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PublicouEdna Monteiro Edna Alterado mais de 6 anos atrás
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Método de Análise e Solução de Problemas MASP
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. Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução de um problema qualquer e implementá-la de maneira que a situação não ocorra novamente.Introdução
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Ferramenta para Solução do Problema. Ferramentas são recursos utilizados no desenvolvimento do método para levantamento e tratamento dos fatos e dados. Uma ferramenta deve: Uma ferramenta deve: o Ser adaptável e de fácil utilização, o Ter uma larga faixa de aplicação, o Atender às necessidades dos usuários, o Se adequar ao lugar da aplicação.
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Ciclo PDCA Método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, que visa controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis em suas atividades.
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Ciclo PDCA P (plan) planejar C (check) verificar D (do) executar A (action) agir Rodar novamente o ciclo Estabilizar, padronizar, treinar, documentar Estabelcer as metas Definir os métodos para se atingir as metas Verificar os resultados obtidos Executar a tarefa e coletar dados Difundir, educar e treinar
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PDCAETAPAOBJETIVO P1.ProblemaIdentificação do problema P2. ObservaçãoReconhecimento dos aspectos do problema P3. AnáliseDescoberta das principais causas D4. AçãoBloquear as causas fundamentais C5. VerificaçãoVerificar a eficácia da ação A6. PadronizaçãoPrevinir contra o reaparecimento do problema A7. ConclusãoRevisão das atividades e planejamento para o trabalho futuro
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1. Problema Identificar e definir claramente o problema. Atividades: Atividades: 1) Mostre que o problema que está sendo tratado é de importância muito maior do que qualquer outro problema. 2)Apresente o histórico do problema e como foi a sua trajetória até o presente momento. 3)Fixe um tema e uma meta e, se necessário, subtemas. 4) Designe uma pessoa para encarregar-se oficialmente da tarefa. Quando a tarefa é executada por uma equipe, designe os membros e o líder. 5)Apresente um orçamento estimado para a melhoria.
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2. Observação Investigar os aspectos específicos do problema, a partir de uma ampla gama de diferentes pontos de vista. Atividades: 1) Para caracterizar o problema, investigue os quatro aspectos seguintes: tempo, local, tipo e efeito. 2) Depois, investigue a partir de diferentes pontos de vista para descobrir variação nos resultados. 3) Vá ao próprio local do problema e colete informações (necessárias) que não podem ser registradas na forma de dados.
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3. Análise Descobrir quais são as causas principais. Atividades: Definição das causas influentes. Escolha das causas mais prováveis ( Hipóteses ). Análise das causas mais prováveis ( verificação das hipóteses )
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4. Ação Objetivo: Bloquear as causas fundamentais. Atividades: Treinamento. Execução da ação.
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5. Verificação Certificar-se de que o problema não ocorrerá novamente. Atividades: Atividades: 1) compare os dados do problema (Resultados indesejáveis relativos ao tema),obtidos antes e depois da execução das ações em um mesmo formato (tabelas, gráficos,diagramas) 2) converta os efeitos em valores monetários e compare o resultado com o valor alvo 3) Se houver quais outros efeitos,bons ou maus enumere-o
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6. Padronização Eliminar definitivamente a causa do problema Atividades: Atividades: 1) As determinações de "quem", "quando", "onde", "porque", "o que" e "como" (5W1H), para a melhoria do trabalho devem ser claramente identificados e usados como um padrã 2) As preparações e comunicações necessárias com relação aos padrões devem ser corretamente executados 3) A educação e o treinamento devem ser ministrados
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7. Conclusão Revisar o processo de resolução de problemas e planejar o trabalho futuro Atividades: 1) Relacione os problemas remanescentes; 2) Planeje o que devem ser feito para resolver esses problemas; 3) Reflita sobre as coisa que transcorreram bem e mal durante a melhoria das atividades; 4)Tome nota para projetos futuros
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