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PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO/FORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO/FORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO/FORMAÇÃO
Movimento da Escola Moderna PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO/FORMAÇÃO Seminário - ISPA 20 Set 08 [10h00-18h00]

2 Grupo: Vila Real e Algarve Grupo: Centro-Norte, Alentejo
Agenda do Seminário 1ª SESSÃO: 10H00-12H30 Apresentação do Programa; Levantamento de dúvidas e esclarecimentos; Apresentação da Comissão Científica e de Formação. 2ª SESSÃO: 14H00–18H00 14h00-15h00 Formação Moodle Comissão Científica Levantamento de Dúvidas e Debate Docentes Investigadores (Sérgio Niza) Programa de Investigação/formação 15h00-16h00 Formação Moodle Grupo: Vila Real e Algarve Reunião Comissão Científica 16h00-17h00 Formação Moodle Grupo: Centro-Norte, Alentejo e Margem Sul 17h00-18h00 Formação Moodle Grupo: Lisboa 2

3 I – OBJECTO DO TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
O estudo da utilização do modelo pedagógico do MEM na gestão cooperada do desenvolvimento curricular através da concepção e implementação do Projecto Curricular de Turma de cada docente – investigador ligado em rede b-learning numa comunidade de práticas de investigação e educação; Os docentes – investigadores poderão ainda agrupar-se para complementar esse trabalho de estudo do desenvolvimento do currículo com projectos focados de investigação a partir de um problema ou de um módulo de actividade do trabalho de ensino - aprendizagem e de socialização que se propõem desenvolver. Programa de Investigação/formação 3

4 Programa de Investigação/formação
II – OBJECTIVOS GERAIS Fazer evoluir cientificamente o trabalho pedagógico e a auto – formação cooperada no Movimento da Escola Moderna, com o apoio de uma comissão científica permanente; Activar os direitos dos docentes à autonomia técnica e científica, à liberdade de escolha dos métodos de ensino e à proposta de inovações e participação em experiências pedagógicas, bem como nos respectivos processos de avaliação (alínea c) e d) do art. 15º - Direito de participação no processo educativo do Novo Estatuto da Carreira Docente). Programa de Investigação/formação 4

5 III – OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Introduzir inovação pedagógica integrada em projectos de investigação, supervisionados e avaliados cientificamente; Aumentar a qualidade da organização do trabalho de ensino – aprendizagem; Assegurar níveis mais elevados de sucesso, fazendo progredir os alunos em dificuldade; Avaliar o desenvolvimento social e a formação democrática dos alunos. Programa de Investigação/formação 5

6 IV – CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS
Cada Projecto Curricular assumirá explicitamente o Modelo Pedagógico do MEM O enquadramento conceptual; A sintaxe do Modelo, assente na organização do trabalho curricular em cinco módulos integrados de actividade. Programa de Investigação/formação O planeamento, a avaliação e a análise do desenvolvimento social em conselho de cooperação; O trabalho por projectos; A comunicação e difusão das aprendizagens e das produções; O estudo autónomo na sala de aula enquanto o professor apoia individualmente os alunos em dificuldade; A construção compartilhada de aprendizagens curriculares em sessões de interacção dialógica em colectivo (revisão, formação de conceitos, resolução de problemas, correspondência…) 6

7 Programa de Investigação/formação
Sintaxe do Modelo Programa de Investigação/formação 7

8 V – MODALIDADES DE INVESTIGAÇÃO
Investigação–Acção; Investigação focada (Problemas e actividades curriculares). Programa de Investigação/formação 8

9 VI – ALGUNS PROJECTOS COMPLEMENTARES DE INVESTIGAÇÃO FOCADA
Iniciação formal à escrita – leitura no 1º ano do 1º Ciclo EB; Estudo dos níveis de desenvolvimento sócio – moral em alunos do 1º ciclo EB; Estudo sobre a construção de conceitos científicos e ensino experimental das ciências; Estudo sobre o desenvolvimento da escrita de alunos do 2º, 3º ciclos e ensino secundário; Estudo de relações entre o planeamento intelectual e o desenvolvimento social; Projecto de investigação sobre o programa de investigação/formação do MEM para dissertação de doutoramento. Programa de Investigação/formação 9

