A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III CONGRESSO NACIONAL DE DIVERSIDADES E QUESTÕES ETNICORRACIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III CONGRESSO NACIONAL DE DIVERSIDADES E QUESTÕES ETNICORRACIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 III CONGRESSO NACIONAL DE DIVERSIDADES E QUESTÕES ETNICORRACIAIS
AS IMAGÉTICAS SOBRE OS QUILOMBOLAS NO PARÁ POR PAULA SAMPAIO HELDER FABRICIO BRITO RIBEIRO RESUMO A presente pesquisa aborda as imagens fotográficas de Paula Sampaio que tem como tema os quilombolas. Observa-se a estética adotada pela fotógrafa e seu enfoque sociocultural para comunicar as questões de identidade e cultura, presentes nas comunidades negras por ela fotografadas. OBJETIVOS Pesquisar a estética e o contexto sociocultural e político, das imagens fotográficas de Paula Sampaio que possuem como tema o negro e foram realizadas nas comunidades quilombolas do Pará, nos municípios de Santa Izabel, Ananindeua, Baião, Mocajuba, Oeiras do Pará, Acará e Abaetetuba.

2 O interesse pelo tema Surgiu a partir do processo de percepção das inter-relações entre o fazer arte, as experiências de um artista e o contexto sociocultural de onde provêm as imagens criadas por Paula Sampaio. A pretensão em pesquisar a imagem do negro enquanto processo artístico-científico partiu da identificação com a temática, pois a imagética da cultura negra relata um contexto social significativo e representativo do povo afro-brasileiro. Esse encontro aconteceu ao cruzar com as produções fotográficas de Paula Sampaio e ter contato com o Ensaio “Refúgio” (2003/2006), em que a autora apresenta imagens do negro nas áreas de quilombos do Estado do Pará. Essas imagens causaram-me inquietação ao perceber que a autora enfatiza a invisibilidade dessas pessoas destituídas das ações benéficas provenientes do poder público.

3 METODOLOGIA A pesquisa ficou delimitada pela análise do ensaio fotográfico de Paula Sampaio, o Refúgio. Em relação ao ensaio possuem quinze fotografias, apenas cinco fotografias foram analisadas. Os procedimentos metodológicos adotados são de caráter qualitativo. Lançou-se mão da pesquisa bibliográfica e imagética, para apoiar a análise dos dados concernentes ao suporte teórico destinado à reflexão sobre as questões fotográficas, referentes à identidade cultura e memória. Realizou-se consultas a revistas, jornais e sites, assim como usou-se o recurso de fotografias.

4 Boris Kossoy (1999) considera que no campo da fotografia ficcional.
REFERENCIAL TEÓRICO Boris Kossoy (1999) considera que no campo da fotografia ficcional. André Rouillé (2009) afirma que uma sociedade pode ser entendia no processo cultural, a partir de agregações, indução, pressão de vários aspectos, sejam eles culturais, ideológicos, políticos e críticos. Maurice Halbwachs (2004) em suas teorias é ressaltado a realidade concreta da existência das classes sociais. Figura 02 – Imagem do Ensaio “Refúgio” – Baião - Umarizal/PA – 2003 Fonte: Acervo da Fotógrafa Figura 01: Imagem do Ensaio “Refúgio” – Oeiras do Pará - Bailiqui/PA – 2003 Fonte: Acervo da Fotógrafa

5 Philippe Dubois (2004), a discussão sobre a fotografia ser ou não arte é bastante antiga, essas questões partem de uma perspectiva relacionada às críticas que foram propostas ao campo fotográfico há tempos atrás por historiadores quando se preocuparam com outro item: a fotografia associada ao real. Figura 04 – Imagem do Ensaio “Refúgio” – Fotografa Paula Sampaio – Santa Izabel - Macapazinho/PA – 2004. Fonte: Acervo da Fotógrafa Figura 03: Imagem do Ensaio “Refúgio” – Comunidade Umarizal-Baião/ PA – 2003 Fonte: Acervo da Fotógrafa

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibividade técnica. In. __________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura da cultura. Obras escolhidas I. 7ed. São paulo: Brasilense, 1994a, p _____________. Pequena história da fotografia. In:_____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. 7ed. São Paulo: Brasilense, 1994b, p CHAVES, Ernani. Retrato, Imagem, Fisionomia: Walter Benjamin e a Fotografia. In. _________. No limiar do moderno: estudo sobre Friedrich Nietzsche e Walter Benjamin. Belém: Paka-Tatu, p DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. - Campinas: Papirus, 8ª ed FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Vol. 1. São Paulo: editora WMF Martins Fontes HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibividade técnica. In. __________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura da cultura. Obras escolhidas I. 7ed. São paulo: Brasilense, 1994a, p _____________. Pequena história da fotografia. In:_____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. 7ed. São Paulo: Brasilense, 1994b, p CHAVES, Ernani. Retrato, Imagem, Fisionomia: Walter Benjamin e a Fotografia. In. _________. No limiar do moderno: estudo sobre Friedrich Nietzsche e Walter Benjamin. Belém: Paka-Tatu, p DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. - Campinas: Papirus, 8ª ed FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Vol. 1. São Paulo: editora WMF Martins Fontes HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Roland Barthes (1984) A câmera clara: nota sobre a fotografia. Walter Benjaminr (1994). A obra de arte na era da sua reprodutibividade técnica. Vicente Sales (1971).O Negro no Pará: sob o regime da escravidão. Ernani Chaves (2003). Retrato, Imagem, Fisionomia: Walter Benjamin e a Fotografia. Philippe Dubois (2004). O ato fotográfico e outros ensaios. Annateresa Fabris (2011). O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Maurice Halbwacsh (2006). A memória coletiva. Elza Fátima Rodrigues (2004). Terra de Negro 2. Contatso: OBRIGADO !


Carregar ppt "III CONGRESSO NACIONAL DE DIVERSIDADES E QUESTÕES ETNICORRACIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google