Sistemas socioeconômicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas socioeconômicos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas socioeconômicos

2 Principais sistemas econômicos
Capitalismo Socialismo ●Objetivo: reproduzir capital ● Objetivo: bem-estar coletivo. ● Propriedade privada. ● Propriedade estatal. ● Economia de mercado. ● Economia planificada. ● Sociedade dividida em classes. ● Sociedade “sem classes”. ● Pluripartidarismo. ● Monopartidarismo: PC.

3 O capitalismo comercial
O capitalismo comercial é baseado nas trocas comerciais. Este foi muito utilizado nas colônias da América, África e Ásia. Nesse período, Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda enriqueceram explorando novas terras, e o capitalismo passou a se fortalecer a partir das trocas e vendas de escravos, manufaturas, metais preciosos e produtos agrícolas. Esse período foi marcado pelo mercantilismo. Procurava-se o enriquecimento a partir da acumulação dos metais preciosos. Muitos aspectos da geografia de diversos países ainda hoje são o reflexo desse período. O capitalismo industrial O capitalismo industrial teve inícios a partir da troca do trabalho manual pelo trabalho mecânico nas indústrias. Um grande símbolo desse período foi a máquina movida a vapor, que era gerado a partir da combustão do carvão. A industrialização passou a se expandir, as indústrias se multiplicaram e a demanda por mais trabalhadores acabou gerando uma divisão de classes entre o patrão e o proletário (operários). Com o aumento dessa segunda classe, surgiu o sindicalismo. Nesse mesmo período a ação imperialista da Europa e dos Estados Unidos começou a se desenvolver.

4 O capitalismo financeiro
O capitalismo financeiro surgiu no ano de 1881, a partir do vienense R. Hilferding, de acordo com ele o capitalismo possuía duas características principais: a crescente integração do capital industrial com o capital de financiamento e a intensificação do processo de monopolização. Ocorre uma integração do capital industrial ao bancário; Busca de lucros expressivos no mercado financeiro, através da negociação de ações, moedas, derivativos e outros produtos financeiros; Fortalecimento do sistema de empréstimos e financiamentos para aquisição de bens (imóveis, carros e outros produtos);

5 Capitalismo: Neoliberalismo X Bem Estar Social
Dentro do sistema capitalista há formas diferentes da política e economia acontecerem. Duas das mais importantes são o Estado Neoliberal x Estado do Bem Estar Social. Bem Estar Social (ou Welfare State) É um Estado que garante tipos mínimos de renda, alimentação, saúde, habitação, educação, assegurados a todo cidadão, como direito político. O Estado como planejador e gestor da economia Aumento dos gastos públicos; Direitos sociais. Consequências Instabilidade econômica; Aumento dos Impostos.

6 Neoliberalismo Absoluta liberdade de mercado
Restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo (Estado Mínimo) Corte de Gastos Sociais Aumento do Desemprego Desgaste dos Sindicatos Liberdade para o Setor Financeiro Privatização das Estatais (aço, água, petróleo, eletricidade, gás, telecomunicações) Consequências: Aumento das Desigualdades Individualização e Despolitização Desumanização (Homem como consumidor) Especulação Financeira

7 Socialismo Foi criado no século XIX ,por pensadores que publicaram suas ideias. Socialismo pode ser dividido em 3 diferentes práticas: Socialismo utópico; Socialismo Cristão e Socialismo Científico Socialismo utópico: consiste em criar uma sociedade mais justa, humana e igualitária, melhorando as condições de vida e relação entre patrão e empregado. Porém, nenhum dos idealizadores diziam como se chegar a essa sociedade, e por isso ficaram conhecidos como utópicos(sonhadores).Foram eles Saiant-Simon, Fourier e Owen. Socialismo cristão: ganhou setores dos burgueses e da Igreja Católica, pois propunha que se utilizassem os valores cristãos na relação patrão X empregado. Também ficou conhecido como catolicismo social. Socialismo Científico: se tornou a mais feroz reação ao liberalismo. Os seus idealizadores foram Marx e Engels. Segundo eles, os operários teriam que fazer uma revolução armada para controlar o estado, e se criar a ditadura do proletariado (refere-se a condição na qual o proletariado (ou a classe trabalhadora) detém o controle do poder político). Por mostrar os meios como se chega a esse modo de viver que ficou conhecido como socialismo científico.

8

9 Comunismo Modelo de Sociedade “Ideal”;
Não há estado, a sociedade se autorregula; Não há classes sociais; Não há propriedade privada; Segundo Marx o Comunismo é o estágio Final, antes é necessário o socialismo.

10 Anarquismo anarquistas condenavam o Estado. Segundo eles, o Estado era uma força que preservava os interesses burgueses. Para eles, nesta sociedade, os homens seriam cientes de seus direitos e deveres e a sociedade seria regulada pelo sentimento de cooperação. O mecanismo que os Anarquistas chegariam a essa sociedade seria a luta armada e a derrubada dos burgueses. Eles pretendiam uma sociedade mais justa que buscasse a felicidade do homem.

11 Anarquismo x Socialismo
O socialismo e o Anarquismo são parecidos, porém o socialismo mostra que o Estado deve existir para interferir na economia, e o Anarquismo condena a existência do Estado. Comunismo é a forma de governo onde o poder é exercido por todos (teoricamente) os meios de produção são propriedade coletiva, as decisões são tomadas por conselhos que representam toda a sociedade.  Anarquismo é a ausência total de qualquer tipo de governo. Anarquismo x Comunismo


Carregar ppt "Sistemas socioeconômicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google