A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Anderson Lourenço

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Anderson Lourenço"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Anderson Lourenço
SEJAM BEM VINDOS Prof. Anderson Lourenço GEOGRAFIA – 9º ANO 2017

2 COMBINADOS – PROFESSOR ALUNO
Conversar somente se for sobre o assunto e com o professor. Pensar sobre o assunto em voz alta é importante. Perguntar é fundamental, pois sua mente formulou a pergunta e certamente guardará a resposta. Se não estiver na escola e tiver dúvidas sobre uma matéria, trabalho ou dever pode nos enviar pelo Em 2017 no final da aula listaremos quem mais fez registros do que foi falado, explicado e discutido.

3 O que fazer para obter boa nota?
Estudar em casa após a aula de geografia esqueça a ideia de um dia antes da prova. Escrever com clareza de pensamento e clareza ortográfica. Muitas vezes cobramos em prova detalhes que foram explicados oralmente, por tanto é fundamental tomar nota do que é falado pelo professor. Os slides (quando forem usados) não devem se o único meio de estudo, pois eles são o resumo do resumo. Fazer a prova com muita calma, leia a pergunta, pergunte-se o que realmente o professor quer com essa pergunta, posteriormente responda. Faça as respostas a lápis e ao término da prova leia novamente suas respostas , erros podem ser observados e novas informações podem surgir.

4 Unidade 1 – Recursos Naturais
Recursos naturais não renováveis

5

6 Recursos Naturais são tão importantes que podem gerar guerras.

7

8 Todos os setores se utilizam dos recursos naturais e muitas vezes sem consciência.
Atividades economicas Setor Primário (Extrativismo: Pesca, Mineração, etc) Setor Secundário (Transformação: Indústria, construção) Setor Terciário (Prestação de serviços: Escola, Hospitais)

9 O que mudou ao longo dos anos??
Com o surgimento das indústrias a exploração dos recursos naturais aumentou muito.

10

11

12

13 RECURSOS NATURAIS – O que são?
Recursos naturais – são todas as riquezas que se encontram disponíveis na Natureza (subsolo, solo e à superfície da terra) e que o Homem pode utilizar para satisfazer as suas necessidades de sobrevivência e de desenvolvimento.

14 Como podem ser os Recursos naturais?
RENOVÁVEIS NÃO RENOVÁVEIS Recursos que se esgotam na Natureza, pois a sua capacidade de renovação não é feita em tempo útil para o Homem, uma vez que este os consome a uma velocidade superior à velocidade que a Natureza tem capacidade de os produzir. Recursos que não se esgotam na Natureza uma vez que a sua renovação é permanente.

15 Como se Classificam os Recursos Naturais?
RENOVÁVEIS NÃO RENOVÁVEIS BIOLÓGICOS ENERGÉTICOS MINERAIS ENERGÉTICOS HÍDRICOS - Combustíveis Fósseis (carvão, petróleo, gás natural) - Urânio - Minerais metálicos (ferro, cobre, alumínio, prata, ouro…) - Minerais não metálicos (argila, areias, calcário, mármores, fosfatos…) Agricultura - Pesca - Florestas - Energia solar - E. eólica E. hidroeléctrica E. geotérmica Biomassa - Maremotriz Existentes nos: - Lagos - Rios - águas subterrâneas

16

17 O Extrativismo de Recursos minerais (página 08)
Mineral: todos os itens não vivos retirados do solo ou do mar fazem parte deste grupo. Ex: Ferro e Sal Bauxita, ouro, estanho, Cobre são minerais muito importantes para a indústria. Sua retirada pode ser simples como fazem os garimpeiros ou moderna como faz a mineradora VALE.

18

19 Extrativismo Mineral Os minerais com grande valor de mercado são chamados de minérios. O extrativismo mineral se feito de maneira errada podem gerar: contaminação de rios e do solo poluição do ar causar deslizamentos e outros impactos ambientais.

