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Learning and Instruction

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Apresentação em tema: "Learning and Instruction"— Transcrição da apresentação:

1 Learning and Instruction
Congresso Virtual "Comunicação e Aprendizagem Multimédia" Learning and Instruction A promessa da aprendizagem multimédia: utilização dos mesmos métodos de design educativo nos diferentes media Richard E. Mayer Daniela Santos Jorge Lousada Grupo 3: Neste slide não coloquei o texto tão grande por serem nomes… Mudem se quiserem. Nos restantes slides, quando comecei a ver o tamanho das letras..optei por colocar os títulos a 38 e o textos a 26..senão acho que fica muito feio e grande e há coisas que não cabem… Já sabem…se não gostam mudem… Agora cada um altera/corrige/anima a sua parte Margarida Correia Sónia Santos Telma Mendonça Comunicação Educacional | 1º Semestre | 2ª Actividade | 1 a 6 de Junho Docentes: António Quintas-Mendes; Daniela Melaré Vieira Barros

2 Comunicação Educacional
Introdução Estudos realizados demonstram que, em média, os alunos que escutam ou lêem explicações transmitidas através de apenas palavras, são incapazes de relembrar a maior parte das ideias principais e de usar a informação transmitida para resolver novos problemas. Comunicação Educacional

3 Comunicação Educacional
Introdução Modos verbais (PALAVRAS) Vantagens Desvantagens Longa história na educação; As palavras são o que transmitem a informação nas escolas. Baseados numa concepção inadequada de como os alunos aprendem; Visualização da distribuição da informação. Comunicação Educacional

4 Comunicação Educacional
Introdução Por outro lado, a aprendizagem multimédia, em que os alunos recebem mensagens com palavras e imagens, pode melhorar a aprendizagem, embora nem sempre isso aconteça, porque também é importante saber analisar as condições em que a adição de fotos promove ou não, uma aprendizagem profunda. Comunicação Educacional

5 Aprendizagem mais profunda dos estudantes
Qual é a promessa? IMAGENS + PALAVRAS = Aprendizagem mais profunda dos estudantes Comunicação Educacional

6 Para se cumprir a promessa da aprendizagem multimédia é necessário colocar algumas questões básicas, de modo a se construir um enquadramento teórico Qual a importância da tecnologia na promoção da aprendizagem? Qual o papel dos métodos de design para as apresentações multimédia? Os alunos aprendem com mais profundidade a partir de mensagens multimédia do que a partir de mensagens somente verbais? Em que condições é que a junção de imagens às palavras pode ajudar? Comunicação Educacional 6

7 O que é um recurso educacional multimédia?
Apresentação que consiste em palavras e imagens. As palavras podem incluir texto escrito ou oral e as imagens podem incluir gráficos estáticos ou gráficos dinâmicos. É concebido para promover a aprendizagem significativa. A aprendizagem significativa pode ser avaliada através de testes de transferência: conseguir utilizar a informação adquirida para resolver problemas novos. Comunicação Educacional 7

8 Como é que se processa a aprendizagem multimédia?
A teoria cognitiva de aprendizagem multimédia baseia-se em três pressupostos: pressuposto dos canais duplos: o sistema humano de processamento da informação inclui canais duplos para o processamento visual/pictórico e auditivo/verbal; pressuposto da capacidade limitada: cada um dos canais tem uma capacidade de processamento limitada; pressuposto do processamento activo: a aprendizagem activa implica a execução de um conjunto coordenado de processos cognitivos. Comunicação Educacional 8

9 Esquema para uma teoria cognitiva da aprendizagem multimédia
Comunicação Educacional 9

10 A conversão, construção e conexão das representações visuais e verbais ocorrem mentalmente através dos processos de: selecção - conversão de algumas palavras em representações verbais; organização - construção de modelos coerentes do material verbal e visual; integração - construção de conexões entre os modelos verbais e pictóricos com os conhecimentos prévios. Depois de uma aprendizagem ter sido construída, o seu resultado é armazenado na memória de longo prazo de uma forma que permite ao aluno usá-lo para resolver novos problemas. Comunicação Educacional 10

11 Métodos de design educacional (com media não interactiva):
conjugação de palavras e de imagens; exclusão das palavras e das imagens que ficam fora de contexto; colocação em proximidade das palavras e das imagens que se correspondem; palavras expressas em estilo de discurso informal. Comunicação Educacional 11

