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A NOVA MUSEOLOGIA O MOVIMENTO ( )

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Apresentação em tema: "A NOVA MUSEOLOGIA O MOVIMENTO ( )"— Transcrição da apresentação:

1 A NOVA MUSEOLOGIA O MOVIMENTO (1958-1972)
Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA A NOVA MUSEOLOGIA O MOVIMENTO ( )

2 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
características : contestador, criativo, transformador; tornou possível ações museais mais ajustadas às necessidades dos cidadãos, por meio da participação; visa o desenvolvimento social;

3 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
preocupações: com o papel social e pedagógico dos museus e com sua relação com o público; redefinir a missão dos museus (de coletores passivos para participantes ativos); interação do museu com o meio onde está inserido;

4 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
contexto histórico e político (final sec. XX) Revoluções nas comunicações; Crescente urbanização, progresso e suas conseqüências; Aparecimento de novas formações políticas(MERCOSUL, União Européia); Marginalização das minorias étnicas e de gênero; Declínio da sociedade industrial e da consciência de classe; Mudanças na estrutura do mundo do trabalho; As instituições tradicionais não são mais capazes de incorporar as novas demandas da sociedade;

5 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
Fim do sec. XX marca a museologia com: surgimento dos ecomuseus; avaliação das instituições museológicas e da Atuação do profissional de museu; crise de identidade institucional, na qual os museus se confudiram com outros modelos de ação cultural; surgimento de cursos de Museologia; atuação de organismos nacionais (DEMU/IBRAM) e internacionais (ICOM e UNESCO);

6 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
documentos considerados marcos: Seminário Regional da UNESCO, Rio de Janeiro – 1958; Declaração da mesa Redonda de Santiago-Chile – 1972; Declaração de Quebec – 1984; Declaração de Caracas – 1992;

7 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
documentos considerados marcos: Reiteração do museu como agencia educativa; Conceito de museu integral; Necessidade de existência de profissionais com ideário em comum; Afirmação do museu enquanto canal de comunicação;

8 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
Seminário Regional da UNESCO (Rio de Janeiro)1958: Simbolizou um novo paradigma para a problemática educacional (função educativa do museu); Declaração da Mesa Redonda de Santiago-Chile – 1972: Museu integral: considera a totalidade dos problemas da sociedade; Museu enquanto ação e instrumento de mudança social; Considerado como o referencial base do Movimento;

9 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
Declaração da Mesa Redonda de Santiago-Chile – 1972: A lição dos bastidores: A escolha dos expositores:todos latinoamericanos; A escolha dos temas: educação, meio ambiente e urbanismo; conseqüências: multiplicação de museus locais; a noção de museu integral, da função social do museu e do compromisso político do museólogo é admitida largamente;

10 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
Declaração de Quebec – 1984; Pretensões: Dar continuidade às reflexões de Santiago; Organizar “o que se sentia ser um movimento” que ocorria simultaneamente em vários países; Demonstrar a existência de uma nova postura museológica; Conquistas: criação do MINON, reconhecido pelo ICCOM como afiliada; Reconhecimento do direito á diferença nas práticas museológicas;

11 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
Declaração de Caracas – 1992; necessidade de atualizar os conceitos formulados 20 anos antes em Santiago; É encarada como uma avaliação critica de todo o percurso; reafirma o museu enquanto um canal de comunicação;

12 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
Princípios básicos da museologia Reconhecimento das identidades e das culturas de todos os grupos humanos; Utilização da memória coletiva como um referencial básico para o entendimento e transformação da realidade; O preservar é substituído pelo apropriar-se e reapropiar-se;(ver texto p.10, citação Kosik); Passagem do sujeito contemplativo para o sujeito que age e transforma a realidade; A arte não é a única expressão cultural do homem;

13 Aula 3_museologia e seu campo de atuação
Princípios da nova museologia O objeto está a serviço o homem (o desenvolvimento das ações museológicas considerando como ponto de partida a prática social e não as coleções); Tempo e espaço não se fecham entre muros e paredes; O profissional de museu é um ser social, um ator da mudança, um servidor da comunidade; O visitante não é um consumidor dócil, mas um criador que pode e deve participar da construção do futuro; A pesquisa, a conservação, a apresentação, a animação são funções, grupos de técnicas, mas em caso algum missões do museu;

14 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
Expressões chave Museu integral: aborda a totalidade dos problemas da sociedade. O museu que tem a ênfase no homem, sujeito do ato de conhecer e de transformar o conhecimento e o mundo na sua relação com o meio; Museologia ativa: experiências com base nos referenciais da Nova museologia: ecomuseus, museus comunitários, museus de vizinhança; Desenvolvimento comunitário: processo educacional nos sentido de liberar o homem para que seja sujeitoda sua própria história;

15 Aula 8_ MUSEOLOGIA DESENVOLVIMENTO E AÇÃO COMUNITARIA
Processo museológico (metodologias) Diversidade de processos, mas apoiados nas propostas de educação transformadora e da pesquisa-ação (ver p.14); Participação e autogestão são princípios básicos destes processos; Pluridisciplinaridade e transdiciplinaridade: vários métodos e técnicas encontram-se, interpõem-se e se complementam;


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