A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sinalização de segurança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sinalização de segurança"— Transcrição da apresentação:

1 Sinalização de segurança
Escola Secundária da Trofa Técnico Auxiliar de Saúde Higiene Segurança e Cuidados Gerais Trabalho realizado por: Carina AZEVEDo, nº8 Cátia carneiro,nº10 Johanna Komol, nº27 José Escaleira, nº28

2 - Conceitos de perigo, riscos, acidente e incidente;
índice - Introdução; - Conceitos de perigo, riscos, acidente e incidente; - Sinalização de segurança no local de trabalho; Exemplos de diferentes tipos de sinalização de segurança; Definição de planos de emergência; Planta de emergência.

3 Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de “Higiene, Segurança e Cuidados Gerais”, com o intuito de vos dar a conhecer mais sobre a Sinalização de Planos de Emergência.

4 pERIGO Perigo é um risco ou uma contingência iminente de que algo errado venha a acontecer. Pode tratar-se de uma ameaça física (real) ou de uma circunstância mais abstracta. O perigo é uma situação que tem um potencial prejudicial para o corpo, o ambiente ou os bens. As situações perigosas são latentes e costumam ser o primeiro passo para o desenvolvimento de uma situação de emergência.

5 rISCO A noção de risco costuma ser usada como sinónimo de perigo.
Risco é uma ameaça ou perigo de determinada ocorrência. Correr o risco é estar sujeito a passar por um episódio arriscado, ou seja, um episódio perigoso que pode acarretar alguma consequência. O risco, no entanto, está relacionado com a vulnerabilidade, enquanto que o perigo está associado à possibilidade de um prejuízo ou de um dano. É portanto possível distinguir o risco (a possibilidade de dano) e o perigo (a probabilidade de acidente ou patologia). Por outras palavras, o perigo é uma causa do risco.

6 aCIDENTE Um acidente é um evento inesperado e quase sempre indesejável que causa danos pessoais, materiais ou financeiros e que ocorre de modo não intencional e imprevisível. Exemplos físicos incluem: colisões e quedas indesejadas, lesões por tocar em algo afiado, quente, elétrico ou ingerir veneno. Em um "acidente", ninguém pode ser responsabilizado porque o acontecimento é imprevisível ou muito pouco provável, apesar de que o causador, mesmo involuntariamente, possa ter que ressarcir o bem danificado.

7 iNCIDENTE Evento não planejado que tem o potencial de levar a um acidente. Evento que deu origem a um acidente ou que tinha o potencial de levar a um acidente. Pode ser considerado como um quase acidente.

8 Sinalização de segurança no local de trabalho
Existem vários tipos de sinalização de segurança. Tem os de aviso, emergência, incêndio e obrigação. No trabalho, a sinalização desempenha um papel importante como informar os trabalhadores dos vários riscos inerentes às suas atividades, conduzindo-os a atitudes preventivas e de proteção, reduzindo o risco de acidentes. É com esta sinalização que se protegem muitos trabalhadores, esta é uma forma de chamar a atenção, de uma forma rápida e inteligível, para objetos e situações suscetíveis de provocar determinados riscos.

9 Aviso Os sinais de aviso costumam ser triangulares, amarelos no fundo com desenhos pretos. Exemplos: Electrocussão Baixa temperatura Forte Campo Magnético Atmosfera Explosiva Carga suspensa

10 Emergência Os sinais de emergência normalmente são de fundo verde com desenhos brancos. Exemplos: Direcção a Seguir Lavagem dos Olhos Maca Primeiros Socorros Telefone para Salvamento e Primeiros Socorros

11 Obrigação Os símbolos de obrigação são de forma redonda, fundo azul com desenhos brancos. Exemplos: Protecção Obrigatória da Cabeça Protecção Obrigatória das Mãos Protecção Obrigatória das Vias Respiratórias Protecção Obrigatória dos Pés

12 Incêndios Os sinais de incêndios são quadradas, com fundo vermelho e imagens brancas. Exemplos: Agulheta de Incêndio Direcção a Seguir Escada Extintor Telefone para Luta contra Incêndios

13 Proibição Os símbolos de proibição são redondos, com fundo branco e desenhos pretos com um sinal de proibição vermelho. Exemplos: Proibida a Entrada a Pessoas Não Autorizadas Proibição de Apagar com Água Proibição de Fumar Água Não Potável

14 Plantas/ Planos de Emergência
O que é? As plantas de emergência são um equipamento essencial que complementam a sinalização de segurança. Representam graficamente o plano de evacuação e são necessárias para saber o correto comportamento a adotar em caso de evacuação. O planos de emergência deverão ser afixadas junto dos principais acessos e entradas, zonas de passagem (corredores e halls), áreas de permanência de utilizadores (junto de elevadores, receções, vestiários, etc.), nos patamares dentro das caixas de escadas, nos locais de risco D (acamados, crianças 6 anos, mobilidade ou perceção condicionada) e E (dormida) e nas zonas de refúgio.

15 Funções de Planos de emergência
Os Planos de Emergência servem para orientar, informar e instruir os utilizadores dos edifícios sobre os procedimentos a adotar numa situação de emergência. Inclui ainda as instruções gerais de segurança e a legenda da simbologia utilizada. Devem estar disponíveis cópias das plantas de emergência de todos pisos no Posto de Segurança, sendo também disponibilizadas ao corpo de bombeiros local. Para além do risco de incêndio, as plantas de emergência poderão ser aplicáveis a outras situações de emergência ,tais como risco sísmico, ameaça de bomba, entre outros, cujas instruções gerais de atuação deverão também ser contempladas.

16 Composição das Plantas de Emergências:
Identificação de edifício (ou entidade ou logotipo, se necessário), piso ou setor; Localização do observador; Localização dos extintores de incêndio; Localização das bocas de incêndio armada; Localização dos botões de alarma manual; Indicação dos caminhos de evacuação com as repetivas alternativas; Indicação de ponto de reunião (se for viável); Número de telefone de emergência (interno e/ou externo); Instruções de segurança, gerais ou de local, consoante o caso; Indicação de simbologia em legenda; Indicação da data de execução (mês/ano); Indicação fabricante, fornecedor ou responsável pela execução.

17

18

19 Conclusão Esperamos que com este trabalho tenhamos vos ajudado a compreender melhor os conceitos de perigo, risco, acidente, incidente e sinalização de segurança e a perceber e entender mais sobre os planos de emergência.


Carregar ppt "Sinalização de segurança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google