A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redução da desigualdade de renda no Brasil – determinantes e consequências Artur Henrique da Silva Santos, VI Prêmio SOF de Monografias, Coletânea.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redução da desigualdade de renda no Brasil – determinantes e consequências Artur Henrique da Silva Santos, VI Prêmio SOF de Monografias, Coletânea."— Transcrição da apresentação:

1 Redução da desigualdade de renda no Brasil – determinantes e consequências
Artur Henrique da Silva Santos, VI Prêmio SOF de Monografias, Coletânea

2 Analisar-se-á a probabilidade de o indivíduo adulto (maior de 15 anos) estar economicamente ativo no mercado de trabalho, considerando, entre outras variáveis explicativas, se ele recebe o benefício do PBF. Desse modo, pretende-se verificar, empiricamente, se o PBF tende a gerar o “efeito preguiça”. Examinar-se-á, também, a probabilidade de o indivíduo adulto estar ocupado no mercado de trabalho formal, considerando, entre outras variáveis explicativas, se ele recebe o benefício do PBF. Desse modo, pretende-se verificar empiricamente se o PBF tende a influenciar a escolha ocupacional do indivíduo para a informalidade. O método de interpretação dos parâmetros estimados, apesar de não ser uma interpretação direta das probabilidades entre as variações das variáveis, se for negativo expressa uma relação inversa entre a variável e a probabilidade; se for positivo, expressa uma relação direta. A mensuração do nível do efeito marginal da variável explicativa sobre a dependente pode ser obtida pelo cálculo da derivada.

3 Modelos de previsão de insolvência bancária no Brasil
Mário Magalhães Janot – Março 2001 – Trabalho para discussão 13 – Banco Central do Brasil

4 Essencialmente o que estamos querendo obter ao estimar os coeficientes do modelo logit é produzir um conjunto de estimativas de probabilidade, tendo sido assinalada alta probabilidade ex-ante de insolvência aos bancos que faliram, e aqueles que não faliram baixa probabilidade. Um “bom ajuste” é um conjunto de coeficientes que mais se aproxima deste objetivo. A técnica utilizada para estimar a equação (2.2) é o método de estimação de máxima verossimilhança.

5 O modelo de previsão de insolvência bancária construído classificou corretamente 91,8% dos bancos, correspondendo a 95% dos solventes e 85,71% dos insolventes, conforme mostra a tabela abaixo. A classificação correta ocorreu quando o banco era insolvente e tal fato foi previsto pelo modelo e quando o banco era solvente e o modelo o apontou como tal. O modelo classifica um banco como insolvente quando a probabilidade estimada de insolvência é maior do que 0.5.

6 Corrupção municipal e efeitos do alinhamento político com o governo federal
Reginaldo Soares de Andrade, 2014, Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília

7 Apresenta-se a seguir os modelos utilizados para tentar responder à questão central do presente trabalho, ou seja, investigar se o fato do chefe do município pertencer ao partido do Presidente da República tem algum efeito sobre a probabilidade de ser condenado. Uma vez que a variável de interesse é binária, foi utilizado o modelo probit para estimar os efeitos marginais das diversas variáveis de controle. Para avaliar a consistência dos resultados, é apresentada, também, uma estimativa utilizando modelo de resposta linear (LPM).

8 A fonte principal de pesquisa para montagem da base foi obtida junto à internet, por meio de notícias publicadas pelos sites dos tribunais de justiça, ministério público e imprensa em geral (Anexo I). Por limitações de informações e espaço, os dados coletados referem-se somente ao Estado de Minas Gerais. A motivação desta escolha surgiu a partir de notícia publicada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 17/3/2014 informando que 18 ex-prefeitos de cidades do norte de Minas Gerais foram condenados após 30 das 163 ações de improbidade que tramitam perante a Justiça Federal em Montes Claros, norte de Minas Gerais, terem sido apreciadas pela Justiça Federal.

9 Apesar de se tratar de questão secundária, dentro dos objetivos estabelecidos, apresenta-se a seguir, para a amostra examinada, um modelo relativo aos efeitos da corrupção sobre as chances de reeleição. Para efeitos de estimação, considera-se agora, como variável dependente a ocorrência de reeleição que será indicada por uma dummy.

10 Marislei Nishijima, Geraldo Biasoto Junior, Denise Cavallini Cyrillo
Análise econômica da interação entre saúde pública e privada no Brasil: tratamentos de alta complexidade Marislei Nishijima, Geraldo Biasoto Junior, Denise Cavallini Cyrillo

11 Para avaliar os determinantes da posse de seguro (plano) de saúde e de seguro de saúde privado no Brasil foram estimados modelos de probabilidade, respectivamente tabelas 3 e 4 - modelos lineares de probabilidade (MLP); modelos probit; e modelos logit – utilizando dados do suplemento de saúde da PNAD de A ideia consistiu em verificar quais variáveis afetam as decisões dos indivíduos de possuir um seguro de saúde privado no Brasil, país cuja constituição em tese garante direitos universais aos bens de saúde.


Carregar ppt "Redução da desigualdade de renda no Brasil – determinantes e consequências Artur Henrique da Silva Santos, VI Prêmio SOF de Monografias, Coletânea."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google