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Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Apresentação da disciplina

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Apresentação em tema: "Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Apresentação da disciplina"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Apresentação da disciplina
Prof. Valéria Freitas Vargens

2 Objetivos da disciplina
Desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita em Língua Portuguesa, dando relevância aos conteúdos utilizados na área de Tecnologia da Informação. Capacitar o acadêmico a produzir textos referentes a documentos científicos e empresariais, incluindo apresentações orais, propiciando o domínio da retórica.

3 Conteúdo Elaboração do texto empresarial.
Estilo e linguagem do moderno texto empresarial. Principais empecilhos. Vícios de linguagem. Trabalhando as ideias. Elaboração textual. Escrevendo relatórios, monografias, artigos. (ABNT). Apreender os significados textuais específicos da ideia central, e correlacionar aos aspectos intratextuais de maior relevo. Padronização dos documentos empresariais.

4 Conteúdo Normatização gramatical.
 Redigir os conteúdos de itens, valendo-se da pertinência dos mecanismos de construção indispensáveis e necessários para a função a que se destina. Normatização gramatical. Dispor hierarquicamente as partes constitutivas dos textos, obedecendo aos critérios propostos pela norma culta.

5 Referências Complementares:
Referências Básicas: GOLD, Miriam. Redação empresarial. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1996. Referências Complementares: O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: o que muda, o que não muda – 2. ed. Silva, Maurício acordo-ortografico-da-lingua-portuguesa-o-que-muda-o- que-nao-muda-2a-edicao

6 Instruções Gerais

7 Metodologias usadas: Aula expositiva Trabalhos em equipe Estudo de artigos Avaliações

8 Trabalhos e atividades em sala
Durante todo o ciclo, pequenos trabalhos e atividades serão realizadas em sala de aula, para os quais deve-se observar o seguinte: Cada aluno ou grupo deverá apresentar o seu trabalho ao professor até a data marcada. Importante: Exercícios fora do prazo Os exercícios e trabalhos entregues após o prazo, terão valor inicial reduzido em 50%. Aqueles que, porventura, com a devida justificativa, se ausentarem nos dias em que as atividades forem realizadas, poderão proceder da seguinte maneira: Entregar a atividade antes de se ausentar. Realizar outra tarefa individual e diferenciada. (Atividades Extras )

9 Avaliações e Trabalhos:
Parcial 1 (Trabalhos) : – Valor 10 pontos Avaliação Oficial 1: 01/04/2014 – Valor 10 pontos. Conteúdo : 1º Bimestre Parcial 2 (Trabalhos) : – Valor 10 pontos Avaliação Oficial 2: 05/06/2014 – Valor 10 pontos. Conteúdo: 1º e 2º Bimestre

10 Avaliações e Trabalhos:
Avaliação de 2ª chamada: 15/07/2014 Conteúdo : do 1º e 2º bimestre Será realizada somente uma avaliação de segunda chamada por semestre letivo, mesmo que o aluno tenha faltado às duas avaliações oficiais. Exame final: 22/07/2014

11 Avaliações Avaliações: 1ª e 2ª - 10 pontos. Trabalhos: 10 pontos
Nota Final = 1ª.Bimestral + 2ª. Bimestral ___________________________________________________________ 2 1ª. Bimestral = [(1ª. Oficial x 0,7) + (1ª. Parcial x 0,3)] 2ª. Bimestral = [(2ª. Oficial x 0,7) + (2ª. Parcial x 0,3)]

12 Aprovação e Dependência
Média mínima necessária para aprovação, 6 (seis). Menor que 6 deve submeter-se ao Exame Final, desde que a sua média seja no mínimo 4 (quatro). O Exame Final será composto de todo conteúdo ministrado na disciplina, com resultados avaliados de 0 (zero) a 10 (dez). Média menor ou igual a 3,9 (três inteiros e nove décimos) acarretará a reprovação imediata do aluno. Resultado final da disciplina após Exame Final: Média = (Média das notas do 1º e 2º. Bimestre) + (Nota do Exame Final) 2

13 Frequência: Por exigência do MEC, o requisito mínimo para aprovação nos cursos presencias, é de 60 pontos e 75% (setenta e cinco) de frequência. Cada dia da semana corresponde a 2 (duas) aulas Ou seja , o aluno pode faltar no máximo 7 dias(14 faltas) Em caso de dúvidas procure a professora.

14 ESTUDO DIRIGIDO - ED Preparatório para O ENADE
Obrigatório – faz parte da matriz curricular Preparatório para O ENADE É uma atividade a distância– realizada no portal do aluno Os prazos de prova não podem ser alterados – leiam o manual do ED – ao final tem o calendário das atividades. A frequência é obtida a partir do cumprimento das atividades Aprovação – 75% frequência+nota da prova Não há exame final Não há segunda chamada Em caso de reprovação o aluno acumulara o respectivo ED para o próximo semestre.

15 A boa convivência se constrói tempo após tempo, em uma relação de troca, onde a confiança e o respeito mútuo se aprofundam a cada dia Quando duas pessoas compartilham objetivos comuns, juntas elas podem chegar a lugares onde jamais imaginaram chegar porque antes estavam sozinhas .

16 BOM PARA UM, BOM PARA TODOS ...
Ao chegar em sala .... c

17 É isso o que eu espero de vocês.
Eu lhes convido a uma nova jornada. A um novo desafio. Um desafio que deve ser encarado com alegria, sabedoria e prazer. Sabedoria, não apenas para resolver as questões de uma prova. Mas para encontrar e seguir o melhor caminho para o conhecimento e o sucesso. Da melhor forma, do modo menos doloroso. Caminho que certamente demanda de cada um de nós garra, esforço e dedicação, indispensáveis. A alegria e o prazer vem com a maneira pela qual escolhemos viver cada um de nossos desafios, e com a certeza de que estamos fazendo o melhor que podemos, para um dia chegarmos lá. É isso o que eu espero de vocês. Contem comigo !


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