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FORMAÇÃO DE PREÇOS FORMAÇÃO DE PREÇOS A PARTIR DO CUSTO

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Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE PREÇOS FORMAÇÃO DE PREÇOS A PARTIR DO CUSTO"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DE PREÇOS FORMAÇÃO DE PREÇOS A PARTIR DO CUSTO
FINALIDADE DO CONTROLE DE CUSTO PARA FORMAR PREÇO PARTE DO PRESSUPOSTO QUE O MERCADO ACEITA FORMAR PREÇO DE VENDA COM METODOLOGIA PARA QUE SE POSSA COBRIR TODOS OS CUSTOS E OBTER LUCRO PARA CONTINUAR A ATIVIDADE PERGUNTAR AOS ALUNOS COMO ELES DETERMINARIAM O PREÇO DE ALGO QUE FOSSEM VENDER PERGUNTAR QUE FATORES CONSIDERAOU AO DAR O PREÇO E SE O COMPRADOR NÃO ACEITASSE O SEU PREÇO. ENTÃO QUE OUTROS FATORRES SÃO RELEVANTES? QUANDO VOCÊ PODE DETERMINAR O REÇO E VAI TER CLIENTE PARA COMPRAR: MERCADO SATISFEITO OU INSATISFEITO. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO CONCEITO DE MARGINALIDADE: SÓ EXISTE SE TEM PODER AQUISITIVO.

2 ELEMENTOS DE CUSTOS QUE FORMAM O PREÇO
FORMAÇÃO DE PREÇOS ELEMENTOS DE CUSTOS QUE FORMAM O PREÇO CONSIDERAR TODOS OS CUSTOS UNITÁRIOS FIXOS E VARIÁVEIS E UMA MARGEM DE LUCRATIVIDADE(diretos e indiretos) CUSTO DA MERCADORIA E SERVIÇOS E OUTROS DECORRENTES DA COMPRA IMPOSTOS INCIDENTES SOBRE A VENDA OUTRAS DESPESAS SOBRE A VENDA-COMISSÕES FRETES ETC. CUSTOS FIXOS - DISTRIBUIR POR RATEIOS O QUE É LUCRATIVIDADE? LUCRO SOBRE A ATIVIDADE. MARGEM DE RETORLO SOBRE O PREÇO DE VENDA. QUE OUTROS CUSTOS PODEM SER DECORRENTES DA COMPRA ? FRETE, SEGURO, EMBALAGEM ETC.

3 PECULIARIDADES DE CADA EMPRESA
FORMAÇÃO DE PREÇOS PECULIARIDADES DE CADA EMPRESA RAMO DE ATIVIDADE REGIME FISCAL (IMPOSTOS) TAMANHO CONCORRÊNCIA, ETC POSICIONAMENTO DA EMPRESA FRENTE AO MERCADO - CUSTO/PREÇO

4 FATORES QUE INFLUENCIAM NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO
QUALIDADE E TECNOLOGIA EM RELAÇÃO ÀS NECESSIDADES DO MERCADO - SEGMENTAÇÃO PODER DE COMPRA PRODUTOS SIMILARES DEMANDA ESPERADA - ESTUDO DE MERCADO NÍVEIS DE PRODUÇÃO - TAMANHO CONTROLE DE PREÇOS - GOVERNO ? IMPOSTOS CUSTOS E DESPESAS OPERACIONAIS DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

5 FATORES MULTIPLICADOR DE CUSTOS MARK-UP
MARK-UP GENÉRICO CUSTO INDUSTRIAL PADRÃO POR ABSORÇÃO MARK-UP POR PRODUTO PODE SER POR PRODUTO, LINHA DE PRODUTOS OU DIVISÕES É UM ÍNDICE MULTIPLICADOR RESTRIÇÕES DO USO DO MARK-UP OS ELEMENTOS QUE DETERMINAM O FATOR SÃO DINÂMICOS É UMA COMPOSIÇÃO DE CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS O QUE DIFICULTA NEGOCIAÇÃO E ANÁLISE GERENCIAL A UTILIZAÇÃO DO MARK-UP DEVE SER UTILIZADO EM CONJUNTO COM OUTRAS FERRAMENTAS

