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ANDREIA AUGUSTA MENDES

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Apresentação em tema: "ANDREIA AUGUSTA MENDES"— Transcrição da apresentação:

1 ANDREIA AUGUSTA MENDES
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 3 QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS COM HIPERTENSÃO E DIABETES NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA FREI DAMIÃO, MUNICIPIO DE PALHOÇA/SC ANDREIA AUGUSTA MENDES ORIENTADOR JOSÉ ADAILTON DA SILVA

2 INTRODUÇÃO

3 As ações desenvolvidas contribuíram para melhorar o atendimento, acolhimento e acompanhamento dos pacientes portadores de Diabetes e Hipertensão da UBS Frei Damião, através da capacitação da equipe e orientações sobre como ter uma vida saudável .

4 O município de Palhoça possui uma população de 137
O município de Palhoça possui uma população de habitantes sendo o décimo município mais populoso do Estado de Santa Catarina (IBGE, 2010), possui 24 equipes de ESF – Estratégia de saúde da família, 03 Equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, e um NASF que está em fase de implantação.

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6 A ESF Frei Damião está localizada na área urbana de Palhoça;
Possui: 8 micro-áreas, 4 ACS, 1 médico, 2 técnico de enfermagem, 1 enfermeira, 1 dentista, 1 ACD, 2 ASG, e 1 coordenador São aproximadamente 8000 habitantes, quantidade que extrapola o ideal, conforme a portaria da atenção básica que limita no máximo quatro mil habitantes por ESF, e vivem em extrema vulnerabilidade social .

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8 Antes da ação programática o atendimento dos hipertensos e diabéticos eram realizados somente pela médica, apenas com ações curativas, não havia cadastro ou acompanhamento especifico desta clientela, e muitos pacientes desconheciam sua patologia.

9 OBJETIVOS

10 Objetivo Geral Ampliar e qualificar a atenção aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes

11 METODOLOGIA E LOGÍSTICA

12 Sujeitos da intervenção: hipertensos e diabéticos com 18 anos ou mais, residentes na micro-área que está coberta por ACS; Protocolos usados na intervenção: Caderno de Atenção Básica número 16/Diabetes Melittus – 2006, MS Caderno de Atenção Básica numero 15/ hipertensão Arterial Sistêmica – 2006, MS - Instrumento de Cadastro dos Hipertensos e Diabéticos com base na ficha Espelho e ficha de cadastro do hipertenso e/ou Diabético do MS.

13 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SERVIÇO:
Cadastrar todos os hipertensos e diabéticos; QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA: Capacitação dos profissionais da equipe; Qualificação da atenção prestada; MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: Monitoramento e avaliação dos registros/intervenção; ENGAJAMENTO PÚBLICO: Participação popular, vínculo, parceiros na comunidade.

14 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS

15 Cobertura do programa de Atenção Cobertura do programa de Atenção
Objetivo 1- Ampliar a cobertura à hipertensos e diabéticos Meta: Cadastrar 60% dos hipertensos e/ou diabéticos da área de abrangência detectados pelo rastreamento no Programa de Atenção à HA e a DM. Cobertura do programa de Atenção ao Diabético na UBS Cobertura do programa de Atenção ao Hipertenso na UBS

16 Objetivo 2- Melhorar a adesão do hipertensos e/ou diabéticos ao programa.
Meta buscar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas. Proporção de diabéticos com a consulta de acordo com o protocolo em dia Proporção de hipertensos com a consulta de acordo com o protocolo em dia

17 Meta 2 - buscar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos
faltosos para a realização dos exames Proporção de diabéticos com os exames complementares do Protocolo em dia Proporção de hipertensos com os exames complementares do protocolo em dia

18 Objetivo 3 – Melhorar a qualidade do atendimento ao hipertenso e/ou diabético realizado na UBS
Meta: Garantir tratamento medicamentosos para 60% dos paciente com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia Proporção de diabéticos que utilizam medicamentos para controle do DM. Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos para controle da HAS

19 Objetivo 4 - Melhorar o registro das informações.
Meta - Manter a ficha de 100% de hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na UBS Proporção de hipertensos e diabéticos com cadastro no Programa HIPERDIA ou em planilha própria

20 Objetivo 5 – Mapear hipertensos e/ou diabéticos de risco para
doença cardiovascular. Metas 1 – Realizar estratificação de risco cardiovascular em 60% dos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na UBS Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular em dia

21 Objetivo 6 – Ampliar as ações de Promoção da saúde
Metas 1 - Garantir orientação nutricional, atividade física regular e riscos do tabagismo para 100% de hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na UBS.

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23 Discussão A intervenção contribuiu para um aumento da cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos. - Auxiliou na implantação da própria ação programática até então inexistente. Proporcionou inúmeras melhorias no processo de trabalho da equipe, Realização de cadastro dos hipertensos e diabéticos Orientações sobre exercícios físicos regulares, dieta adequada, malefícios do tabagismo, e acompanhamento destes pacientes.

24 Reflexão Critica Novos conhecimentos e experiências. Porém encontramos várias dificuldades: Pouco tempo para reuniões e capacitação, Agenda cheia mais a grande demanda à ser atendida Dificuldade para conciliar com as atividades da intervenção a ser implantada, com a correria da unidade. Incidente com minha família, fui afastada do trabalho. Apoio e incentivo do orientador e o excelente material pedagógico oferecido pelo curso.

25 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Ministério da Saúde. Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, Brasil, Ministério da Saúde. Portaria n de Dispõe sobre a Norma Operacional Básica do SUS 01/96. Brasília, 1996. Brasil, Ministério da Saúde. Política de saúde do idoso. Portaria n /GM, 10/12/1999. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2000. Navarrete MFJ, Pérez LR. Perfil educativo em pacientes crônicos. Rev Med de Costa Rica y Centro America 1998.

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27 Ao excelente material fornecido
Obrigado: UFPEL Coordenador do Curso Apoio pedagógico Ao excelente material fornecido


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