A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinariedade: CIPT

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinariedade: CIPT"— Transcrição da apresentação:

1 Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinariedade: CIPT
Pós-Graduação em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico Avaliação Psicológica no Contexto Forense Claudine von Saltiél Psicóloga e Terapeuta Ocupacional

2 Breve Histórico da Psicologia Forense :
Psicologia criminal, também chamada de jurídica ou forense. Início da Psicologia Jurídica no Brasil = Tarefa Complexa e Gradual Reconhecimento = Década de 60 Primeiros trabalhos = Área Criminal e Adolescentes Infratores Lei da Execução Penal/LEP = Lei Federal 7.210/84 Brasil Direito x Psicologia = preocupação com conduta humana

3 Classificação de doentes:
Idade Média x Loucura Meados século XVII: Exclusão dos doentes mentais França = Pinel = Assistência Médica Advento da Psicanálise = Valorização do sujeito Doença mental passou a apresentar enfoque dinâmico Psicodiagnóstico Classificação de doentes: Menos severidade (psicologia) Mais severidade (psiquiatria)

4 Breve Histórico da Psicologia Forense no Brasil:
Psicodiagnóstico instrumento matemático para auxiliar advogados Psicólogo = Testólogo Área Penal propiciou a aproximação dos campos da Psicologia e Direito Primeiro concurso: 1985/Tribunal de Justiça de São Paulo 1990: Implantação do ECA Direito Civil: Perícias, Juizado Infância e Juventude e Adoções 1993: Cargo de Psicólogo no TJ/RS 1997: NAF (Núcleo de Atendimento à Família) no Foro Central de PoA – auxílio de casais e famílias

5 Breve Histórico da Psicologia Forense nos EUA:
1940: ‘’criminal profiling’’ e a criação do Departamento de Serviços Estratégicos (psiquiatra William L. Langer) = elaborar o perfil de Adolf Hitler. Após a 2ª Guerra Mundial = psicólogo britânico Lionel Haward (Royal Air Force), elaborou uma lista de características que os nazistas podiam exibir. Esta ciência nasceu da necessidade de legislação apropriada para os casos de indivíduos considerados doentes mentais e que tinham cometido atos criminosos.

6 Principais Campos de Atuação do Psicólogo:
Psicologia Jurídica: confecção de laudos, pareceres e relatórios. Pode-se recomendar, mas jamais determinar = decisão final sempre é do juiz. Direito Civil: Direito de Família e Direito da Criança/Adolescente. Psicólogo jurídico e o direito de família: separação e divórcio (litigioso), disputa de guarda, regulamentação de visitas, pensão alimentícia e partilha de bens, bem como temas atuais de alienação parental, acusações falsas de abuso e guarda compartilhada.

7 Principais Campos de Atuação:
Psicólogo jurídico e o direito da criança e adolescente: processos de adoção (JIJ e FPE), destituição de pátrio poder (irrevogável) e aplicação de medidas socioeducativas a adolescentes autores de ato infracional (Justiça Restaurativa). Psicólogo jurídico e o direito civil: indenizações por danos psíquicos (trauma x manipulação) e interdição (nomeado pelo juiz)

8 Principais Campos de Atuação:
Psicólogo jurídico e o direito do trabalho: Perito em processos trabalhistas (acidente de trabalho, danos psicológicos, afastamentos, aposentadorias por sofrimento psíquico). Psicólogo jurídico e o direito penal: Perito do Sistema Penitenciário e IPF Extinção do Exame Criminológico e criação da LEP + Tratamento penal aos apenados Trabalho do psicólogo no IPF/RS desde 1966.

9 Competências : Avaliar: -Falsas memórias em depoimentos de testemunhas; -Situações de stress dos agentes da polícia e dos guardas prisionais; -O tratamento dos reclusos nos estabelecimentos prisionais; Prestar apoio: -Na seleção e formação de pessoal e guardas prisionais; -Aos reclusos em situação de liberdade condicional ; -Às vítimas de violência doméstica, de abusos sexuais e de outras formas de coação e violência; -À polícia na definição de perfis psicológicos que ajudem na identificação e captura de criminosos e na investigação de crimes. Fazer diagnósticos e indicação de terapia a reclusos que apresentam alterações comportamentais; Participar no diagnóstico de imputabilidade de um acusado; Testemunhar em tribunal, como especialista;

10 Outros Campos de Atuação...
Vitimologia (avaliação do comportamento e da personalidade da vítima) Psicologia do Testemunho (Falsas Memórias e Depoimento sem Dano)

11 Considerações Finais:
A ampliação da psicologia no âmbito jurídico/forense exige constante atualização dos profissionais que atuam na área. Destaca-se a necessidade de estar a par das terminologias utilizadas no meio, bem como a importância de um trabalho interdisciplinar. Assim, propiciando a troca de conhecimento das ciências afins e buscando através disso, redimensionar e compreender a ação humana, considerando os aspectos legais, afetivos e comportamentais.


Carregar ppt "Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinariedade: CIPT"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google