6 FATORES MULTIPLICADOR DE CUSTOS MARK-UP
CONSTRUÇÃO DO MARK-UP $ % 1) PREÇO DE VENDA ,23 100 (-) Custos Variáveis s/venda 4, (-) Custos Fixos e/ou despesas 2, Administração, Vendas, Finanças (-) Lucro Planejado 1, 2) Participação dos Custos da Mercadoria 3) Fator = (1/2) 1,9231 ESTA METODOLOGIA DETERMINA UM PREÇO DE VENDA QUE NA VERDADE, PRECISA DE UM PREÇO DE VENDA PARA SER CALCULADO. É ENTÃO, UMA METODOLOGIA POR APROXIMAÇÃO DE ONDE FOI EXTRAÍDO O CUSTO FIXO DE (2,88) ? SE FOR INDÚSTRIA, DIVIDE-SE O CUSTO FIXO INDIRETO(DESPESAS) PELAS QUANTIDADES PRODUZIDAS, PORQUE O CUSTO CMV É O CUSTO DE PRODUÇÃO QUE JÁ CONSIDEROU TODOS OS CUSTOS QUE INCIDIRAM DIRETAMENTE NO PRODUTO.

7 CÁLCULO DOS CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
RECOMENDAÇÕES PARA DETERMINAÇÃO DO PREÇO CÁLCULO DE UM PREÇO PROVISÓRIO COM INFORMAÇÕES INTERNAS (CUSTOS E/OU DESPESAS) CRÍTICA DESTE NO MERCADO - CONCORRENTES, VOLUME DE VENDAS, PODER AQUISITIVO, ETC AJUSTES DO PREÇO E SEUS REFLEXOS SOBRE O LUCRO BUSCA DE OUTRAS ALTERNATIVAS COM SIMULAÇÕES RECEITAS, CUSTOS VARIÁVEIS, MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, CUSTOS E DESPESAS FIXAS, RESULTADO, PONTO DE EQUILÍBIRIO DETERMINAR O PREÇO FINAL

8 PASSOS PARA SE CHEGAR AO PREÇO DE VENDA Indústria 15% IPI, Lucro Presumido com 12% ICMS
1) CÁLCULO DO CPV CUSTO MP (sem ICMS) 100,00 CUSTO DIRETO ,00 RATEIO CUSTO IND ,00 = CPV ,00 2) CÁLCULO DO CVV (custo variável s/ venda) PIS 0,65% COFINS 3% CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 1% IRPJ (presumido) 1,2% COMISSÕES 4,15% ICMS % TOTAL CVV 22,00%

9 PASSOS PARA SE CHEGAR AO PREÇO DE VENDA
3) TAXA DE DESPESAS OPERACIONAIS FIXAS UTILIZANDO-SE A ESTRUTURA DO DRE a) LEVANTAR O MONTANTE DAS DESPESAS DA EMPRESA - Exemplo : $ 9.000,00 B) LEVANTAR O MONTANTE DA PREVISÃO DE RECEITAS - Exemplo : $ ,00 9000/36000 = PERCENTUAL DESPESAS= 25% 4) DETERMINAÇÃO DO PREÇO COM 10% LUCRO PV = CPV / (100 - (%CVV + %Desp + %L) ) * 100 PV = (130 / (100 - ( ))) * 100 = 282,60 MB = 282,60-130,00 = 152,68 = 54% MARK UP= PV / CMV = 282,60 / 130 = 2,17 LEMBRAR DRE. CMV/RT = MARGEM BRUTA

10 DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COMÉRCIO VAREJISTA – ICMS DE 15%
VALOR DA NOTA C/ 15% DE IPI E 12% ICMS=30,00 FRETES NA COMPRA 1,5% CVV SOBRE A VENDA COMISSÕES 5% PIS 0,65% COFINS 3% CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 1% IRPJ 1,20% ICMS 15% RECEITA TOTAL PREVISTA ,00 CUSTO FIXO ,00 LUCRO PLANEJADO 8% S/VENDA

11 EXERCÍCIO 1) CALCULAR CMV 2) CALCULAR CVV
3) DETERMIAR O ÍNDICE DE C.FIXO 4) DETERMINAR O PREÇO 5) DETERMINAR MARGEM BRUTA 6) DETERMINAR MARKUP 7) CALCULAR A TAXA DE LUCRO S/VENDA % 8) FAZER DRE UNITÁRIO 9) CALCULAR RECEITA DE EQUILÍBRIO

