A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo Multicêntrico: Correlação entre calprotectinas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo Multicêntrico: Correlação entre calprotectinas"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo Multicêntrico: Correlação entre calprotectinas
( fecal e sérica) com Marcadores inflamatórios E Escores Endocópicos Histológicos. Cury, Moss

2 Autores: Cury, Moss Dídia Bismara Cury Maraci Rodrigues
Orlando Ambrogini Adalberta Arao. Sender J Mizsputen Marcelo S Cury. Nestor Schor Luciana Mijji. Marielly Luciano de Campos Alan Moss Cury, Moss

3 Universidade Federal de São Paulo (Disciplina de Gastroenterologia Clínica)
Universidade Estadual de São Paulo ( UNESP de Botucatu, departamento de bioestatística). Centro de Doença inflamatória intestinal Clínica Scope. Centro de Endoscopia Avançada Clínica Scope. Disciplina de Gastroenterologia Clínica da Unifesp Disciplina de Gastropediatria da USP. Disciplina de Gastropediatria da Universidade de Vitória.

4 Estudo multicêntrico. Cury, Moss Objetivos:
Correlacionar a calprotectina sérica e fecal em tempo real , seguido da colonoscopia em portadores que estiverem com índices de atividade clínico positivo com ou sem tratamento estabelecido. Correlacionar a calprotectina sérica com os mediadores da inflamação ( IL6 e TNF alfa , PCR) e scores endoscópicos e histológicos, em adultos e crianças.

5 Métodos: Métodos: Os pacientes serão admitidos nos devidos centros de referencia e serão selecionados quanto aos critérios de inclusão ou de exclusão conforme segue: Critérios de inclusão : Portadores com doença de Crohn e retocolite ulcerativa, independente do local de doença , com diagnóstico prévio de doença , que estarão em tratamento ou não ( n=20) por centro. Em relação a coleta sérica deverá ser seguida posteriormente as dosagens de IL6, TNF alfa, PCR, calprotectina sérica e fecal para os cálculos de suas devidas correlações. Cury, Moss

6 Cury, Moss Material e Métodos Todas as amostras de sangue , serão submetidas ao Elisa teste conforme as instruções dos fabricantes. Colonoscopias deverão ser utilizadas sendo recentes ( 15 dias) ou mesmo serem solicitadas ( caso seja necessário, em situações de doença em atividade) , nesse caso o paciente será incluído no estudo como ativo quando confirmado por método por imagem.

7 Cury, Moss Material e Métodos Em situações de doença inativa por métodos colonoscópicos, os pacientes serão incluídos no estudo como grupo controle e serão coletados amostras de sangue para as correlações de marcadores séricos, conforme já descrito.

8 Material e Métodos Critérios de Exclusão:
Uso de anti-inflamatórios não hormonais, inibidores de bomba de prótons, doença hepática, infecções e colites indeterminada.

9 Cury, Moss Material e Métodos O resultado final constará de um grupo uniforme com amostras séricas e colonoscopias com biópsias seriadas e seus escores endoscópicos e histológicos de pacientes ativos e inativos. Cada centro deverá responder por 20 pacientes ativos entre retocolite e Crohn e 20 pacientes sem atividade de doença.

10 Material e Métodos Comitê de Ética:
O paciente será previamente informado da pesquisa e a mesma seguirá as normas de comitê nacional de ética. O protocolo será submetido ao comitê de ética da UNIFESP e da USP e da Universidade de Vitória.

11 Material e Métodos Tempo de estudo: 6 Meses
Análise de dados: O cálculo da amostragem será realizada através do departamento de bioestatística da UNESP (Botucatu). Coleta de amostras de sangue: Será realizada nos devidos centros e as mesmas serão centrifugadas no laboratório local para posterior análise ( Elisatest), que será realizado no laboratório de pesquisa básica da UNIFESP.


Carregar ppt "Estudo Multicêntrico: Correlação entre calprotectinas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google