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MATO GROSSO DO SUL 40 ANOS.

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Apresentação em tema: "MATO GROSSO DO SUL 40 ANOS."— Transcrição da apresentação:

1 MATO GROSSO DO SUL 40 ANOS

2 TEMA: DA CRIAÇÃO DO ESTADO ATÉ OS DIAS ATUAIS: POR MEIO DAS MUDANÇAS GEOGRÁFICAS, CULTURAIS, POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS

3 Escola estadual luiz soares andrade
Direção: Elaine Cristina Villa Correia Direção Adjunta: Márcio Redigolo Coordenação Pedagógica: Sandra Regina Mendes Pereira, Teresa Picoli Nucci, Claudia Nabarro Público alvo: Ensino Fundamental e Médio

4 I. Justificativa: Considerando que o Estado de Mato Grosso do Sul fará 40 anos em 2017, entendemos da importância de incentivar o estudante a conhecer melhor e valorizar o território onde vive. Por meio da pesquisa, ele será orientado a construir conhecimentos relacionados a pluralidade cultural, a base econômica e espaços geográficos que o delimitam. Dessa forma, este projeto se justifica pelo desejo de desenvolver no estudante a autonomia e o protagonismo em relação à busca de conhecimento e a sua identidade enquanto cidadão sulmatogrossense.

5 II. Objetivo Geral: Incentivar o estudante a buscar conhecimentos e valorizar o território onde vive, identificando-se como cidadão sulmatogrossense agente de transformação social.

6 III. Objetivos Específicos:
Enaltecer a identidade e as memórias dos povos que compõem a sociedade pluriétnica de Mato Grosso do Sul; Promover a reflexão e o conhecimento sobre as mudanças geográficas, econômicas, políticas, sociais e culturais que ocorreram nos últimos 40 anos;

7 Possibilitar a busca de conhecimentos sobre as mudanças ocorridas no Estado e a contribuição delas à construção de diversas memórias e identidades relacionadas aos povos que formam a atual sociedade sulmatogrossense; Celebrar os 40 anos de Mato Grosso do Sul com atividades artísticas e culturais, através de mostra cultural.

8 IV. Metodologia: Este projeto será desenvolvido nos três turnos de funcionamento desta Unidade Escolar, envolvendo os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental até os alunos do 3° ano do Ensino Médio. Cada professor será responsável por realizar uma atividade que seja pertinente a disciplina que ministra e poderão elaborar ações por área de conhecimento ou disciplinas afins.

9 A proposta do projeto deverá ser apresentada aos alunos, e por meio da problematização, serão motivados pelos professores a realizar pesquisas, (STE, acervos, entrevistas) com um envolvimento gradativo, que irão se aprofundando e, consequentemente, definindo o que mais contribuirá para o resultado esperado. Durante o desenvolvimento das ações serão produzidos vídeos, fotos e músicas, entre outros conteúdos midiáticos que se fizerem oportunos e possíveis.

10 V.Estratégias/ Ações Todas as atividades serão planejadas com foco na pesquisa e autoria, levando os alunos a pesquisar, instigar e constatar elementos capazes de ampliar os seus conhecimentos.

11 Planejar (Plan) Executar (Do) Tema/assunto
“Como executar as ações propostas.” Avaliar (Check) “Como você vai avaliar as atividades propostas.” Cronograma Início- término Tempo previsto Tema/assunto Objetivos “O que desejo alcançar” Estratégias “Como fazer para alcançar este objetivo?” -

12 Sugestões de atividades
ARTE: Releitura de obras de artistas sulmatogrossenses Estudo das músicas regionais ( cantar, parodiar, dublar,...) Estudo da bandeira de MS (pintura, mosaico, ...) LÍNGUA PORTUGUESA: Textos informativos sobre o divisão do Estado de Mato Grosso, Poemas e poesias dos artistas sulmatogrossenses(varal de poesia, declamações, cartazes,...) Caderno de receitas, ou receitas encadernadas, com a culinária típica de MS, Textos descritivos sobre o Pantanal, Entrevista com um personagem que presenciou a época da divisão do Estados de Mato Grosso(1977),

13 MATEMÁTICA: Gráficos com dados sobre a população antes da divisão, e a atual(o crescimento populacional de MS); HISTÓRIA: Os caminhos históricos da divisão política do Estado de Mato Grosso A imigração e o desenvolvimento econômico e cultural no Estado, GEOGRAFIA: As populações indígenas no estado de MS, As contribuições indígenas no desenvolvimento do Estado, EDUCAÇÃO FÍSICA: AS praticas esportivas no Estado de Mato Grosso do Sul com a participação das etnias indígenas,

14 CIÊNCIAS: “O ser humano e a percepção do ambiente em Mato Grosso do Sul” Solicitar ao estudante que identifique a partir das Ciências da Natureza as mudanças ocorridas em diferentes fases da vida (últimos 40 anos) observando a diversidade cultural, alimentar e de sustentabilidade dentro da própria comunidade. Ontem hoje; Diversidade cultural; Sustentabilidade. Solicitar aos estudantes que identifiquem relação entre a linha de tempo de criação do estado de Mato Grosso do Sul e a história da alimentação nas Américas.

15 OBSERVAÇÃO: Material riquíssimo da aula programada enviada pela SED/MS


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