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Curso Cooperativo de Engenharia de Computação Poli / USP

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Apresentação em tema: "Curso Cooperativo de Engenharia de Computação Poli / USP"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Cooperativo de Engenharia de Computação Poli / USP
Prof. Paulo Sérgio Cugnasca Prof. Jorge Luís Risco Becerra Prof. João Batista Carmargo Junior Profa. Selma Shin Shimizu Melnikoff Universidade de São Paulo – USP Escola Politécnica – Poli Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais – PCS Recepção aos Alunos Ingressantes do Curso Cooperativo São Paulo – 07/03/2017

2 AGENDA Cursos Cooperativos
Curso Cooperativo de Engenharia de Computação Regras Acadêmicas Nova Estrutura Curricular da Escola Politécnica (EC-3) Estágios Cooperativos Estágios Cooperativos na Engenharia de Computação Dúvidas / Perguntas

3 Teoria e Prática Cursos Cooperativos Estágios Cooperativos
Parte I Teoria e Prática Cursos Cooperativos Estágios Cooperativos

4 Introdução Teoria: é utilizada para designar um conjunto de ideias abstratas, para explicar algum acontecimento  Teoria científica: é a parte especulativa da ciência, que tenta explicar determinados fenômenos, que se opõe à prática (*1)  aulas teóricas Experiência: ex-peri-ência, corresponde ao estudo (ciência) de um objeto externo (ex), por todos os seus lados (peri)  (*2)  aulas de laboratório, estágio Dessa forma, a Teoria procura representar a Experiência! (*1) (*2) Experimentar Deus - A Transparência de Todas as Coisas, Leonardo Boff

5 Cursos de Engenharia da Escola Politécnica - USP
Ingresso em 2015: vestibular da FUVEST / 870 vagas Eng. Ambiental Eng. Civil Eng. Mecânica Eng. Naval Eng. Mecatrônica Eng. Produção Eng. Petróleo (Santos) Eng. Química* Eng. Metalúrgica, Materiais Eng. Minas Eng. Elétrica (ênfases: Automação e Controle, Computação, Sistemas Eletrônicos, Energia e Automação Elétricas, Telecomunicações) Eng. de Computação* * Curso oferecido na modalidade cooperativa – Curso Cooperativo

6 Cursos de Engenharia da Escola Politécnica - USP
Área Elétrica, 228 vagas Engenharia Elétrica com 5 ênfases: Automação e Controle – 37 vagas Energia e Automação Elétricas – 38 vagas Sistemas Eletrônicos – 38 vagas Telecomunicações – 37 vagas Computação – 38 vagas Engenharia de Computação (curso cooperativo) – 40 vagas

7 Cursos Cooperativos O que é o Curso Cooperativo?
A Educação Cooperativa é uma metodologia de ensino que promove o aprendizado contínuo através de: aulas aprendizagem baseada no trabalho

8 Cursos Cooperativos Este modelo integra:
a instituição de ensino (IES) as empresas na formação de profissionais habilitados para enfrentar o dinamismo do mercado de trabalho, o qual exige rápida adequação de função e de conhecimentos atualizados com as inovações tecnológicas voltadas ao mercado de trabalho.

9 Cursos Cooperativos “Educação Cooperativa é um programa de ensino que formalmente integra os estudos acadêmicos de um estudante com a experiência no mercado de trabalho através dos programas de estágios curriculares em empresas” Fonte: CAFCE - Canadian Association For Co-operative Education (

10 Cursos Cooperativos O programa de estágio cooperativo consiste em alternar períodos de experiência em campos apropriados de negócios: indústrias instituições governamentais instituições de serviço social empresas em conformidade com alguns critérios...

11 Cursos Cooperativos Critérios:
cada programa de estágio é desenvolvido e/ou aprovado pela IES em conformidade com o programa acadêmico o estudante é engajado no trabalho produtivo ao invés de ser um mero observador o estudante recebe remuneração pelo trabalho desempenhado o progresso do estudante no trabalho é monitorado pela IES a performance do estagiário no trabalho é supervisionado e avaliado pela empresa que recebe o estudante o tempo em períodos de experiência de trabalho deve ser de cerca de 50% do tempo equivalente destinado aos estudos acadêmicos (aproximadamente 1/3 do total do curso)

