A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Professoras: Fabiana Alves da Silva Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Professoras: Fabiana Alves da Silva Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Professoras: Fabiana Alves da Silva Andrade Fernanda Miranda de Souza Lima Coelho Sara Alves da Silva Herdy

2 PROJETO: GEOMETRIA NO COTIDIANO

3 Objetivos Sondar e resgatar os conhecimentos prévios dos alunos na geometria; Compreender e perceber as formas geométricas planas e espaciais; Reconhecer e descrever objetos do mundo físico utilizando termos geométricos; Construir figuras tridimensionais a partir de suas planificações; Reconhecer na cidade a geometria espacial; Identificar as formas geométricas planas e espaciais no ambiente escolar.

4 Conteúdos Tempo estimado Polígonos; Poliedros; Corpos redondos.
10 aulas

5 Desenvolvimento 1ª etapa: Solicitar aos alunos que observem O espaço físico da escola e identifiquem os elementos geométricos. 2ª etapa: Colorir um desenho com formas geométricas. ( Anexo 1).Nesta atividade o professor deve indicar que os triângulos devem ser coloridos de amarelo, os retângulos de azul e assim por diante, para verificar se os alunos conhecem cada figura pelo seu respectivo nome. 3ª etapa: Explicação e atividades sobre forma de sólidos geométricos.

6 5ª etapa: Construção de polígonos, utilizando o GeoGebra. (Anexo 2)
4ª etapa: Analisar as imagens do vídeo e identificar as formas geométricas. 5ª etapa: Construção de polígonos, utilizando o GeoGebra. (Anexo 2) Construção de paisagens, objetos, formados por polígonos utilizando o GeoGebra. (Exemplo: campo de futebol, casa) 6ª etapa: Construção de sólidos geométricos a partir de suas planificações. (Anexo 4) Identificar faces, vértices e arestas nos poliedros. Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos.

7 7ª etapa: Os alunos em dupla devem manipular o OA “ Geometria na cidade”, atividade 1 e 2 e preencher a ficha de acompanhamento. (Anexo 3) Classificar os tipos de poliedros, por análise e síntese das características gerais quanto a sua regularidade e nomenclatura específica. Perceber e classificar as formas espaciais nas construções arquitetônicas.

8 8ª etapa: Os alunos em grupo devem observar o ambiente escolar, identificando figuras geométricas e fotografando-as. 9ª etapa: Confeccionar maquetes utilizando sólidos geométricos. 10ª etapa: Socialização do projeto na escola.

9 Avaliação O professor deve avaliar o interesse e a participação no desempenho de cada atividade proposta, interferindo sempre que achar conveniente. Analisar as fichas e verificar se os alunos atingiram os objetivos propostos. Socialização das conclusões.

10 ANEXO 1

11 ESCOLA MUNICIPAL “ALTINA OLÍVIA GONÇALVES”
ANEXO 2 ESCOLA MUNICIPAL “ALTINA OLÍVIA GONÇALVES” PROJETO MATEMÁTICA DIGITAL AULA: Polígonos PROFESSORA: Sara Herdy Atividades (Programa GEOGEBRA) 1º Selecione a ferramenta polígono regular, no 5º botão da barra de ferramentas. . 2º Construa os polígonos considerando a pesquisa realizada anteriormente. 3º Clique com o botão direito do mouse sobre o polígono e selecione propriedades. Selecione a guia cor e escolha uma cor que desejar. Na guia estilo, você pode aumentar o preenchimento para que a cor fique mais forte, se desejar. 5º Com a ferramenta mover, movimente os pontos em azul. Observe o que acontece. 6º Coloque o título POLÍGONOS. . 7º Salve o documento em sua pasta.

12 ANEXO 3

13 ANEXO 4

14 FOTOS

15

16

17

18

19


Carregar ppt "ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Professoras: Fabiana Alves da Silva Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google