São características da competência tributária: Indelegabilidade: a competência tributária é indelegável, disposição expressa do artigo 7º do CTN (Código Tributário Nacional), um ente político não pode delegar, conferir a outra pessoa de direito público a competência tributária que tenha recebido da Constituição Federal. O poder de tributar é exclusivo do ente político que o recebeu. Irrenunciabilidade: o ente político pode não exercer sua competência tributária, mas esta é irrenunciável, quem a possui não pode dela abrir mão. Incaducabilidade: o poder de tributar é um poder-faculdade, o ente político o exerce quando lhe seja mais conveniente e oportuno, o fato de permanecer inerte e não criar o tributo não altera em nada sua competência tributária que permanece a mesma. O não exercício da competência não tem como conseqüência a perda da mesma.

15 CAPACIDADE TRIBUTÁRIA ATIVA
A competência tributária se distingue da capacidade tributária ativa. A primeira é o poder, a aptidão de criar tributos, é legislar instituindo tributos, já a segunda é a capacidade de ser sujeito ativo da relação jurídica tributária.

16 CAPACIDADE TRIBUTÁRIA ATIVA
A capacidade tributária ativa é o poder de cobrar e fiscalizar o tributo, esta , ao contrário da competência tributária, é delegável a outras pessoas jurídicas de direito público. Como exemplo: podemos citar o art. 153, § 4º, III, CF/88 (ITR – Municípios) o qual realiza a cobrança e fiscalização. Há ainda, casos em que o sujeito ativo da obrigação sequer é pessoa jurídica de direito público, como acontece com as contribuições sociais arrecadadas em prol do denominado “Sistema S”, como o SESI, SESC, SENAI, SENAC, SEBRAE(pessoas jurídicas de direito privado). OBS.: COMO SE CONSTATA, O DISPOSITO DO ART. 119 PECA QUANDO CUIDA APENAS DE PESSOAS DE DIREITO PÚBLICO.

17 CLASSIFICAÇÃO DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA com fins didáticos a doutrina
Três modalidades de competência tributária: competência privativa: é a competência para criar impostos atribuída com exclusividade a um ente político, arts. 153,155 e 156 da Constituição Federal; a competência para criar contribuições especiais atribuídas à União, art. 149 CF; a competência para criar a contribuição de previdência do funcionalismo público estadual, distrital e municipal, atribuída aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, art. 149, § 1º da CF; a competência para instituição de empréstimos compulsórios pela União, art. 148 da CF. competência residual: competência atribuída à União para instituir outros impostos, art. 154, I, da CF; bem como para instituir outras contribuições sociais de seguridade social, art. 195, § 4º da CF. competência comum: atribuída a todos os entes políticos, competência para criação de taxas e contribuições de melhoria, art.145, I e II da CF. competência extraordinária – art. 154, II, CF/88 competência cumulativa – art. 149, CF/88


Carregar ppt "CAPÍTULO 8 SUJEITO ATIVO DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: 8.1. Conceito. 8.2. Poder de tributar e poder de exigir. 8.3. Competência tributária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google