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Prof. Adilson de Oliveira

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Apresentação em tema: "Prof. Adilson de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Adilson de Oliveira
Governança de TI Prof. Adilson de Oliveira Governança em T.I. (Fundamentos) 7º Período

2 Apresentação da disciplina
Ementa Governança e gestão de TI e a importância do alinhamento entre TI e negócio. Planejamento estratégico. Gestão do desempenho. Apresentação dos principais modelos de melhores práticas usados na atualidade (Balanced Scorecard, CobiT e ITIL)

3 Apresentação da disciplina
OBJETIVO GERAL O propósito desta disciplina é apresentar aos alunos os aspectos da governança e gestão de TI, conceituando-os acerca dos principais modelos de melhores práticas usados na atualidade (Balanced Scorecard, CobiT e ITIL). OBJETIVOS ESPECÍFICOS (Competências/Habilidades – aprendizagens que serão consolidadas pelos estudantes) Capacitar os alunos a aplicar os modelos atualizados de gestão de tecnologia da informação; Demonstrar, através de estudos de caso, a importância do alinhamento entre a TI e Ampliar a capacidade de percepção dos alunos para as principais tendências mundiais, nacionais e locais na área de Gestão da Tecnologia da Informação. Apresentar conceitos dos modelos Balanced Score Card, CobIT e ITIL.

4 Referências FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz – Implantando a Governança de TI – da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Brasport, 2ª Edição, 2011 SILVA, Pedro Tavares; TORRES, Catarina Botelho – Gestão e Liderança para Profissionais de TI. FCA, 1ª Edição, 2010 CobiT 4.1 ITIL V3

5

6 Cenário de negócios Competição mais intensa; Concorrência global;
Ciclo de vida curto de produtos e serviços; Internacionalização da economia; Clientes mais conscientes e exigentes; O negócio depende da TI (redes, internet, telecomunicações...).

7 Os avanços na integração tecnológica
Integração das cadeias de suprimentos; Aplicações de integração de gestão (ERP, MRP, WMS); Integração através de infra-estrutura de redes e comunicação; Aplicações de gestão de clientes (CRM); Inteligência de negócio e integração das áreas estratégicas táticas e operacionais (Datawarehouse, Datamining, BI)

8 O que os usuários esperam da TI
Projetos dentro do prazo e orçamento; Alinhamento com o negócio; Disponibilidade das aplicações; Disponibilidade da infra-estrutura; Capacidade de expansão do negócio; Rapidez na resolução de incidentes e serviços.

9 Projetos dentro do prazo e orçamento Alinhamento com o negócio
Governança de TI Projetos dentro do prazo e orçamento Alinhamento com o negócio Disponibilidade das aplicações Disponibilidade da infra-estrutura Capacidade de expansão do negócio Rapidez na resolução de incidentes e serviços

10 Conceito “Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.” (PERES, João R.)

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12 Mas afinal, o que a Governança de TI deve garantir?
Alinhamento ao negócio; Continuidade do negócio; Alinhamento a marcos de regulação externos.

13 Principais Frameworks
Ferramenta/Framework Utilização BSC (Balanced Scorecard) Planejamento e desempenho. COBIT Governança e controle. ITIL e ISO 20000 Serviço. PMBOK Projeto. CMMI e MPS BR Engenharia de software. Val IT Investimentos em TI. TOGAF Framework de arquitetura de negócio, aplicações e tecnologia. NBR ISO/IEC 38500 Governança Corporativa de Tecnologia da Informação. SIX SIGMA Qualidade. Fonte: Prof. André Moura (Universidade Estácio de Sá)

14 O ciclo da Governança de TI
Alinhamento estratégico e Compliance Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos Estrutura, processos, operações e gestão Medição de desempenho

15 Domínios e Componentes da Governança de TI

16 Alinhamento Estratégico e Compliance

17 Alinhamento Estratégico
Conceito Alinhamento estático e dinâmico Exemplos

18 Princípios de TI Segundo Weil & Ross (2004) e Boadbent & Kitzis (2005), os princípios de TI tratam de: Papel da TI para a empresa Informação e Dados Padrão de arquiteturas e serviços Comunicações Ativos de TI

19 Necessidade de Aplicações
Novas aplicações Melhorias em aplicações existentes Reestruturação de aplicações existentes Substituição de aplicações existentes Descarte de aplicações existentes

20 Análise da Necessidade de Aplicações

21 Arquitetura de TI Conceito Foco da arquitetura de TI
Padronização de dados e processos Compartilhamento da Infra-estrutura Como implementar aplicações considerando a arquitetura de dados e processos padrões Como as novas aplicações devem ser integradas ao legado Padrões de acesso e saídas dos usuários Reutilização dos componentes de serviços da arquitetura

22 Objetivos de Desempenho
Conceito “Se você não mede não gerencia” Definição dos Objetivos de Desempenho Acordos de Níveis de Serviço

23 Capacidade de Atendimento
Quantidade de Recursos Humanos necessários para atender a demanda de sistemas e serviços

24 Estratégias de Outsourcing
Conceito Decisões: O que passar Como fazer Como escolher a melhor parceria Como gerenciar os serviços Como gerar o desempenho de fornecedores e prestadores de serviços Como fazer a transição de um modelo de operação para outro Como fazer transferência de um fornecedor para outro

25 Política de Segurança da Informação
Documento de diretrizes e ações relacionadas à segurança da informação e continuidade do negócio

26 Competências Habilidades e conhecimento necessários para o desenvolvimento e implantação das iniciativas de TI

27 Processos e Organização
apresentam a forma de como os produtos e serviços de TI serão desenvolvidos, gerenciados e entregues aos usuários e clientes

28 Plano de Tecnologia da Informação
Documento que define todas as etapas do alinhamento estratégico

29 FIM Muito Obrigado


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