12 RESULTADO 1) CALCULAR CMV VALOR TOTAL DA NOTA (COM IPI 15%) = 30,00
VALOR DA MERCADORIA SEM IPI = 30/1,15 = 26,09 VALOR DO IPI = 30,00 – 26,09 = 3,91 VALOR DA MERCADORIA SEM ICMS= 26,09*0,88=22,96 FRETE = 15% = 4,50 VALOR DA MERCADORIA = 22,96 + 4,50 + 3,91= 31,37 2) CALCULAR CVV COMISSÃO = 5% PIS = 0,65% COFINS = 3% CONTRIBUIÇÃO SOCIAL = 1% IRPJ = 1,2% ICMS = 15% TOTAL CVV = 25,85%

13 RESULTADO 5) MARGEM BRUTA DE LUCRO =
3) DETERMIAR O ÍNDICE DE C.FIXO CF = 4.800/20000 = 24% 4) DETERMINAR O PREÇO PV = CPV / (100 - (%CVV + %CF + %L) ) * 100 PV = 31,37 / (100 - (25, )) * 100 = 74,42 5) MARGEM BRUTA DE LUCRO = preço de venda – custo = 74,42 – 31,37 = 43,05 6) MARKUP = PV / CMV = 74,42/31,37=2,37 7) MARGEM BRUTA DE LUCRO = 57,85%

14 RESULTADO 8) DRE UNITÁRIO PV = 74,42 CMV = 31,37 = 42,15%
MB = 43,05= 57,85% CVV = 25,85% = 19,23 CUSTO FIXO=24% = 17,86 = LUCRO LÍQUIDO = 5,96 = 8% 9) PONTO DE EQUILÍBRIO = CF/ 1-(CV/PV) RE = 4800 / (1- MB%) 0,4215 = ,90

15 DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COMÉRCIO VAREJISTA (S.Simples)
REFAZER O EXERCÍCIO TOMANDO COMO REFERENCIA UMA EMPRESA OPTANTE DO SIMPLES NA ALÍQUOTA DE 5% CMV = 30, ,5 FRETE = 34,50 CVV = 5% comis. + 5% s.s. = 10% ÍNDICE DE C.FIXO = 4.800/20000 = 24% PV = 34,50 / (100 - ( )) * 100 = 59,48 MB = 59,48 – 34,50 = 24,98 = 42,00% MARKUP = 1,724

16 RESULTADO 8) DRE UNITÁRIO PV 59,48 100% CV 34,50 58% MB 24,98 42%
CF/DESP. UNIT. 14,27 24% CVV 5,95 10% LUCRO UNIT 4,76 8% 9) PONTO DE EQUILÍBRIO RE = 4800 / 0,4199 = R$ ,29

17 OUTRA ABORDAGEM PELO PE
DETERMINAR O PREÇO DE VENDA QUE COBRE TODOS OS CUSTOS: CONHECENDO-SE O CF, DIVIDE-SE ESTE PELAS QUANTIDADES DE PRODUTOS PRODUZIDOS. ASSIM VAMOS TER O CUSTO FIXO UNITÁRIO. SE SOMARMOS A ESTE O CUSTO VARIÁVEL,OU CUSTO DE PRODUÇÃO, TEREMOS O CUSTO TOTAL DO PRODUTO SEM CONSIDERARMOS OS OUTROS CUSTOS E DESPESAS NÃO COMPUTADOS COMO POR EXEMPLO A COMISSÃO, OS IMPOSTOS, O LUCRO, QUE IRÃO SOMADOS NO DENOMINADOR (INVERSO) SE FOR VÁRIOS PRODUTOS, SOMA-SE NO DENOMINADOR A MB DO CMV AO INVÉS DO CV

18 EXEMPLO PE CUSTO VARIÁVEL OU CUSTO DE PRODUÇÃO = R$ 200,00
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO = 500 UNIDADES/PERÍODO CUSTO FIXO NO PERÍODO = R$ ,00 MARGEM DE LUCRO PRETENDIDA = 10% IMPOSTOS (SIMPLES) = 3% COMISSÃO DOS VENDEDORES = 5% CUSTO TOTAL IDENTIFICADO = 220,00 (CV + CF UNITÁRIO) RE = CF / (1-(CV / PV) RE = CF / (1 – CV%) PV = CTI/ MB% PV = 220 / 1- (0,1 + 0,03 + 0,05) = 220 / 0,82 = 268,30 PE


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