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EJRos Assessoria Técnica Ltda

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Apresentação em tema: "EJRos Assessoria Técnica Ltda"— Transcrição da apresentação:

1 EJRos Assessoria Técnica Ltda
Tornando sua empresa mais competitiva Everton José De Ros Engenheiro Eletricista (UFRGS), Pós Graduado em Manipuladores Robóticos (Mihajlo Pupin Institut – Yugoslávia), Pós Graduado em Comandos Lógicos (Omron Institut – Japão), MBA em Gestão Empresarial (FGV), Professor de Estratégia Empresarial para Pós Graduação em Administração da Fundação Getúlio Vargas, Auditor Líder do Bureau Veritas Certification, Consultor Empresarial e Diretor Executivo da EJRos Assessoria Técnica.

2 ISO 9001 A Norma Internacional da Qualidade
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Caxias do Sul / RS 13 de Abril de 2009

3 Programa da Apresentação:
1 – Apresentar a EJRos 2 – Apresentar a ISO 9001 3 – Explicar o que é um Sistema de Gestão da Qualidade

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15 Norma Internacional da Qualidade
A NBR ISO 9001 (Versão 2008) Norma Internacional da Qualidade

16 Conceitos Preliminares
Sistema: Conjunto de elementos inter-relacionados; Gestão: Forma ou método de gerenciamento voltado ao resultado; Qualidade: Grau no qual um conjunto de características inerentes atende a requisitos estabelecidos; Gestão da Qualidade: Atividades coordenadas para orientar e controlar uma organização em relação à qualidade; Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ): Para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade; Garantia da Qualidade: Parte da gestão da qualidade focalizada em fornecer confiança de que os requisitos serão atendidos; Cliente: Àquele que a organização atende.

17 Porque as organizações escolhem a ISO 9001?
 Para melhorar a organização, a gestão e conseqüentemente os resultados Generalidades: Esta norma se aplica a uma organização quando a mesma: - necessita demonstrar sua CAPACIDADE quanto a produtos e serviços que atendam a requisitos de seus clientes, requisitos da própria organização e requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis; Pretende AUMENTAR a satisfação dos seus clientes. Requisitos são genéricos: Aplicam-se a qualquer organização

18 ISO – International Organization for Standardization
Origem da Organização ISO ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normatização) Organização não governamental; Elabora normas de aplicação internacional; Fundada em 23/02/1947; Sede em Genebra - Suíça; Atualmente existem aproximadamente normas ISO; Atua desde tamanho de calçados, até cartões magnéticos, folhas de papel (A3, A4, carta, ....).

19 Versões da ISO 9001 Versão 1987 – Sistema de Qualidade
Versão 1994 – Sistema de Garantia da Qualidade Versão 2000 – Sistema de Gestão da Qualidade Versão 2008 – O aprimoramento da Qualidade A ISO 9001 hoje é reconhecida mundialmente e aceita como base para uma organização que pretende demonstrar sua capacidade e competência perante os requisitos de seus clientes seus objetivos e finalidade!

20 Princípios da Norma ISO 9001
1 – Foco no cliente (Entender as necessidades e expectativas dos clientes) 2 – Liderança (Um líder define metas e objetivos) 3 – Envolvimento das pessoas (As pessoas são a essência da organização) 4 – Abordagem de processos (Gerenciamento de atividades por processos interrelacionados)

21 5 – Abordagem sistêmica para gestão
(Buscar a eficiência dos processos inter-relacionados) 6 – Melhoria contínua (Deve ser um objetivo permanente da organização) 7 – Abordagem factual para tomada de decisão (Decisões eficazes são baseadas em fatos e dados reais e confiáveis) 8 – Benefícios mútuos nas relações com fornecedores (A valorização dos fornecedores beneficia mutuamente as organizações)

22 Principais Características da Norma:
- Norma de gestão (gerenciamento) da qualidade Adota sistemática de abordagem de processos - Foco no cliente e na melhoria contínua - Todas as áreas, processos e atividades estão envolvidos Forte controle em todos os processos - Participação de todos é fundamental - Comunicação interna é auditável - Envolve diretamente a qualidade dos serviços Uso da ferramenta de processo PDCA Proporciona a evolução da organização Fortalece e melhora a imagem da organização Aplicável em qualquer tipo ou porte de organização

23 A NBR ISO 9001 “A NBR ISO 9001 é uma norma de gerenciamento da qualidade que visa o crescimento da organização através da busca de seus objetivos, vencendo seus desafios” Revista Times, 2004.

24 Sistemática da ISO 9001 Medir Controle Melhoria Contínua Para garantir
Para obter Melhoria Contínua

25 Base da ISO 9001 – A ferramenta PDCA
Organização Serrote Melhoria Perda da melhoria por falta de padronização Tempo Análise do processo do novo padrão proposto Organização Escada Melhoria Tempo

26 Estrutura da norma ISO 9001 0 – Introdução 1 – Objetivos
2 – Referência Normativa 3 – Termos e Definições 4 – Sistema de Gestão da Qualidade 4.1 – Requisitos Gerais 4.2 – Requisitos de Documentação 5 – Responsabilidade da Direção 5.1 - Comprometimento da Direção 5.2 – Foco no Cliente 5.3 – Política da Qualidade 5.4 – Planejamento 5.5 – Responsabilidade, Autoridade e Comunicação 5.6 – Análise Crítica pela Direção