12 Cursos Cooperativos "Co-operative Education" no Canadá:
Introduzido no Canadá em 1957, quando a Universidade de Waterloo começou o seu primeiro programa "Co-op" nos cursos de engenharia Cresceu lentamente no começo, mas depois de 1970 expandiu-se rapidamente para outras universidades no país Em 1999, se registrou um número acima de estudantes em programas “Co-op” em mais de 115 instituições de ensino universitário no Canadá Em 2006/2007, mais de estudantes

13 Cursos Cooperativos Educação Cooperativa no Brasil:
Escola Politécnica – USP: Introduziu em 1989 a Educação Cooperativa pela primeira vez no país. No plano piloto foram oferecidos cursos de: Eng. de Computação Eng. Química Eng. Produção Na reforma curricular de 1999 (EC-2), os cursos Cooperativos foram adaptados para as novas estruturas da Poli-USP, sendo oferecidos na estrutura quadrimestral como opção nas grandes áreas da Química e Elétrica, a partir do terceiro ano de graduação. Reforma curricular de 2014 (EC-3) A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou em 2001 o seu projeto de Educação Cooperativa oferecendo o curso de Engenharia de Materiais na estrutura quadrimestral. UEA/EST – Iniciou seus cursos cooperativos em 2003. – Começa a discutir a reestruturação em 2013

14 Curso Cooperativo de Engenharia de Computação

15 Curso Cooperativo de Engenharia de Computação
Módulos Acadêmicos: São desenvolvidos na Universidade Exige-se a dedicação integral dos alunos às disciplinas O sistema do curso é seriado O aluno deve receber aprovação em todas as disciplinas do módulo para a progressão no curso Normas Acadêmicas e de Estágios próprias !!!

16 Curso Cooperativo de Engenharia de Computação
Módulos de Estágio: Fazem parte do currículo e possuem validade acadêmica De dedicação exclusiva (período integral) Um coordenador de estágio deve acompanhar o programa de estágio através de visitas periódicas às empresas Assistência especial de profissionais de recursos humanos para orientação e coordenação dos alunos nas vagas Ao final do curso (Poli / USP): o aluno terá cumprido 4 Módulos de 4 meses de Estágio (16 meses) em efetiva atividade profissional no mercado de trabalho o aluno terá agregado ao seu diploma um currículo profissional de mais de um ano de experiência Empregabilidade alta !

17 Estágios Cooperativos
O Ensino Cooperativo aproxima as três partes envolvidas no sistema educacional: a instituição de ensino (IES) as empresas os alunos O sucesso do Ensino Cooperativo depende do comprometimento de cada uma destas partes !

18 Estágios Cooperativos
Existem 2 tipos de modelos de programas Cooperativos: o aluno desenvolve os seus estágios em mais de uma empresa o aluno desenvolve as suas atividades em diversos setores de uma mesma empresa (“um programa de carreira”), exercendo funções diferentes

19 Estágios Cooperativos
O Estágio é em Tempo Integral: Facilita o foco e a participação em projetos locais ou geograficamente distantes Possibilidades de Estágios: Alternando Empresas Alternando departamentos da Empresa Laboratórios de Pesquisas Aplicadas na Universidade (IC)

20 Estágios Cooperativos
LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes CAPÍTULO IV – DO ESTAGIÁRIO Art. 10. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. § 1o O estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.

21 Regras Acadêmicas Existem as regras da USP e da Poli
O curso cooperativo possui regras próprias:

22 Regras Acadêmicas

23 Regras Acadêmicas

24 Regras Acadêmicas

25 Regras Acadêmicas

26 Regras Acadêmicas

27 Regras Acadêmicas

28 Regras Acadêmicas

29 Regras Acadêmicas

30 Regras Acadêmicas

31 Regras Acadêmicas

32 Organização Reuniões de Conselho de Classe (por período/turma – 3 por quadrimestre) Reuniões da CoC (Comissão de Coordenação do Curso – semanal) Reuniões da CCQ (Coordenadoria dos Cursos Quadrimestrais da Poli – mensal) Reuniões da CG (Comissão de Graduação da Poli – mensal) Workshop de Graduação do PCS (anual) Atividades de Estágios Atividades preparatórias para estágio Contato com empresas Workshop de estágio

33 Nova Estrutura Curricular da Escola Politécnica (EC-3)
Parte II Nova Estrutura Curricular da Escola Politécnica (EC-3)

34 Cursos do PCS Engenharia Elétrica – ênfase Computação
Curso semestral Engenharia de Computação Curso quadrimestral

35 Engenharia Elétrica ênfase Computação
Negócios Tecnologias para Aplicações Métodos e Tecnologias de SW Infraestrutura de Sistemas Arquitetura de Computadores HW e Circuitos ELétricos Teoria Princípios Inovação Aplicação Uso Configuração

