A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire."— Transcrição da apresentação:

1 APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire Chagas Sílvia Helena Lima dos Santos Ada Amélia Sanders Lopes

2 INTRODUÇÃO A possibilidade concreta da escassez de água doce começa a tornar- se, cada vez mais, a grande ameaça ao desenvolvimento econômico e social de uma região. Os modelos matemáticos de qualidade de água são capazes de representar um processo físico qualquer através da formulação de um conjunto de equações matemáticas. Outro aspecto que deve ser considerado nesse tipo de modelo, diz respeito a identificação das incertezas. aplicar a teoria fuzzy, em modelos hidrodinâmicos, conjuntamente com os modelos advectivo-difusivo, para avaliar o desempenho desta teoria na determinação de campos de concentração em uma estrutura fuzzy,

3 METODOLOGIA A teoria fuzzy foi desenvolvida por Zadeh da Universidade da Califórnia em Berkeley, na década de 60, quando o mesmo observou a dificuldade de modelar sistemas complexos através de conjuntos ou teorias convencionais. O conceito central da teoria fuzzy é a definição das funções de pertinência, que representam numericamente o grau na qual um elemento pertence a um conjunto.

4 EQUAÇÕES Equação da continuidade Equação da Quantidade de Movimento Equação do Transporte de Massa

5 EQUAÇÕES

6 A solução deste conjunto de equações permite determinar as variáveis dependentes, na forma de funções de pertinências. Essas funções são calculadas ao longo de trechos do rio para diferentes tempos. Assim, a equação fuzzy da hidrodinâmica produz um campo de escoamento fuzzy definido por uma função de pertinência para a vazão, uma função de pertinência para a área da seção transversal e uma função de pertinência para a velocidade.

7 RESULTADOS Nesta simulação considerou-se uma condição de contorno para concentração de 100mg/L e o comprimento do canal de 1525m. Na discretização, o canal é dividido em 100 trechos de 15.25 m de comprimento cada, com 1000 intervalos de tempo de 1 dia. Ainda, como dados de entrada foram utilizadas funções fuzzy triangulares para os parâmetros velocidade (V), fator de ponderação para a dispersão ( ), Coeficiente de dispersão (EL), a saber, V=[1.8; 2.4; 3.1]ms -1, [9.2; 15.3; 19.8]m, EL=[16.56; 36.72; 61.38]m 2 dia -1.

8 RESULTADOS

9 Simulações, o modelo foi rodado com os dados do rio Potengi, no Rio Grande do Norte. Nas simulações, considerou-se o lançamento de esgotos de origem doméstica para avaliar o comportamento da concentração de coliformes ao longo do rio. Os dados do rio Potengi, utilizados nas simulações seguintes, são: comprimento do canal 9 Km, temperatura da água 30 o C e largura do canal 37m.

10 RESULTADOS As figuras 3 e 4 mostram as funções de pertinência calculadas para um tempo de observação de 8 horas após o lançamento, para uma seção a 4.5Km da origem do canal, considerando os dois cenários de vazão. Através das figuras pode-se observar que para o cenário de maior vazão, Figura 4, o grau de maior pertinência para a concentração varia entre 60 e 105org/100mL, correspondente aos lançamentos de 500 e 1500 org/100mL. Já para o cenário mais desfavorável, vazão de 2.6m 3 s -1, o grau de maior pertinência varia entre 100 e 280org/100mL. Verifica-se, então, que para um mesmo lançamento a capacidade de diluição do rio Potengi torna-se bem menor. Este resultado permite concluir que, para um estudo de risco ambiental, esta função tende a aumentar nos períodos de seca

11 RESULTADOS Já para o cenário mais desfavorável, vazão de 2.6m 3 s -1, o grau de maior pertinência varia entre 100 e 280org/100mL.

12 RESULTADOS cenário de maior vazão, Figura 4, o grau de maior pertinência para a concentração varia entre 60 e 105org/100mL, correspondente aos lançamentos de 500 e 1500 org/100mL.

13 Para a concentração, os resultados obtidos permitiram concluir que a teoria fuzzy, aplicada nos modelos determinísticos, permite que o campo de concentração de um poluente possa ser calculado em sua forma fuzzy, em uma distribuição do tempo e do espaço. Com isso é possível que esta metodologia possa ser estendida para avaliar as incertezas inerentes aos processos de transporte de massa. Com relação ao rio Potengi as análises mostraram que a capacidade de diluição do mesmo sofre uma variação significativa quando há mudanças bruscas na vazão. Para o período de seca verificou-se que o rio fica bastante vulnerável a lançamentos com concentrações de coliformes, com as características dos esgotos domésticos. Neste caso, os resultados mostraram que a teoria fuzzy pode ser um considerável recurso nos processos de gestão integrada dos recursos hídricos. CONCLUSÕES

14 OBRIGADA!


Carregar ppt "APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google