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PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
09 de Novembro de 2011 1
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Agenda Alterações Metodológicas do Censo da Educação Superior
Apresentação dos Resultados do Censo 2010 Estatísticas Básicas Perfil do aluno e do docente Evolução das principais estatísticas de 2001 a 2010 Instrumentos de Disseminação
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Censo da Educação Superior: alterações metodológicas
Coleta individualizada de aluno Integração da coleta individualizada de docente ao Censo Coleta Matrícula até 2008
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Censo da Educação Superior: alterações metodológicas
Coleta Aluno a partir de 2009
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Censo da Educação Superior: alterações metodológicas
Integração ao Cadastro e-MEC
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Cálculo das principais estatísticas: Censo 2010
Matrícula: Somatório de vínculos de aluno a um curso superior igual a cursando e formado. Ingresso: Somatório de vínculos de aluno a um curso superior que possuem ano de ingresso no curso igual ao ano de referência do Censo. Concluintes: Somatório de vínculos de aluno a um curso igual a formado. Funções docentes: Somatório de vínculos de docentes a uma ou mais instituições de educação superior. Obs: Também pode ser calculado pelo número de vínculos do docente com cursos – Função docente-curso.
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Resultados Censo da Educação Superior 2010
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Perfil do Aluno por Modalidade de Ensino - Brasil - 2010
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Dispersão da Idade dos Alunos Matriculados nos Cursos de Graduação por Modalidade de Ensino - Brasil – 2010 Fonte: MEC / Inep 10
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Perfil do Aluno por Área Geral de Curso - Brasil - 2010
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Perfil do Docente por Categoria Administrativa Brasil - 2010
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Percentual de funções docentes por categoria administrativa segundo o tipo de atuação docente Brasil 2010
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Evolução 2001 a 2010
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Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Graduação (presencial e a distância) - Brasil – Fonte: MEC / Inep 15
16
Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Graduação (presencial e a distância) por categoria administrativa Brasil – Fonte: MEC / Inep
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Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Graduação (presencial e a distância) das Instituições Publicas de Educacao Superior - Brasil – Fonte: MEC / Inep
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Evolução do Número de Ingressos (todas as formas de ingresso) em Cursos de Graduação (presencial e a distância) Brasil – Fonte: MEC / Inep 18
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Evolução do Número de Ingressos (presencial e a distância) por Categoria Administrativa - Brasil – Fonte: MEC / Inep
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Evolução do Número de Concluintes em Cursos de Graduação (presencial e a distância) - Brasil – M U D A N Ç MET O DO L Ó G I C Fonte: MEC / Inep 20
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REGIÃO GEOGRÁFICA 21
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22 Notas: ¹ Fonte Pnad 2001 ² Fonte Censo Demográfico 2010
Fontes: MEC / Inep e MPOG/ IBGE 22
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Distribuição do Número de Matrículas em Cursos Presenciais por Região Geográfica segundo a Categoria Administrativa – Brasil Fonte: MEC / Inep
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ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA
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Evolução da Participação Percentual do Número de Matrículas (presencial e a distância) por Organização Acadêmica Brasil – Fonte: MEC / Inep 25
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Evolução do Número de Matrículas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasil Fonte: MEC / Inep
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MODALIDADE DE ENSINO
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Evolução do Número de Matrículas por Modalidade de Ensino Brasil – 2001-2010
14,6% 86,4% Fonte: MEC / Inep 28
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Evolução do Número de Matrículas de Cursos a Distância Brasil – 2001-2010
Fonte: MEC / Inep
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Evolução do Número de Concluintes por Modalidade de Ensino Brasil – 2001-2010
14,8% 85,2% Fonte: MEC / Inep 30
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GRAU ACADÊMICO
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Número de Matrículas por Modalidade de Ensino e Grau Acadêmico – Brasil – 2010
* Não aplicável: Corresponde a Área Básica de Curso na qual não está definido o grau acadêmico. Fonte: MEC / Inep 32
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Evolução do número de matrículas (presencial e a distância) por grau acadêmico - Brasil M U D AN Ç A MET O DO L Ó G I C 12,3% 12,3% 21,1% 66,3% 66,3% Não informado: corresponde aos cursos que não informaram grau acadêmico nos Censos da Educação Superior até o ano de 2008. Não aplicável: corresponde a Área Básica de Curso na qual não está definido o grau acadêmico. Fonte: MEC / Inep 33
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Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Licenciatura
Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Licenciatura* (presencial e a distância) – Brasil – *Até 2009, inclui os cursos que oferecem grau acadêmico de Bacharelado e Licenciatura, além dos específicos de Licenciatura. Fonte: MEC / Inep
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Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Bacharelado
Evolução do Número de Matrículas em Cursos de Bacharelado* (presencial e a distância) – Brasil – *Até 2009, inclui os cursos que oferecem grau acadêmico de Bacharelado e Licenciatura, além dos específicos de Bacharelado.
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TURNO E GÊNERO
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Evolução da Participação de Matrículas dos Cursos Presenciais por Turno e Categoria Administrativa – Brasil – Fonte: MEC / Inep 37
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Evolução da Participação Percentual de Matrículas em Cursos de Graduação (presencial e a distância) por Sexo Brasil – Fonte: MEC / Inep 38
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Evolução da Participação Percentual de Concluintes em Cursos de Graduação (presencial e a distância) por Sexo Brasil – Fonte: MEC / Inep 39
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FUNÇÕES DOCENTES 40
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Evolução da Participação Percentual dos Docentes por Regime de Trabalho e Categoria Administrativa (pública e privada) – Brasil – Fonte: MEC / Inep 41
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Evolução do Número de Funções Docentes por Titulação Brasil – 2001 - 2010
Fonte: MEC / Inep 42
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Evolução da Participação Percentual da Titulação Docente por Categoria Administrativa (pública e privada) – Brasil – Fonte: MEC / Inep 43
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Disseminação do Censo da Educação Superior
Microdados Sinopse Estatística Metodologia Resumo Técnico Atendimento de solicitações:
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Obrigada! Rachel Pereira Rabelo rachel.rabelo@inep.gov.br
Coordenação de Indicadores e Controle de Qualidade do Censo da Educação Superior (61)
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