12 Os métodos funcionam em toda a media?
Nos recursos multimédia, há que considerar se a aprendizagem é influenciada principalmente: pela qualidade da concepção pelo tipo de media utilizado pelo modo como o recurso funciona num determinado equipamento. Comunicação Educacional 12

13 Comunicação Educacional
Princípios Quatro princípios que devem estar subjacentes à concepção de um documento multimédia: Princípio multimédia; Princípio de coerência; Princípio de proximidade espacial; Princípio de personalização. A validade de cada um destes princípios foi verificada em relação a dois media: o livro e o computador Comunicação Educacional

14 Comunicação Educacional
Princípio Multimédia Os alunos aprendem melhor a partir de documentos com palavras e imagens do que a partir de documentos só com palavras. Texto + Imagens Narração + Animação Comunicação Educacional

15 Comunicação Educacional
Princípio Multimédia De acordo com a teoria cognitiva da aprendizagem multimédia pressuposto do canal duplo Maior probabilidade de utilização dos dois canais: Auditivo / Verbal Visual / Pictórico Palavras + Imagens Comunicação Educacional

16 Princípio de Coerência
Os alunos aprendem melhor quando palavras, imagens ou sons não relevantes para o assunto são retirados. Texto + Imagens Narração + Animação Texto ou imagens irrelevantes devem ser excluídos Palavras, sons ou imagens irrelevantes devem ser excluídos Princípio relacionado com o pressuposto da capacidade limitada de processamento. Comunicação Educacional

17 Princípio de Coerência
De acordo com a teoria cognitiva da aprendizagem multimédia pressuposto da capacidade limitada de processamento. Podem interferir com os processos cognitivos Selecção Organização Integração Palavras, imagens ou sons desnecessários Comunicação Educacional

18 Princípio de Coerência
Interferem com a SELECÇÃO de informação relevante Informação que não interessa na MEMÓRIA DE TRABALHO ORGANIZAÇÃO e INTEGRAÇÃO podem não ocorrer. Comunicação Educacional

19 Princípio de proximidade espacial
Os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes se encontram lado a lado Texto + Imagens Texto + Animação Comunicação Educacional

20 Princípio de proximidade espacial
De acordo com a teoria cognitiva da aprendizagem multimédia. Cada um destes processos ocorre muitas vezes ao longo de uma apresentação multimédia, sendo aplicados segmento a segmento e não à mensagem no seu todo. Selecção Organização Integração Comunicação Educacional

21 Princípio de proximidade espacial
Alunos utilizam recursos cognitivos para tentarem perceber que palavras se relacionam com que imagens. Processo de integração dificultado. Palavras e imagens correspondentes afastadas umas das outras Maior probabilidade de serem retidas simultaneamente na MEMÓRIA de TRABALHO Permite o processo de integração dos modelos verbais e visuais Palavras e imagens correspondentes perto umas das outras Comunicação Educacional

22 Comunicação Educacional
Princípio de personalização Animação com narração Animação com texto - grupo convencional - grupo convencional Discurso oral Texto escrito - grupo personalizado - grupo personalizado + 36% +116% Comunicação Educacional

23 Comunicação Educacional
Princípio de personalização Alunos aprendem através explicação multimédia se texto for em estilo de discurso informal Consistente com versão expandida da teoria cognitiva da aprendizagem multimédia estar mais disposto a aceitar as regras que implicam uma conversação Mensagens personalizadas – esforço para compreender o que a outra pessoa diz Comunicação Educacional

24 Princípio de personalização
Alunos com mensagens personalizadas envolverem nos processos cognitivos organizar e ao integrar. Comunicação Educacional

25 Comunicação Educacional
Conclusão: A promessa de aprendizagem pela multimédia reside no potencial da utilização de palavras e imagens de forma a promover a aprendizagem significativa. Os princípios do design educativo não mudam necessariamente quando muda o ambiente de aprendizagem. Comunicação Educacional

26 Comunicação Educacional
Conclusão: adoptando-se uma abordagem centrada no aluno tem-se em conta a natureza da aprendizagem humana. o sistema de processamento da informação permanece constante através de diferentes ambientes multimédia. Comunicação Educacional

27 Comunicação Educacional
Conclusão: alguns aspectos de um bom design educativo dependem das matérias/dos conteúdos a serem ensinados. Comunicação Educacional

28 Comunicação Educacional
Conclusão: os estudantes devem ser capazes de manter simultaneamente na memória de trabalho, representações visuais e verbais correspondentes. a aprendizagem não depende dos media, mas do processamento cognitivo do aluno. Comunicação Educacional


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