A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da."— Transcrição da apresentação:

0 Escatologia Aula 1 Parusia

1 Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da vida terrena. Pode dividir-se em três partes: Escatologia Universal: volta gloriosa de Cristo no fim do mundo e plenitude do Reino de Deus; Escatologia Individual: morte de cada ser humano e seu destino eterno; Escatologia Intermédia: abarca desde a morte de cada pessoa até à sua ressurreição no último dia.

2 Parusia Parusia: Em grego significa presença ou vinda.
Em teologia significa a vinda gloriosa de Cristo no final dos tempos. AT: Deus volta repetidas vezes ao seu povo. Assim vai nascendo a esperança de uma vinda futura de Deus (“dia de Yahvé”). Daniel: a vinda do Filho do Homem so- bre as nuvens do céu a quem o “Ancião dos dias” faz rei universal.

3 Parusia NT: toda a pregação de Jesus se centra
na chegada do Reino de Deus eterno e universal. Jesus promete também aos seus uma segunda vinda (Jo 14, 3: “De- pois que Eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente …”). Anuncia-a ante a suprema autoridade religiosa de Israel (cfr. Mc 14, 62). Será uma manifes- tação gloriosa de Cristo.

4 Parusia A espera de Nosso Senhor não supõe uma
fuga ou desprezo pelas realidades nobres desta vida: família, trabalho, relações sociais..., mas um estímulo poderoso para enfrentar essas tarefas com amor, conscientes de que, à sua volta, Cristo nos examinará sobre o amor, a seriedade e competência com que teremos empregado os talentos recebidos.

5 Parusia 2 Tes 3, 10: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma”.
2 Ped 3, 8: “Há, porém, uma coisa , caríssimos, que não deveis ignorar: é que um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”.

6 Parusia A segunda vinda de Cristo será uma entrada neste mundo no esplendor da Sua glória, acompanhado de todo o Seu séquito celestial. Não se sabe o dia nem a hora do fim do mundo. Sabemos que não consistirá numa aniquilação, mas numa transformação. 2 Ped 3, 10-13: “os céus passarão com grande es- trondo, os elementos com o calor dissolver-se-ão, e a terra, com as obras que há nela, será consumida... Realmente esperamos, segundo a Sua promessa, céus novos e uma nova terra, onde habite a justiça”.

7 Parusia A Revelação não esclarece a data da vinda de Cristo, mas fala de sinais que a precederão: A pregação do Evangelho em todo o mundo; A grande apostasia (A suprema impostura religiosa é a do Anti- cristo, isto é, dum pseudo-mes- -sianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituin- do-se a Deus e ao Messias En- carnado” CCE 675)); As penalidades da Igreja (Ap:luta do dragão com a mulher do céu); O caos da criação (4 ginetes do Ap: branco, vitória de Cristo na sua Paixão e Ressur- reição; vermelho, ódio e guerras; negro, fome; cadavérico, morte); A conversão dos judeus (Rom 11, 29). Estes sinais são um chamamento à vigilância.

8 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciación Teológica da Editorial Rialp (publicados em português pela editora Diel – Slides Originais - D. Serge Nicoloff, disponíveis em (Guiones doctrinales actualizados) Tradução para português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google