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Reestruturação da Navegação Fluvial Interior da Amazônia.

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Apresentação em tema: "Reestruturação da Navegação Fluvial Interior da Amazônia."— Transcrição da apresentação:

1 Reestruturação da Navegação Fluvial Interior da Amazônia.
Oportunidades, Desafios e Soluções. Eduardo Carvalho 14/09/2011

2 As Oportunidades Transporte Fluvial Próximos 10 anos
toneladas/ ano de graneis sólidos e produtos siderúrgicos na calha do Tocantins; toneladas/ano de minério de ferro de Santana - AP para Curuçá - Pa ; de toneladas/ano de Bauxita do Trombetas para Barcarena; de toneladas Minérios de Juruti e outros; na Rio Madeira/ Mamoré/Amazonas; Rio Xingu; Custos de Logística crescentes; Sistemas de transporte existente em situação de gargalo Aumento crescentes de petróleo; Possibilidade de agregar outras cargas 14/09/2011

3 As Oportunidades Construção Naval Próximos 10 anos
toneladas/ ano ; toneladas/mês ; Média de 2 viagens mês; de toneladas de capacidade estática da frota ; Capacidade média das embarcações toneladas; Necessidade de construção 950 barcaças, 100 empurradores; 95 barcaças e 10 empurradores por ano; 9 barcaças e 1 empurrador por mês, 1 comboio de toneladas mês. 14/09/2011

4 As Oportunidades Construção / Ampliação de Portos Próximos 10 anos
Marabá - Pa; Barcarena - Pa; Curuça – Pa; Vitória - Xingu - Pa; Santarém - Pa; Itaituba – Pa; Juruti – Pa; Trombetas – Pa; Oriximiná – Pa; Monte Alegre – Pa; Santana – Ap; Porto Velho – Ro; Guajará – Mirim – Ro. 14/09/2011

5 As Oportunidades Financeiras Próximos 10 anos
Fretes Fluviais R$ ,00 - Ano Financiamento de 950 barcaças 100 empurradores R$ ,00; Construções de estaleiros; Construção e adaptação de 13 portos; Classificação e manutenção de embarcações ; Seguros. 14/09/2011

6 Os Desafios (Problemas)
Insuficiência de oferta de transporte Fluvial especializados em graneis sólidos na Região; Insuficiência de embarcações especializadas ; Insuficiência de estaleiros navais na Região; Falta de investimento em terminais fluviais para a navegação interior; Falta de conhecimento e credibilidade dos grandes projetos no sistema de transporte fluvial regional; Falta de investimento nas hidrovias ; Baixa utilização ou informações confiáveis sobre as reais condições de navegabilidade dos rios e suas sazonalidades; Formação de mão de obra especializadas; Falta de ferramentas de controle e gestão especializadas no setor; Mudança de mentalidade; Licenças ambientais para os terminais. 14/09/2011

7 Desafios Soluções Insuficiência de oferta de transporte Fluvial especializados em graneis sólidos na Região. Incentivo a formação de capitais de empresas regionais; Parcerias dos setores Agro Industrial minero siderúrgico com empresas de navegação regionais; Programas de reestruturação empresas existentes. Diminuição da carga tributária sobre o transporte fluvial (meio e não fim). 14/09/2011

8 Desafios Soluções Garantia de contratos de transporte de longo prazo;
Simplificação nos financiamentos de longo prazo; Simplificação dos seguros garantias. Insuficiência de embarcações especializadas. 14/09/2011

9 Comboio MC LOG Marabá -Tucuruí carregado de minérios
14/09/2011

10 Desafios Soluções Insuficiência de estaleiros navais na Região
Financiamento de longo prazo para a construção de estaleiros regionais; Redução da carga tributária na aquisição de máquinas e equipamentos para estaleiros regionais Isenção de tributos na aquisição de insumos para a construção naval; Aumento da oferta de vagas nas universidades para formação de engenheiros navais; Incentivo na atração de professores especializados em engenharia naval; Construção nas Universidade de tanque de prova para melhorar a pesquisa e desenvolvimento de embarcações; Isenção, Incentivo para aquisição de programas de projeto de engenharia, construção e acompanhamento de obra. Insuficiência de estaleiros navais na Região 14/09/2011

11 Desafios Soluções Falta de investimento em terminais fluviais para a navegação interior. Construção nos grandes projetos e portos públicos da Região de berços fluviais dedicados; Agilidade na liberação de documentos para autorização de exploração do porto (Antaq); Simplificação nas liberações das licenças ambientais para atracadouros , darcinas fluviais; 14/09/2011

12 14/09/2011

13 Desafios Soluções Falta de conhecimento e credibilidade dos grandes projetos no sistema de transportes fluvial regional Divulgar, difundir as vantagens do sistema; Preparar estudos técnicos de sustentabilidade; Exemplificar os bons exemplos; 14/09/2011

14 Desafios Soluções Falta de investimento nas hidrovias.
Trabalhar os diversos setores produtivos, universidades e órgãos do governo ligados ao setor na aprovação e cumprimento dos orçamentos das obras necessárias nas hidrovias; Não permitir a construção de usinas hidrelétricas sem a construção de eclusas; Praticar a política do fato consumado. 14/09/2011

15 Terminal de Transbordo de Montante
14/09/2011

16 Desafios Soluções Baixa utilização ou informações confiáveis sobre as reais condições de navegabilidade dos rios e suas sazonalidades. Balizamento dos rios em todas as suas extensões. Derrocamento nos pedrais e nos pontos críticos para efetivar a navegação em comboio viáveis; Dragagem nos trechos críticos para aumentar calado mínimo para 3,5 metros efetivos durante o ano todo; Criação de uma política única e efetiva Nacional para o desenvolvimento das hidrovias. 14/09/2011

17 Santa Terezinha do Taurí - Marabá
Bancos de areia 14/09/2011

18 SIMULAÇÃO DO CANAL PROJETADO
Região dos Pedrais Pedra do Lourenço Sentido da corrente Pedral do Lourenço visto por montante 14/09/2011

19 Desafios Soluções Intercâmbio entre Universidades Nacionais e Internacionais para a imediata implantação de cursos especializados na área de logística e transporte fluvial; Aumentar os cursos de formação e aperfeiçoamento de mão de obra técnica para o setor; Convênio com as Universidades; Produzir os programas de gestão e controle especializados para o setor; Formação de mão de obra especializada; Falta de ferramentas de controle e gestão especializadas no setor; 14/09/2011

20 Desafios Soluções Paciência Perseverança Trabalho
Mudança de mentalidade; Licenças ambientais para os terminais. A burocracia para operar um rio navegável (o custo invisível de se empreender no Brasil) Paciência Perseverança Trabalho 14/09/2011

21 Obrigado! 14/09/2011


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