A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos."— Transcrição da apresentação:

1 Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos.
VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

2 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
Montessori disse : “ A professora , em nosso sistema, deverá ser paciente, a sua paciência será composta de ansiosa curiosidade científica e de respeito absoluto aos fenômenos que vai observar. É necessário que a professora entenda e sinta a sua posição de observadora ; pois é na atividade da criança que deve estar o fenômeno . A ação da professora não deve então, somente permitir, mas realmente incentivar todas as expressões impulsionadas pelos aspectos positivos , não obstante a natureza ou a forma. É essencial que a professora seja paciente, isto é melhor que todas as técnicas pedagógicas. Deve ter competência científica para realizar uma observação, e deve ser sensível o bastante para apreciar as várias manifestações da inteligência curiosa da criança. Nenhuma expressão espontânea desta inteligência curiosa deve ser sufocada. É difícil estimar o dano que pode resultar desta prática à criança pessoalmente e, mais difícil ainda, estimar a perda no avanço da raça humana. “ InThe San Francisco Call & Post, artigo publicado em 25 /8/1915 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

3 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
Diante da maravilhosa experiência da vida, precisa mostrar encantamento e reverência. Diante dos caminhos que a própria criança indica , ser ele próprio um aprendiz . Diante da ação livre da criança , ser um observador cuidadoso , responsabilizando-se por prover -lhe um ambiente capaz de nutrir a sua curiosidade ,e que privilegie a peculiaridade de seu explorar delicado.  VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

4 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
Diante do movimento da criança , deve acompanhá-la , observar e buscar entender sua forma de agir e de interagir, a fim de favorecê-la no seu crescimento a partir do que é apontado pela própria criança. Diante das descobertas , deve também nutrir sua curiosidade para novas possibilidades , encantar-se diante das incógnitas que a vida sugere, a partir de suas interações. Diante das dúvidas e do desconhecido , ser um pesquisador apaixonado, um trabalhador que vê no seu trabalho a concretização do seu potencial criativo. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

5 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
Conhecer a si própria, desenvolvendo um fazer ético. Construir conhecimento do desenvolvimento humano e dos processos da aprendizagem. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

6 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
Demonstrar conhecimento, saber aplicar e ser capaz de analisar aspectos da teoria e filosofia na qual os programas de educação montessoriana são baseados e desenvolvidos. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

7 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
Planejar currículos que satisfaçam as necessidades individuais e os interesses das crianças; apropriados ao seu desenvolvimento; inseridos na sua cultura e compatíveis com nível de experiências. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

8 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
Avaliar os objetivos, o crescimento individual das crianças, a aprendizagem e os programas desenvolvidos . Criar e avaliar materiais para o currículo e pesquisas apropriadas as crianças com habilidades e nível cultural variadas. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

9 Demonstrar capacidade de gerenciar o seu próprio trabalho.
Organizar: rotinas , registros , controles , listas de provimentos, equipamentos de manutenção, plano econômico dos ambientes sob a sua responsabilidade . Seguir os padrões exigidos pelas leis de educação e saúde no país . Coordenar o funcionamento da classe e do pessoal que lhe for diretamente subordinado . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

10 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
AMOR ÉTICA TRABALHO CÓSMICO VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

11 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
Bibliografia Competências necessárias para o educador de crianças pequenas,MCTE Cosimo Guido , Il ruollo dell’educatrice, Maria Montessori , il pensiero, il metodo, Giunti Liscani Editori,Castellalto, Italia, 1993. Montessori, Maria , A criança Montessori, Maria , Mente absorvente Montessori, Maria , Formacao do Homem Laeng, Mauro ,Montessori Educatrice del futuro, in Vita del infanzia. Scochera , Augusto , VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009

12 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009
Marcia Righetti , Rio de Janeiro VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009


Carregar ppt "Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google