A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO. PLANEJAR PRA QUÊ? É um processo que exige a organização, sistematização e previsão dos atos teleológicos (destinados a uma finalidade) “Do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO. PLANEJAR PRA QUÊ? É um processo que exige a organização, sistematização e previsão dos atos teleológicos (destinados a uma finalidade) “Do."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO

2 PLANEJAR PRA QUÊ? É um processo que exige a organização, sistematização e previsão dos atos teleológicos (destinados a uma finalidade) “Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.” (Leal s.d, p. 1)

3 PLANEJAMENTO E REFLEXÃO Planejamento é um aspecto do real refletido na mente, quanto mais objetiva for a reflexão, mais chances de sucesso terá o planejado. “Planejar, então, é a previsão sobre o que irá acontecer, é um processo de reflexão sobre a prática docente, sobre seus objetivos, sobre o que está acontecendo, sobre o que aconteceu. Por fim, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico”. (Leal, s.d, p.2)

4 COMO PLANEJAR? Realizar diagnóstico: (condições objetivas) I.Quantidade de alunos II.Condições sócio-econômicas dos alunos III.Nível intelectual dos alunos IV.Recursos disponíveis V.Condições físicas da instituição VI.Filosofia da instituição

5 COMO PLANEJAR? Estabelecer objetivos: (condições subjetivas) I.Elencar conteúdos a serem ensinados II.Situar relações entre os conteúdos III. Elaborar atividades IV.Programar o tempo V.Avaliar

6 PLANEJAMENTO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Da prática inicial à prática social concreta: Saviani (2000) entende a educação como um ato, nascido da prática social e voltado para a vida social. Ele situa, não de forma hierárquica e nem hermética cinco passos iniciais para pensar o ensino na perspectiva histórico – crítica. Prática social inicial, problematização, instrumentalização, catárse, prática social concreta.

7 PRÁTICA SOCIAL INICIAL O momento em que o professor verifica o conhecimento empírico dos alunos, aquilo que os alunos já conhecem. Momento da síncrese: onde conhecimentos do senso comum misturam-se com os conhecimentos científicos.

8 PROBLEMATIZAÇÃO Apresenta os vários aspectos do conhecimento colocando-o em crise, problematizando-o e mostrando suas contradições. Pode ser realizado pelo professor por meio de questionamentos feitos sobre o assunto. Acompanha todo o planejamento

9 INSTRUMENTALIZAÇÃO Relaciona o conhecimento apresentado com as demais esferas dos saber. Estabelece a mediação do conhecimento específico com a realidade social. Possui caráter globalizante, investiga a totalidade.

10 CATÁRSE A catarse é o ponto de chegada, em que o aluno parte de um conhecimento abstrato e adquire o conhecimento concreto. Momento em que o aluno sintetiza e toma uma nova postura frente ao conhecimento concreto.

11 PRÁTICA SOCIAL CONCRETA Prática social concreta ou prática social final é o momento do confronto do conhecimento inicial com o atual do aluno. Assim sendo, o aluno verificará o que ele conhecia no âmbito do senso comum e perceberá sua construção intelectual e conceitual frente a um determinado assunto.

12 Referências LEAL, R. B. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, s.d SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2000.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO. PLANEJAR PRA QUÊ? É um processo que exige a organização, sistematização e previsão dos atos teleológicos (destinados a uma finalidade) “Do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google