36 Engenharia de Computação
Negócios Tecnologias para Aplicações Métodos e Tecnologias de SW Infraestrutura de Sistemas Arquitetura de Computadores HW e Circuitos ELétricos Teoria Princípios Inovação Aplicação Uso Configuração

37 Estrutura Curricular Engenharia de Computação

38 Estrutura Curricular 3 (EC-3)

39 Núcleo Básico

40 Estrutura Curricular Núcleo Comum L Q T C Mat Intr Eng Comp Energ Sust
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 L Q T C Mat Intr Eng Comp Energ Sust Núcleo Comum Sist Digitais I Alg Estr Dados Me Flu Me Estr Circuitos 1 Eng Software Lab Progr OO Física IV Circuitos 2 Eletrônica Sist Digitais II Sist. e Sinais L F III Lab. Eletric Lab. Dig I Lab. Eletrônica Sistemas Program Eng Comun Conv Eletromec Lab Eng Soft Lab. Dig II Banco Dados Org Arq I Redes I Lab. Redes Sist Controle Adm I Econ I Sist Oper Org Arq II Lab Proc RedesII Sist Embarc An Desemp Eng Sist Comp Proj Form I Bloco I Bloco II Bloco III Toler Falhas L Sist Embarc IA Proj Form II

41 Bloco Laranja Disciplinas comuns a todos os cursos da Escola Politécnica Semestre Nº disciplinas Nº créditos 5 20 4 16 12 3 10 1

42 Bloco Azul Disciplinas de Física
Disciplinas básicas da Engenharia de Computação Disciplinas básicas de Eletricidade e Eletrônica Disciplinas básicas de outras ênfases da Engenharia Elétrica Disciplinas básicas de outras habilitações de Engenharia

43 Bloco Verde Disciplinas avançadas Hardware Redes Software
Engenharia de Sistemas Administração e Economia Projeto de Formatura

44 Bloco Vermelho (Eletivas)
Mínimo de 6 disciplinas Lógica, linguagens e compiladores Computação de alto desempenho Tecnologias interativas Segurança de Informação Engenharia de Informação Gerência e qualidade de software Automação Aspectos legais em TI Empreendimento Administração e Economia

45 Estágios Cooperativos
Parte III Estágios Cooperativos

46 Estágios Cooperativos na Engenharia de Computação
Avaliação do Estágio: Docentes coordenadores de estágios da Escola Supervisor na Empresa Relatório de estágio do Aluno

47 Estágios Cooperativos na Engenharia de Computação
Workshop de estágio: Nos períodos de estágio, alunos e professores se encontram para troca de experiências (Eng. Computação): Participantes: Professores e Alunos que estão no estágio Condições: Realizado na sala de aula ou anfiteatro, num horário ao final de expediente comercial Conteúdo: Troca de experiências de professores e profissionais da indústria, relativas aos estágios vivenciados pelos alunos

48 Estágios Cooperativos na Engenharia de Computação
Setor de Estágio: deve estar bem organizado para enfrentar os desafios. Podem ser citados esforços (Eng. Computação) realizados na Engenharia de Computação: Reuniões com empresas (“almoço ou café da manhã”) Reuniões de orientação em: como se portar nas entrevistas e durante os estágios, como elaborar currículo Apresentações de empresas interessadas Divulgação às empresas da nova metodologia de trabalho, do modelo da educação cooperativa (fundamental!) Formalização de Convênios com as Empresas Classificação dos estágios em Categorias de Dificuldade Formalização de Contratos de Estágio

49 Portal de Estágios da Engenharia de Computação
Estágios Cooperativos na Engenharia de Computação (Poli-USP) Portal de Estágios da Engenharia de Computação

50 Portal de Estágios da Engenharia de Computação
Estágios Cooperativos na Engenharia de Computação (Poli-USP) Portal de Estágios da Engenharia de Computação

51 Parte VI Dúvidas e Perguntas

52 Reestruturação de um Curso de Engenharia no Modelo Cooperativo Experiências na Poli-USP
Obrigado pela atenção ! Prof. Paulo Sérgio Cugnasca Prof. Jorge Luís Risco Becerra Prof. João Batista Camargo Junior Prof. Selma Shin Shimizu Melnikoff Recepção aos Alunos Ingressantes do Curso Cooperativo São Paulo – 07/03/2017


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