A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A eficácia da tecnologia de informação para melhorar o desempenho das prescrições de antimicrobianos em hospitais: uma revisão sistemática e meta-análise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A eficácia da tecnologia de informação para melhorar o desempenho das prescrições de antimicrobianos em hospitais: uma revisão sistemática e meta-análise."— Transcrição da apresentação:

1 A eficácia da tecnologia de informação para melhorar o desempenho das prescrições de antimicrobianos em hospitais: uma revisão sistemática e meta-análise Ana Cecília Fonseca  Ana Luiza Figueiredo Emilly Damasceno Isabela Ribeiro Sarah Marinho

2

3 INTRODUÇÃO Uso inadequado de microbianos Resistência microbiana Ameaça da resistência generalizada Medo de uma era pós-antibiótica  Erros frequentes:  Prescrição desnecessária         Dose inadequada Uso de antibiótico de amplo espectro /  espectro estreito

4 INTRODUÇÃO Hospitais avançam para a adoção de:
sistemas de registros médicos eletrônicos Integrar a política de antimicrobianos nos hospitais Assim, a vigilância em sistemas eletrônicos tem se encontrado Pouca informação sobre qual forma ou tipo de intervenção de TI seria mais adequada para alcançar esse objetivo. O objetivo dessa revisão foi evidenciar a eficácia dessas intervenções.

5 METODOLOGIA Metanálise        determinar o impacto da intervenção da TI em 3 aspectos: Uso antimicrobiano inadequado (10 estudos) Mortalidade do paciente (10 estudos) Tempo de internação hospitalar (6 estudos)

6 METODOLOGIA Para avaliar efeitos da TI na prescrição       bases de dados do PubMed, MEDLINE, EMBASE Avaliação em hospitais com uso de qualquer dispositivo (celular, computador e etc) Como informações extraídas incluíram:  -tipo e características de intervenção; -métodos utilizados para avaliação -medidas de desfecho

7 METODOLOGIA Artigos incluídos foram avaliados pela qualidade, utilizando uma escala de pontuação de 10 pontos. A pesquisa resultou em um total de 3053 papéis relevantes, após exclusões,    111 artigos foram lidos na íntegra.

8 RESULTADOS  Intervenções de TI para melhorar a prescrição tomaram quatro formas principais: Sistemas informatizados autônomos de apoio à decisão (CDSSs) Suporte de decisão incorporado no registro médico eletrônico de um hospital (EMR) ou sistema informatizado de entrada de pedidos de fornecedores (CPOE) Sistemas informatizado de aprovação de antimicrobianos (cAAS) Sistemas de vigilância(SS) Qualidade geral do estudo = FRACA (6 em 10)

9 RESULTADOS Sistemas informatizados autônomos de apoio à decisão(CDSSs): - Nos 8 estudos avaliados sobre o uso de antimicrobianos observaram o aumento na prescrição apropriada. - O impacto da intervenção de TI sobre a prescrição foi algumas vezes minimizado pelos médicos, por exemplo:  Em 49% dos casos, médicos substítuiram o esquema sugerido pelo computador. 54,8% dos casos, os médicos não seguiram a recomendação do sistema.

10 RESULTADOS Suporte de decisão incorporado no registro médico eletrônico de um hospital (EMR) ou sistema informatizado de entrada de pedidos de fornecedores (CPOE) - Foi associado a uma maior proporção de antimicrobianos "corretos" prescritos. - Aumentou o tratamento antimicrobiano “adequado”. Sistemas de aprovação computadorizada de antimicrobianos (cAAS) - 5 estudos analisaram o impacto do sistema, e foi observado reduções na utilização de antimicrobianos de largo espectro após cAAS.

11 RESULTADOS Sistemas de vigilância (SS)
- Em ambos os estudos, menos de um terço dos problemas identificados pela vigilância levou a intervenções farmacêuticas. - As melhorias na prescrição foram interações entre profissionais de farmácia e prescritores.

12 RESULTADOS Achados de Metanálise
- Sobre a utilização adequada de antimicrobianos: Aumento significativo com a intervenção de TI. Mortalidade e Tempo de permanência hospitalar  - Sem alteração significativa após intervenção.

13 DISCUSSÃO Todos os estudos relataram um benefício das intervenções de TI. No entanto, havia variáveis ​​nos tipos de intervenções e nas medidas para avaliar o impacto.

14 DISCUSSÃO Não ficou claro quais fatores foram levados em consideração para determinar a adequação: 1- Dose 2- Via de administração 3- Frequência 4- Duração

15 DISCUSSÃO Alguns estudos relataram que o sistema estava sendo usado apenas na metade do tempo pelos prescritores. A má aceitação dos sistemas de TI foi devido a fatores: 1- Individuais 2- Clínicos 3- Organizacionais

16 DISCUSSÃO As tabelas de 1 a 4 fornecem informações para futuros aperfeiçoarem do método.

17 DISCUSSÃO A eficácia de um sistema dependente do pessoal e dos recursos de formação disponíveis. O estudo não foi qualitativo e sim quantitativo. Muitos documentos continham detalhes insuficientes e as tentativas de entrar em contato foram falhas.

18 CONCLUSÃO As intervenções de TI podem ser eficazes na maioria do uso apropriado dos antimicrobiano nos hospitais. Poucas evidências estão disponíveis para ajudar as organizações a fazerem seleções adequadas de TI para a prescrição antimicrobiana correta. Há uma necessidade de estudos comparativos de maior qualidade.

19 REFERÊNCIA Baysari MT, Lehnbom EC, Li L, Hargreaves A, Day RO, Westbrook JI. The effectiveness of information technology to improve antimicrobial prescribing in hospitals: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Medical Informatics. 2016;92:15-34.


Carregar ppt "A eficácia da tecnologia de informação para melhorar o desempenho das prescrições de antimicrobianos em hospitais: uma revisão sistemática e meta-análise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google