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GT – Redes Internacionais de Conhecimento

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Apresentação em tema: "GT – Redes Internacionais de Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 GT – Redes Internacionais de Conhecimento
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UFBA E UNEB EM REVISTA Doutor Augusto Cesar Leiro, UFBA/UNEB, Salvador, Bahia, Brasil Doutoranda Maria Isabel Lopes Perez, UFBA, Salvador, Bahia, Brasil Doutoranda Tarcyla Coelho de Souza Marinho UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, 1 INTRODUÇÃO O estudo em tela é parte de uma Pesquisa Matricial que discute a internacionalização da pesquisa em educação na sociedade contemporânea. Elege o binômio educação e internacionalização como categorias teóricas substantivas, apresenta um breve panorama teórico bem como um levantamento documental acerca dos estudos sobre internacionalização em educação desenvolvidos nos programas de pós-graduação stricto sensu nas duas maiores universidades da Bahia. 2 OBJETIVO Reconhecer a produção do conhecimento, em nível de mestrado e doutorado, que tematiza a internacionalização em educação, nos Programas de Pós-Graduação da UNEB e UFBA. 3 METODOLOGIA Trata-se de um ensaio científico, de natureza qualitativa contrastativa inspirado no dizer de Minayo (2007), quando toma os estudos qualitativos como aqueles que buscam responder a questões muito particulares da realidade social e se propõem a pensar sobre o que vem sendo produzido e partilhado por um grupo de sujeitos ou refletido sobre uma dada temática. Apresenta um panorama referencial teórico Marin (2014), adota como base as pesquisas sobre a historia da pós graduação a partir do dizer de Gatti (2007) e intenta reconhecer as dissertações de mestrado e teses de doutorado que tomaram a internacionalização da pesquisa em educação como objeto de estudo. A técnica utilizada caracterizou-se por um levantamento documental, a partir de fontes primárias, e optou pela recolha de informações nos Programas de Pós-Graduação da UFBA e UNEB. Assim, o presente trabalho apresenta quadros informativos resultantes do levantamento documental, desenvolvido a partir dos descritores: internacionalização da educação e internacionalização do ensino, realizado no Centro de Documentação e Informação (CDI/PPGEduC/UNEB) e no Repositório da UFBA, e suplementado no Banco de Teses e Dissertações disponível no Portal da CAPES. 4 RESULTADOS A UNEB, mesmo com um Programa acadêmico de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade consolidado, que conta com dois cursos (Mestrado e Doutorado) e ainda mais três Programas de Mestrado Profissional na área de Educação, não apresenta, nem no seu banco de informações próprio, nem no Portal da CAPES, nenhum relatório de pesquisa em torno desta temática. Na UFBA, foram encontrados um conjunto de oito trabalhos, sendo cinco em nível de mestrado e três de doutorado: sete acadêmicos e um profissional. Os trabalhos foram defendidos em três distintos programas: administração, educação e estudos interdisciplinares. Destes, quatro foram desenvolvidos na Escola de Administração (NPGA), nos anos de 2015, 2016 e 2017, sendo três acadêmicos e um na modalidade profissional. Dois outros foram identificados como vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), em 2011 e 2014, e os outros dois, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU), um em 2016 e outro em 2017. 5 CONSIDERAÇÕES O ensaio constituiu-se em um exercício breve e qualificado acerca da internacionalização da pesquisa em educação e instigou o grupo a aprofundar as leituras e a interlocução sobre o tema. Dado o relevo e a emergência do debate sobre a internacionalização, ficou evidente que são diminutos os trabalhos acadêmicos desenvolvidos nos programas analisados. Na esteira dos dados recolhidos foi possível encontrar mais estudos na ambiência da administração do que pela lente do fenômeno educativo. Ampliar o olhar e buscar entender criticamente a geopolítica acadêmica que envolve as tendências da pesquisa em educação são também desafios históricos e imediatos das redes internacionais de conhecimento. REFERÊNCIAS  GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2007. MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo; BRASIL, Walterlina. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: relatório final. Belém: Associação de Universidades Amazônicas – UNAMAZ, p. Disponível em: < Acesso: 09 de abr MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.


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