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MASS COMMUNICATION RESEARCH TEORIAS DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA PESQUISAS COM BASE FUNCIONALISTA Profa. Dra. Cláudia Lago.

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1 MASS COMMUNICATION RESEARCH TEORIAS DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA PESQUISAS COM BASE FUNCIONALISTA
Profa. Dra. Cláudia Lago

2 Contexto Sociedade de Massa Período entre guerras:
Novidade do fenômeno da comunicação Experiências totalitárias Meios de comunicação são vistos como indispensáveis para o controle ( gestão) das opiniões A mídia é neutra

3 Qual o efeito da comunicação sobre a sociedade de massas?
INDAGAÇÃO MAIOR Qual o efeito da comunicação sobre a sociedade de massas?

4 Modelo Matemático Shannon e Weaver
Fonte = sinal = codificador = canal = decodificador = sinal = receptor Ruído, entropia, probabilidade

5 Paradigma de Lasswell (1948)
Quem? Diz o quê? Para quem? Por qual canal? Com quê efeito?

6 Variáveis Organizam um setor específico de pesquisa: 1) Emissores
2) Mensagem 3) Público 4) Meio 5) Efeitos sobre a audiência

7 Sociedade de Massa Sociedade de Massa: igual, uma única idéia dominante - a mais simples possível . Massa: “conjunto homogêneo de indivíduos que, enquanto seus membros, são essencialmente iguais, indiferenciáveis, mesmo que provenham de ambientes diferentes, heterogêneos e de todos os grupos sociais” Individuos atomizados na Massa

8 Psicologia Behaviorista
O estudo dos conteúdos psicológicos através de suas manifestações observáveis. Comportamento é resultado da adaptação do organismo ao ambiente Estímulo origina uma Resposta que pode ser Reforçada por ações específicas

9 Sociologia Funcionalista
Sociedade é um mecanismo no qual as partes funcionam para garantir o todo Pesquisas administativas Abandonam a idéia de engajemento social da Escola de Chicago A mídía é neutra e onipotente Visão instrumental da mídia

10 Teoria Hipodérmica Bala mágica
“Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem” Indivíduo é “alvo”, que é “atingido” e a persuasão “inoculada”. O isolamento na massa, sem conexões com os outros e com modelos culturais outros explicaria como o indivíduo se encontrava à mercê da capacidade manipuladora dos meios de comunicação

11 Efeitos Diretos Mídia Onipotente Indivíduos passivos
Violência x infância

12 FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO
Vigilância do meio Estabelecimento de relações entre as pessoas Transmissão da herança cultural Mais tarde agregou-se a função entretenimento

13 FUNÇÕES Lasswell (vigilância, integração, transmissão da herança cultural) Wright (funções, disfunções, latentes e manifestas) Lazarsfeld e Merton (status, normatização, narcotizante)

14 Porém As pesquisas mostram outra realidade
Modelo passa a ser complexificado Persuasão (processos psicológicos: interesses, preferências, predisposição aos assuntos, memorização) Fatores de organização da mensagem: credibilidade, ordem da argumentação, integralidade da argumentação, explicitação de conclusões)

15 Efeitos limitados Kurt Lewin
Paul Lazarsfeld: líder de opinião, dois degraus Contexto social dos indivíduos Processos indiretos

16 Empírico-experimental
Ou da persuasão Coloca em cena a complexidade dos elementos que entram em cena na relação entre emissor, mensagem e destinatário. Pesquisa administrativa

17 Implícito Iniciativa do comunicador Efeitos sobre o público
Processos são: assimétricos, intencionais, comunicador e destinatários estão descolados de contextos específicos, as relações entre as pessoas (audiência) eram consideradas irrelevantes para os efeitos.

18 Novo esquema Estímulo === processos psicológicos intervenientes === efeito Massa === Grupo Indivíduo Situações específicas : campanhas intensivas, sucesso pode ser avaliado, promovida por instituições com autoridade, argumentos devem ser “vendidos” ao público

19 Fatores intervenientes
Relativos à Audiência: Interesse em obter informação Exposição seletiva Percepção Seletiva Memorização Seletiva

20 Fatores Intervenientes
Ligados à Mensagem Credibilidade do comunicador Ordem da argumentação Integralidade das argumentações A explicitação das conclusões

21 Década de 60 Usos e gratificações: Diálogo com outras teorias e correntes. Agenda Setting – modo cognitivo e não efeitos diretos


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