A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA..."— Transcrição da apresentação:

1 RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA...
8 Ano – GEO/ Profa. Raquel P. R. de Avila

2 O que é mesmo a GLOBALIZAÇÃO?
Não há um conceito único sobre o termo, mas é importante saber que:  É um fenômeno social que ocorre em escala global que consiste em uma integração de caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países;   É oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias; O processo surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado.  É a fase mais avançada do capitalismo; A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial; Esse processo estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas; Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.

3 Capitalismo Sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta,demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo

4 Meios de produção Segundo a teoria marxista,são o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo o que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da própria natureza. Meios de trabalho incluem os instrumentos de produção: instalações prediais (fábricas, armazéns, silos etc), infraestrutura (abastecimento d'água,energia,transportes, telecomunicações, etc), máquinas, ferramentas), etc. Objetos de trabalho são os elementos sobre os quais ocorre o trabalho humano (recursos naturais (terra, etc.) e matérias-primas (minerais, vegetais e animais). Segundo Marx, a propriedade dos meios de produção determina a posição dominante da burguesia no modo de produção capitalista. O modo de produção é, por sua vez, determinante na organização da sociedade

5 Feudalismo Conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras. 

6 Multinacionais/Transnacionais
Denomina-se Transnacionais as empresas sediadas num país e que operam sua produção ou parte dela em outro; enquanto que as Multinacionais, como o próprio termo apresenta, significa as empresas, cujas várias fases de produção se complementam entre unidades produtivas de várias nacionalidades. Na realidade os dois termos, pelo uso comum acabavam fundindo-se, e acabaram por serem usados para denominar, de forma genérica as grandes empresas que, sediadas geralmente no capitalismo central, nos países desenvolvidos, operam ou controlam a produção no capitalismo periférico, no mundo subdesenvolvido.

7 Privatizações no Brasil

8 Liberalismo Conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas. O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith. Podemos citar como princípios básicos do liberalismo: - Defesa da propriedade privada; - Liberdade econômica (livre mercado); - Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado); - Igualdade perante a lei (estado de direito); Na década de 1970 surgiu o neoliberalismo, que é a aplicação dos princípios liberais numa realidade econômica pautada pela globalização e por novos paradigmas do capitalismo.

9 Protecionismo Mecanismo usado pelo governo dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa. Mecanismos protecionistas: - Aumento da carga tributária sobre a importação de gêneros agrícolas e manufaturados; - Criação de diversas regras e normas para a entrada de produtos estrangeiros; - Utilização de subsídios para baratear os produtos nacionais. Nos dias atuais, o protecionismo perdeu força e é considerado uma prática econômica desleal. A OMC (Organização Mundial do Comércio) regula o comércio internacional, visando combater práticas comerciais protecionistas. Mesmo assim, muitos países ainda usam o mecanismo do subsídio, principalmente na área agrícola, como forma de proteger os agentes econômicos nacionais. 

10 Integração dos lugares no mundo globalizado
Transporte: parâmetro do desenvolvimento nacional/aprimoramento na velocidade/ conforto e capacidade dos transportes (marítimos, ferroviários e rodoviários) Tecnologias: fator de desenvolvimento dos países capitalistas – qualidade do sistema educacional Comunicação: redes/integração/essencialidade no mundo globalizado

11 Complementação... Leitura das páginas 146 à 165
Exercícios 1 à 6 da página 166 Na próxima aula, iremos corrigir os exercícios,ok? Faça e anote as dúvidas para que possamos saná-las. Até!


Carregar ppt "RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google