A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL"— Transcrição da apresentação:

1 COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

2 COESÃO Quando falamos de COESÃO textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, temos:

3 Referências e  reiterações: este tipo de coesão acontece quando um termo faz referência a outro dentro do texto, quando reitera algo que já foi dito antes ou quando uma palavra é substituída por outra que possui com ela alguma relação semântica. Alguns destes termos só podem ser compreendidos mediante estas relações com outros termos do texto, como é o caso da anáfora e da catáfora.

4

5 Vejam que os pronomes “ISSO” e “ISTO” funcionam como elementos coesivos, uma vez que conectam informações presentes na tira. Percebam que tais termos aparecem em situações diversas de fala e têm propósitos diferentes.

6 Substituições lexicais: este tipo de coesão acontece quando um termo é substituído por outro dentro do texto, estabelecendo com ele uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia, ou mesmo quando há a repetição da mesma unidade lexical (mesma palavra).

7 O nosso léxico é o nosso vocabulário
O nosso léxico é o nosso vocabulário. Logo, esse tipo de coesão envolve a substituição de um vocábulo por outro de mesmo significado – o chamado sinônimo – ou por palavras que estabeleçam entre si uma relação de sentido – hiperônimos e hipônimos. Hiperônimos e Hipônimos são vocábulos que pertencem a um mesmo campo semântico, ou seja,campo de sentido. O hiperônimo é o termo mais abrangente e o hipônimo, o mais específico. Observem o esquema a seguir:

8

9 Elipse é a omissão de um termo subentendido em um texto
Elipse é a omissão de um termo subentendido em um texto. Logo, a COESÃO POR ELISPE  é aquela que permite uma conexão de ideias sem a necessidade de repetir uma palavra ou uma expressão, uma vez subentendidas.

10 “Setores de Inteligência e Segurança do governo e das Forças Armadas manifestam preocupação com a falta de tempo para a elaboração da legislação. Há hoje seis projetos tratando do tema em análise na Câmara dos Deputados. O mais antigo é de 1991, e o mais recente foi apresentado em 2012.” Percebam que, no último período, a palavra “projeto” está subentendida. A repetição seria totalmente desnecessária nesse caso. Dessa forma, temos uma COESÃO POR ELIPSE.

11 Conectores: estes elementos coesivos estabelecem as relações de dependência e ligação entre os termos, ou seja, são conjunções, preposições e advérbios conectivos.

12 Alguns elementos de coesão são:
a conjunção e; que indica adição, continuidade;  por isso, pois (causa e consequência);  mas, porém, embora, (contraste, oposição);  além disso, também (adição, continuação);  por exemplo, ou seja (esclarecimento);  logo, portanto(conclusão). É preciso atenção na escolha do conectivo adequado para unir e organizar todas as partes de um texto. 

13 Correlação dos verbos (coesão temporal e aspectual): consiste na correta utilização dos tempos verbais, ordenando assim os acontecimentos de uma forma lógica e linear, que irá permitir a compreensão da sequência dos mesmos.

14 COERÊNCIA Quando falamos em COERÊNCIA textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. É o caso do exemplo abaixo: “As ruas estão molhadas porque não choveu” Há elementos coesivos no texto acima, como a conjunção, a sequência lógica dos verbos, enfim, do ponto de vista da COESÃO, o texto não tem nenhum problema. Contudo, ao ler o que diz o texto, percebemos facilmente que há uma incoerência, pois se as ruas estão molhadas, é porque alguém molhou, ou a chuva, ou algum outro evento. Não ter chovido não é o motivo de as ruas estarem molhadas. O texto está incoerente.

15 Podemos entender melhor a coerência compreendendo os seus três princípios básicos:
Princípio da Não Contradição: em um texto não se pode ter situações ou ideias que se contradizem entre si, ou seja, que quebram a lógica. Princípio da Não Tautologia: Tautologia é um vício de linguagem que consiste n a repetição de alguma ideia, utilizando palavras diferentes. Um texto coerente precisa transmitir alguma informação, mas quando há repetição excessiva de palavras ou termos, o texto corre o risco de não conseguir transmitir a informação. Caso ele não construa uma informação ou mensagem completa, então ele será incoerente

16 Princípio da Relevância: Fragmentos de textos que falam de assuntos diferentes, e que não se relacionam entre si, acabam tornando o texto incoerente, mesmo que suas partes contenham certa coerência individual. Sendo assim, a representação de ideias ou fatos não relacionados entre si, fere o princípio da relevância, e trazem incoerência ao texto.

17 "No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar" “Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.” “Todo mundo viu o mico-leão, mas eu não ouvi o sabiá cantar” “Todo mundo destrói a natureza menos todo mundo” “Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país.”

18 PÉROLAS DO ENEM “O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.” (Sim, isso foi no mesmo período geológico em que as aves tinham vertigem e as minhocas claustrofobia.) “A principal função da raiz é se enterrar.” (Impressionante!) “O sol nos dá luz, calor e turistas.” (Esse, com certeza é carioca). “O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.” (Imagine o alívio que senti ao ler isso.) "O sero mano tem uma missão...." (A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)

19 "O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas
"O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas..." (Levei uns minutos para identificar El Niño...) "O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!" (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito) "Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive..." (Seja você mesmo!) "A situação tende a piorar: os madeireiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região". (E, além de tudo, viajam pra caramba, heim?) "O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente". (Entendeu?)

20 ". são formados pelas bacias esfereográficas"
"... são formados pelas bacias esfereográficas". (Imaginem as bacias da BIC) "Eu concordo em gênero e número igual". (Eu discordo) "Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros".  (Com algumas diferenças básicas.) ".... menos desmatamentos , mais florestas arborizadas." (Concordo! De florestas não arborizadas, basta o Saara!)


Carregar ppt "COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google