10 VII – DISPOSITIVOS DE RECOLHA DE INFORMAÇÃO
Diário de Investigação; Meios de Diagnóstico e de monitorização das aprendizagens; Listas de verificação do uso do Modelo Pedagógico do MEM; Outros meios específicos da investigação focada. Programa de Investigação/formação 10

11 VIII – PRODUÇÕES OBRIGATÓRIAS
Dois relatórios intercalares do Projecto Curricular (datas); Um relatório científico – pedagógico de avaliação final; Um artigo publicável (contextualização teórica e relato de práticas que integre pausas reflexivas e referências teóricas); Apresentação pública de relato de práticas. Programa de Investigação/formação Nota: Se for possível acreditar o Seminário de Investigação–Formação, a notação final dos docentes-investigadores interessados recairá sobre a análise dos textos do relatório final e do artigo. 11

12 Programa de Investigação/formação
IX – A PLATAFORMA MOODLE PARA A SUPERVISÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO ON-LINE Projectos Curriculares de Turma; Diários de Investigação; Textos científico - pedagógicos de apoio; Instrumentos de apoio à gestão curricular; Listas de verificação do uso do Modelo pedagógico do MEM; Guiões para a produção de textos; Fóruns. Programa de Investigação/formação 12

13 X – COMISSÃO CIENTÍFICA PERMANENTE
Constituída por 30 sócios do Movimento, sendo 15 professores doutorados; Objectivos principais do trabalho da Comissão: O apoio à concepção dos Projectos Curriculares de Turma; O acompanhamento do desenvolvimento do trabalho pedagógico em contexto de turma, sustentado por um sistema de b-learning; O estímulo ao estudo teórico sobre a praxiologia pedagógica no âmbito do modelo do Movimento da Escola Moderna; A reflexão crítica; A regulação cooperada, a monitoragem e a avaliação contínua dos processos; A socialização dos produtos (comunicação e difusão); O “editing” dos trabalhos Programa de Investigação/formação Equipa central de monitoragem e acompanhamento. 13

14 14 Programa de Investigação/formação
XI – MODO DE AGRUPAMENTO DOS DOCENTES-INVESTIGADORES E RESPECTIVAS EQUIPAS DE SUPERVISÃO/FORMAÇÃO Seis grupos (dividir-se-ão em sub-grupos para a realização de actividades específicas de investigação/formação): Ângela Costa Pedro Gonzalez Assunção Folque Américo Peças Céu André Cristina Nunes Grupo dos Açores Grupo do Sul Programa de Investigação/formação Paulo Brazão Helena Camacho Clara Rolo Graça Vilhena Filomena Serralha Margarida Alves Martins Grupo da Madeira Grupo de Lisboa e Vale do Tejo Ana Artur Rui Trindade Cristiana Soveral Manuela Jorge Sérgio Niza Ivone Niza João Bellem Lídia Grave Lígia Penim Grupo do Centro e Norte Grupo de ensino por disciplinas Os docentes de Educação Especial do Algarve serão acompanhados por Cristina Nunes. 14

15 XII – AGENDA DOS SEMINÁRIOS
Sessões em Plenário - Lisboa: 20 de Setembro de 08 20 de Junho de 09 Sessões intercalares desconcentradas: 15 de Novembro 08 31 de Janeiro 09 Programa de Investigação/formação 15

16 XIII – ALGUNS INSTRUMENTOS DE APOIO
Guião para produzir o Projecto Curricular de Turma; Lista de Verificação do uso do Modelo Pedagógico do MEM. Programa de Investigação/formação 16


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