27 6 – Gestão de Recursos 6.1 – Provisão de Recursos 6.2 – Recursos Humanos 6.3 – Infraestrutura 6.4 – Ambiente de Trabalho 7 – Realização do Produto 7.1 – Planejamento da Realização do Produto 7.2 – Processos Relacionados a Clientes 7.3 – Projeto e Desenvolvimento 7.4 – Aquisições 7.5 – Produção e Fornecimento do Serviço 7.6 – Controle de Dispositivos de Medição 8 – Medição, Análise e Melhoria 8.1 – Generalidades: Produtos e Processos conformes 8.2 – Medição e Monitoramento 8.3 – Produtos e Serviços Não Conformes 8.4 – Análise de Dados 8.5 – Melhoria Contínua

28 Benefícios da aplicação da Norma:
INTERNOS: Organização e Limpeza Esclarecer Objetivos Facilitar a comunicação interna Garantir a correta interação entre os processos Definir papéis e responsabilidades Desenvolver ações Melhorar o desempenho organizacional Capacitação e motivação da equipe Promover o Crescimento, a evolução e o fortalecimento da organização Prevenir falhas e interrupções indevidas nos processos Reduzir custos e aumentar a produtividade

29 Benefícios da aplicação da Norma:
EXTERNOS: Reconhecimento do mercado Maior credibilidade Maior satisfação dos envolvidos Diferencial perante organizações similares Fidelização E até facilidades de Crédito VOLTAR

30 Sistema de Gestão da Qualidade
SGQ Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

31 Porquê implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul?

32 A decisão por implantar um SGQ em uma organização é uma opção estratégica e deve ser tomada pela direção da “Casa” em consenso com todos os envolvidos. Esta decisão visa melhorar e padronizar: 1 – A sua sistemática de Gestão, tornando a organização mais moderna, prática, transparente, ágil e dinâmica e efetivamente integrada; 2 – A efetividade das atividades relacionadas ao sucesso e a credibilidade da organização; 3 – A Visão Estratégica através de uma Abordagem de Processos, permitindo melhores níveis de controle; 4 – A adoção de uma filosofia pela melhoria contínua; 5 – Tornar a qualidade uma “filosofia administrativa” fazendo parte de todas as ações e iniciativas da organização.

33 Etapas para implantação de um SGQ
ETAPA 1 – DIAGNÓSTICO 1° – Planejar a implantação (diagnóstico) e realizar a abordagem de processos 2° – Treinar lideranças e envolvidos diretos (estabelecer o Comitê da Qualidade) 3° – Definir modelos de documentos 4° – Preparar a documentação fundamental

34 Abordagem de Processos
GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PE MP PA PT MP= MACRO PROCESSOS PA=PROCESSOS DE APOIO PT= PROCESSOS TERCEIROS PE=PROCESSOS ESTRATÉGICOS DIRETORIA AQUISIÇÕES COMERCIAL REQUISITOS DE ENTRADA CLIENTES REQUISITOS ATENDIDOS CLIENTES GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO ADMINISTRATIVA GESTÃO DE REC HUMANOS ASSESSORIAS PRESTADORES DE SERVIÇOS CONVÊNIOS FORNECEDORES ENTIDADES COLIGADAS

35 Pirâmide da Documentação Necessária
Manual do SGQ Estatuto Regimento Interno Nível Estratégico Procedimentos Normas e Regulamentos Nível Tático Instruções ou Rotinas de Trabalho Dados Informatizados Registros da Qualidade Nível Operacional

36 ETAPA 2 - IMPLENTAÇÃO ETAPA 3 - VERIFICAÇÃO
5° – Implantação Efetiva do Sistema 6° – Treinar Todos os Colaboradores ETAPA 3 - VERIFICAÇÃO 7° – Realizar Auditorias Internas 8° – Aplicar Ações Corretivas / Preventivas / de Melhorias

37 ETAPA 4 – CERTIFICAÇÃO 9° – Definir Organismo de Certificação
10° – Realizar a Pré-Auditoria 11° – Realizar a Auditoria Inicial (Certificação) 12° – Entrar na etapa de Melhoria Contínua OBS: Um organismo certificador realiza auditorias periódicas (geralmente semestrais) para evidenciar o cumprimento dos requisitos do SGQ

38 Finalizando ....

39 Dificuldades para aplicação da ISO 9001 numa organização
OCULTAR INFORMAÇÕES FAZER SOMENTE CRÍTICAS DESTRUTIVAS NÃO COLABORAR NÃO ACEITAR E NÃO APRENDER DAR INFORMAÇÕES ERRADAS NÃO CUMPRIR PRAZOS

40 TERRY TATE

41 Habilidades Necessárias para este Desafio
CONCEITUAL ADMINISTRADOR HABILIDADE TÉCNICA HABILIDADE HUMANA CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO

42 Pesquisa de Câmaras Certificadas no Brasil:
Informação Final Pesquisa de Câmaras Certificadas no Brasil: Câmara de Vereadores de Barueri Câmara de Vereadores de Ipatinga Câmara de Vereadores de Hortolândia Câmara de Vereadores de Joinville Câmara de Vereadores de Indaiatuba Câmara de Vereadores de Balneário Camburiú

43 Conclusão Um Sistema de Gestão da Qualidade visa tornar uma organização mais ágil, qualificada e preparada para seu propósito e finalidade. Busca integrar e motivar todos os seus participantes na obtenção dos resultados planejados. Um SGQ é o que se tem de melhor em termos de gerenciamento moderno e atualizado, permitindo aos participantes da organização a utilização das mais eficientes ferramentas gerenciais !

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