A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS"— Transcrição da apresentação:

1 CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
Profa. Dra. Lurdes Caron UNIPLAC – Lages – SC Agosto de 2013

2 CURRÍCULO ??? ENSINO RELIGIOSO ???
Qual o currículo para o Ensino Religioso, na contemporaneidade? A partir de que saberes curriculares é elaborado o currículo para o Ensino Religioso? Qual currículo para o ER é adotado pelos professores no cotidiano da sala de aula?

3 ENSINO RELIGIOSO: ENTRE SABERES
O Ensino Religioso está garantido em legislação. Um componente curricular de tratamento pedagógico. Disciplina da área do conhecimento. Parte integrante da formação básica do cidadão. Disciplina curricular dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Assegura o respeito à diversidade cultural religiosa do povo brasileiro. Veda qualquer forma de proselitismo

4 CURRÍCULO ??? ENSINO RELIGIOSO ???
A sociedade está enfrentando um contexto sócio-político e econômico com as novas tecnologias rapidamente substituídas por outras. O sistema produtivo econômico atraindo os consumidores instantâneos A educação entre desafios contínuos para acompanhar os rápidos avanços que se processam no mundo em que vivemos. E o Ensino Religioso com quem Está articulado? O que ensina? Para quem? Qual seu currículo? Política neoliberal? Ensino globalizado?

5 CURRÍCULO PARA QUE E PARA QUEM?
Para Apple (2001, p. 53), O currículo nunca é simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos, que de alguma forma aparece nos livros e nas salas de aula do país. Sempre parte de uma tradição seletiva, da seleção feita por alguém, da visão que algum grupo tem do que seja o conhecimento legítimo. Ele é produzido pelos conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam e desorganizam um povo. Segundo Veiga (2002, p. 7), O currículo é uma construção cultural. Sendo assim, Que saberes são passados aos educandos?

6 CURRÍCULO ESCOLAR O currículo é a vida da escola. Ele é dinâmico
Responsável pela construção social - em relação (QUAL?) Revelar o conhecimento historicamente produzido É abrangente, amplo Nele cabem múltiplas experiências Um tema do currículo exige diálogo e visão múltipla com diferentes olhares. ENSINO RELIGIOSO TEM PCNER Qual sua relação curricular com os diferentes saberes?

7 ENSINO RELIGIOSO: CURRÍCULO OU PROGRAMAS
Um currículo escolar é organizado e desenvolvido em relação com a vida da escola, com o projeto político-pedagógico, inter-relacionados com as demais disciplinas da escola. Como o Ensino Religioso está relacionado com o currículo escolar? Nos PCN do MEC, o ER fica excluído. Os PCNER elaborados por um grupo de pessoas envolvidas com o ER no Brasil – metodologia participativa.

8 PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS
Organização da escolaridade em ciclos. A organização do conhecimento escolar: Áreas e Temas transversais Objetivos Conteúdos Avaliação Orientações Didáticas Ensino religioso - ausente

9 PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSSINO RELIGIOSO
Consta de cinco eixos Culturas e Tradições Religiosas, Escrituras Sagradas e/ou Tradições Orais, Teologias, Ritos, Ethos.

10 MARCO HISTÓRIOCO PARA O ENSINO RELIGIOSO
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso constituem-se em um marco histórico na educação brasileira. Pela primeira vez, pessoas de várias tradições religiosas, enquanto educadores, conseguiram juntas definir os elementos constitutivos do Ensino Religioso como disciplina escolar, cujo objeto é o Fenômeno Religiso. O Ensino Religioso no Brasil, ao longo da nossa história tem sido caracterizado belo binômio: Ensino da Religião e concessão do Estado.

11 CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso desempenham relevante função política na história do Ensino Religioso no Brasil. São parâmetros.... Tivemos na história do ER – Programas ou currículos? E hoje o que temos? Em vários Estados e diferentes Editoras criam, adaptam, elaboram propostas curriculares para o Ensino Religioso.

12 CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO
O que seu Estado, Município, sua Escola, você está fazendo para o currículo de Ensino Religioso fazer parte da vida da escola? Como decodificar os PCNER para uma linguagem acessível a todo o educador e ao mesmo tempo a escola e professor contar com um currículo de ER inclusivo todos os educandos, independente de idade, cor, raça cultura e/ou educandos com múltiplas deficiências? Qual proposta curricular para o Ensino Religioso?

13 ENSINO RELIGIOSO Nas escolas brasileiras que trabalham com ER, já é possível perceber o crescimento de uma nova consciência, de novos paradigmas, entre educadores, professores, alunos pais e a sociedade, sobre questões que envolvem o Ensino Religioso. Constatam-se avanços na formação de professores, que é uma prioridade, pois sem ela, nenhuma proposta curricular, justa e ética, que promova a formação global do ser humano, alcançará seus objetivos.

14 ENSINO RELIGIOSO – O QUE ENSINAR
Uma proposta de currículo que envolva o ser humano necessita ser aberta, dinâmica, consistente, susceptível para aceitar mudanças que favoreça o desenvolvimento, a humanização e a capacitação para o pleno exercício da cidadania. Uma carência urgente são estudos acadêmicos sobre currículo e de fato, que o ER faça parte do projeto pedagógico da escola e, por conseguinte, do Currículo escolar. Como vamos fazer? Quem assume?

15

16

17

18


Carregar ppt "CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google