20 Veja vídeo sobre o desastre de Mariana

21 Problemas gerados pela mineração
Comprometimento da audição (barulho) Distúrbios neurológicos e câncer (uso no mercúrio para separar o ouro)

22 Projeto de recuperação de áreas degradadas pós mineração

23 Página 11 (quadro amarelo)
No livro Página 11 (quadro amarelo)

24 Adamantino (diamante) Perláceo (talco, pérola) Sedoso (seda)
Recursos minerais Metálicos Bauxita (alumínio) Cobre Cassiterita Hematita (ferro) Manganês Ouro Prata Chumbo Não Metálicos Vítreo (vidro) Adamantino (diamante) Perláceo (talco, pérola) Sedoso (seda) Graxo (vidro manchado) Areia e Argila (vasos) Cálcário Rochas decorativas (mármore, granito e ardósia)

25 Recursos minerais Metálicos Não Metálicos
Apresentam metal em sua composição. Refletem a luz (até 75%) Condutores de calor. São transformados em siderúrgicas e metalúrgicas (Ind. De Base). Grandes Produtores: China, Brasil e Austrália. No Brasil: MG, MS, PA Não apresentam metal em sua composição. Possuem pouco brilho. Não são grandes condutores de calor São absorvidos pela construção civil.

26 O mais nobre de todos Usado para fazer joias, equipamento mecânicos, eletrônicos. Seu brilho e dureza são únicos. Grandes produtores: Rússia, Botsuana, Congo. Países africanos produzem muitos diamantes. Muitas guerras ocorrem pela disputa na produção. Diamante

27

28 Minerais de terras raras e radioativos
Elementos minerais raros que possuem características muitos especiais. Exemplo Neodímio (chamado apenas de imã)

29

30 Atividades para próxima aula
No livro páginas 14 e 15

31

32

33

34 O que é um mineral radioativo?
É um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência e atravessar corpos opacos à luz. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis. Foi observada pela primeira vez pelo francêsHenri Becquerel em 1896 enquanto trabalhava em materiais fosforescentes.

35 Atividades para o próximo dia de aula
Carajás - O Ferro que vale ouro 6 vídeos

36 Exemplo de metais radioativos
Urânio Polônio Rádio Tório Esses materiais são muito utilizados em equipamentos médicos e de geração de energia. O Brasil enriquece urânio para geração de energia

37 Acidentes radioativos

38 Acidentes radioativos

39 Atividades para próxima aula
Realizar relatório de vídeo. “Linha Direta Justiça - Césio 137”. Mínimo 2 linhas por minuto. Fazer no caderno. Buscar no you tube.

40 Combustíveis Fósseis Petróleo Carvão Mineral Gás Natural

41 Como o petróleo se forma?

42 Como o petróleo se forma?
Formado a 70 milhões de anos atrás (Era Cenozóica).

43 Petróleo Usado desde a antiguidade (vedação, argamassa e pavimentação). Como energia passa a ser utilizado nos EUA em meados do século XIX (iluminação pública). Com o advento do motor a explosão passa a ser mais utilizado. Subprodutos: Tintas, plásticos e outros.

44 Petróleo É um recurso limitado.
Acredita-se que exista 1 trilhão de barris (159 litros) o que pode variar conforme descobertas. Pode acabar em 40 ou 60 anos (conforme uso).

45 Utilização do petróleo
Termoelétricas. Refinarias: Para combustíveis, e petroquímicas produção do NAFTA (produtos químicos). A partir do nafta se produz plástico, tecido, asfalto e outros.

46 Petróleo É menos nocivo que o carvão, mas também libera muito CO2 e colabora para o aquecimento global. Trás problemas como explosões em plataformas e derramamento nos mares.

47 Petróleo Como no século XX o uso se popularizou várias empresas passaram a explorar o setor. Como o setor era extremamente lucrativo formou-se um grupo de empresas que dominavam o setor “As sete irmãs” (Exxon, Shell, Mobil, Texaco, Gulf, Chevron e Bristh). A partir da década de 30 vários países estatizaram o setor (Petrobrás 53).

48 TERMOELÉTRICAS

49 Petróleo Da década de 60 surge a OPEP.
Motivação: Controle da produção de petróleo. 11 Membros: Venezuela, Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Nigéria, Iraque, Indonésia, Kuwait, Catar, Argélia, e Líbia.

50 Crise do petróleo de 73 Fato: elevação do preço vai de 3 para 12 dólares o litro do Barril (159 litros). Motivo: Questão palestina e aumento de lucros. Consequências: racionamento nos subdesenvolvidos (75 -Proálcool-Bra + investimento na Petrobrás), ricos buscando novos métodos de produção energética.

