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MODELAGEM DE CONCESSÕES AEROPORTUÁRIAS ATRÁVES DE OPÇÕES REAIS – UMA APLICAÇÃO A UM CASO BRASILEIRO Edson Gonçalves Centro de Regulação em Infraestrutura.

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1 MODELAGEM DE CONCESSÕES AEROPORTUÁRIAS ATRÁVES DE OPÇÕES REAIS – UMA APLICAÇÃO A UM CASO BRASILEIRO Edson Gonçalves Centro de Regulação em Infraestrutura – CERI / FGV Marcello Bastos Nunes JGP Gestão de Recursos 9º Congresso Brasileiro de Regulação ABAR Brasília, 19 de agosto de 2015

2 Sumário  Neste trabalho apresentamos uma metodologia alternativa para a estimativa do valor de uma concessão aeroportuária.  Com base na recente concessão do aeroporto de Guarulhos, duas abordagens foram implementadas e comparadas com um cenário base que replica as condições atuais da concessão.  Ambos os modelos implementados, com origem na Teoria das Opções Reais – Simulação de Monte-Carlo e Árvores Binomiais – apresentaram um ganho de valor com relação a abordagem tradicional de fluxo de caixa descontado.  Por fim, as metodologias alternativas propostas indicam que há um ganho em termos de repartição de riscos com relação ao modelo tradicional, que não incorpora flexibilidades, em especial a formatação de um plano de investimentos condicional a demanda de passageiros e não completamente obrigatório, como consta nos contratos atualmente em vigor.

3 Cenário das Concessões

4 Aeroporto de Guarulhos

5 Riscos e Obrigações da Concessionária Riscos Risco de demanda, inclusive se decorrer de implantação de novos aeroportos; Aumentos de preço nos insumos; Estimativa incorreta do custo dos investimentos a serem realizados pela Concessionária; Custos da eventual rescisão dos contratos celebrados que envolvam a cessão de espaços no aeroporto. Obrigações Realizar todos os investimentos necessários para ampliar a capacidade do aeroporto Cumprir com os indicadores de performance operacional, qualidade e conforto previstos no contrato de concessão

6 A Concessionária Consórcio formado pela Invepar e ACSA (Airport Company South Africa) Duração de 20 anos Valor pago: R$ 16,2 milhões de reais

7 Aeroporto de Guarulhos

8 Guarulhos - Atual

9 Guarulhos – Fase Final

10 Modelos e Resultados  Valor Presente Líquido do Projeto de acordo com um “Modelo Base” e um “Modelo Alternativo” Modelo Base – Valuation pelo fluxo de caixa descontado, considerando-se o plano de investimentos previsto para a concessão Modelo Alternativo – neste caso, os investimentos em ampliação são alocados conforme a demanda de passageiros no ano se aproxima do limite do aeroporto.  A projeção da demanda de passageiros até o final do período de concessão, uma das principais variáveis do modelo, foi feita através de uma árvore binomial, com inputs provenientes de dados passados, como o desvio padrão da demanda dos anos anteriores, e dados estimados, como a taxa livre de risco – esta abordagem é similar a adotada em Martins (2013).

11 Modelos e Resultados  Outra forma para se estimar a demanda é através da simulação de Monte Carlo, alternativa a árvore binomial  Aqui temos os resultados comparativos, para o cenário base (cronograma de investimentos fixo) - binomial x monte-carlo

12 Modelos e Resultados  Outro modelo testado para apreçar possíveis opcionalidades relativas ao fluxo de investimentos foi o de Copeland (2003), utilizando também opções reais.  Assim como foi feito no primeiro modelo apresentado neste trabalho, foi utilizada uma árvore binomial, mas desta vez não para calcular a demanda de passageiros.  Primeiramente foi calculado o VPL do projeto no cenário base desconsiderando os investimentos, mas mantendo a mesma demanda de passageiros.  A seguir, foi montada uma árvore binomial para este VPL, partindo-se do valor inicial e com cada nó tendo o seu valor calculado através dos parâmetro u, d e p  A seguir é calculado o valor da opção em cada nó, a partir da expressão abaixo.

13 Conclusões e Questões  A comparação entre os valores dos cenários base e alternativo mostra a importância que uma opcionalidade de escolha da melhor alocação dos investimentos traz para o projeto.  Assim, a inclusão de cláusulas desta natureza nos contratos pode acrescentar valor significativo ao projeto.  Ao se analisar a diferença entre o modelo binomial e o modelo com a simulação de Monte Carlo é possível observar a sensibilidade que o projeto tem com relação a variação da demanda.  Como a demanda no modelo se mostrou crescente e atinge a capacidade máxima rapidamente, uma medida que poderia ser adotada no contrato de concessão seria a flexibilização das tarifas de embarque e de carga.  Um ajuste acima do IPCA, como é o permitido atualmente no contrato, poderia equilibrar a demanda de passageiros, e aumentar a receita da concessionária. Porém, tal possibilidade não é prevista no contrato e exigiria uma revisão substancial do mesmo.


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