A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da Silva Angela Maria da Silva Henrique Carla Soares Scolari Fernando Roberto Cologni ORIENTADOR: Luiz Edgar Riekehr Junior

2 AGRICULTURA CONVENCIONAL
Conjunto de práticas e técnicas realizadas a partir da Revolução Verde, cuja finalidade era expandir a produção agrícola de modo que pudesse acompanhar o crescimento da população. É praticada com base nos meios necessários para o aumento de produção, tais como: - Uso de máquinas e implementos para o preparo do solo; - Uso de corretivos de solo como: calagem, adubação. - Uso de espécies ou variedades adaptadas ou modificadas - Uso de produtos fitossanitários, destinados ao controle de pragas e doenças em plantas.

3 AGRICULTURA ORGÂNICA Na agricultura orgânica tenta-se tirar proveito de todo tipo de recurso e conhecimento regional, para melhorar o processo produtivo, buscando obter efeitos positivos na biodiversidade local. Fundamenta-se no princípio do equilíbrio biológico da natureza. É um sistema que permite alcançar bons níveis de produtividade, evitando ao mesmo tempo os riscos de contaminação química do agricultor, dos consumidores e do meio ambiente. Incorpora os avanços da ciência e promove a participação criativa dos agricultores, respeitando seu conhecimento, cultura e experiência.

4 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL

5 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL
Este estudo tem como objetivo a comparação entre os sistemas de produção orgânico e convencional, nos aspectos agronômicos, ambientais e sociais.

6 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais
Rotação de culturas No sistema orgânico, a rotação de cultura está presente constantemente, pois se busca o equilíbrio do solo, ciclagem de nutrientes e a redução do ataque de pragas e doenças.

7 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais
Controle de pragas e doenças No sistema orgânico, o controle de pragas ocorre com o controle biológico, feromônios, repelentes e inseticidas naturais. Para o controle de doenças utiliza-se a aplicação de calda bordalesa.

8 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais
Controle de plantas daninhas No sistema orgânico não existe a nomenclatura de plantas daninhas e, sim, de plantas companheiras ou indicadoras, desta forma realiza-se apenas capinas manuais ou roçadas.

9 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais
Adubação No sistema orgânico Para evitar os problemas agronômicos busca-se o equilíbrio do solo, sendo assim, utilizam-se adubos de origem natural obtidos, na maioria das vezes, de compostagem ou vermicompostagem.

10 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais
No sistema convencional não ocorre a rotação de cultura, utiliza-se de agrotóxicos para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas e de adubos sintéticos para correção do solo.

11 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL
Aspecto social Mao de obra o sistema orgânico demanda de maior mão de obra que o convencional, isso ocorre devido ao preparo de caldas, compostos orgânicos, capinas manuais.

12 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL

13 AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL
Conclusão Com bases nos resultados pode-se concluir que o sistema orgânico apresenta maiores condições de manter a preservação e o equilíbrio ambiental. Reduz a dependência de insumos de fora da propriedade.

14 Obrigado!!!


Carregar ppt "Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google