51 Em 79 um novo aumento Durante a Guerra do Irã e Iraque o preço sobe de 12 para 34 dólares o barril. Países pobres se endividarem em decorrência da escassez do produto. Acordos entre EUA com a Arábia Saudita e Kuwait baixaram o preço para 12 dólares. Em 91 Iraque invade o Kuwait o preço chegou a 40 dólares.

52

53

54

55 Vestibular Federal de Visçosa - Minas
07/12/2017 Exercícios Vestibular Federal de Visçosa - Minas

56 No que diz respeito às fontes de Energia, a partir da década de 90 e em nível mundial, é correto afirmar que: conciliar a produção das fontes de energia e o crescimento da demanda exigirá medidas como desenvolvimento de equipamentos energeticamente mais eficientes. o carvão e a biomassa se apresentaram, desde 1960, como principais fontes de energia. Esse aumento deveu-se ao seu barateamento da produção e ao escasseamento das demais fontes. a produção de petróleo a partir da década de 70 mostrou tendência de aumento de produção graças à descoberta de novas jazidas. a produção da energia nuclear vem mostrando ser a fonte de energia do futuro de produção abundante, barata e segura. a produção de energia elétrica, geotérmica e solar tendeu a aumentar, o que significou o barateamento do custo de sua produção.

57 No que diz respeito às fontes de Energia, a partir da década de 90 e em nível mundial, é correto afirmar que: conciliar a produção das fontes de energia e o crescimento da demanda exigirá medidas como desenvolvimento de equipamentos energeticamente mais eficientes. o carvão e a biomassa se apresentaram, desde 1960, como principais fontes de energia. Esse aumento deveu-se ao seu barateamento da produção e ao escasseamento das demais fontes. a produção de petróleo a partir da década de 70 mostrou tendência de aumento de produção graças à descoberta de novas jazidas. a produção da energia nuclear vem mostrando ser a fonte de energia do futuro de produção abundante, barata e segura. a produção de energia elétrica, geotérmica e solar tendeu a aumentar, o que significou o barateamento do custo de sua produção.

58 Universidade Federal do Pernambuco
Exercício Universidade Federal do Pernambuco

59

60 Considerando o gráfico anterior que apresenta dados acerca da produção mundial de petróleo, analise as proposições a seguir. (marque as verdadeiras) Apenas a Arábia Saudita, o Irã, o Iraque e o Kuwait fazem parte da OPEP. Na listagem desses maiores produtores mundiais de petróleo estão presentes representantes dos países centrais, emergentes e periféricos. A região do Golfo Pérsico congrega grandes produtores de petróleo, que estão representados no gráfico por países que têm uma participação de 21,6% do total do petróleo produzido. Entre os países citados no gráfico, nenhum deles integra o continente africano. A Venezuela é o único país situado na América do Sul que integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

61 Considerando o gráfico anterior que apresenta dados acerca da produção mundial de petróleo, analise as proposições a seguir. (marque as verdadeiras) Apenas a Arábia Saudita, o Irã, o Iraque e o Kuwait fazem parte da OPEP. Na listagem desses maiores produtores mundiais de petróleo estão presentes representantes dos países centrais, emergentes e periféricos. A região do Golfo Pérsico congrega grandes produtores de petróleo, que estão representados no gráfico por países que têm uma participação de 21,6% do total do petróleo produzido. Entre os países citados no gráfico, nenhum deles integra o continente africano. A Venezuela é o único país situado na América do Sul que integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

62 Atividades para próxima aula
Páginas 20 e 21.

63 Fontes de energia moderna
Carvão Mineral

64 Carvão mineral É o 2º combustível fóssil mais usado no planeta.
Acredita-se que ainda dure 200 anos (variáveis?) Esta mais bem distribuído pelo planeta.

65

66 Corantes, tintas, inseticidas, plástico e outros.
Utilização do Carvão Termoelétricas. Siderúrgicas. Corantes, tintas, inseticidas, plástico e outros.

67 Problemas da extração de carvão
Mortes e doenças causadas em minas de carvão. Minas podem causar abalos em terrenos (retiram material do subterrâneo). A queima do carvão libera CO2 (aquecimento global)

68

69 Gás natural

70 Gás Natural 3º fonte de energia. Considerada energia limpa.
Novas descobertas impulsionaram sua utilização. As altas no preço do petróleo também contribuíram. Composta por Metano (surge com a decomposição de elementos orgânicos). Geralmente encontrada próximo ao petróleo.

71


Carregar ppt "Prof. Anderson Lourenço"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google