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Projeto Pedagógico Curso de Engenharia de Materiais 2018 Reunião Colegiado 11/08/2017  Campus Professor João David Ferreira Lima Florianópolis, Santa.

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1 Projeto Pedagógico Curso de Engenharia de Materiais 2018 Reunião Colegiado 11/08/2017 
Campus Professor João David Ferreira Lima Florianópolis, Santa Catarina.

2 Projeto Pedagógico Curso de Engenharia de Materiais 2018 O Resultado do Esforço Coletivo 

3 Anuência dos Departamentos Ensino, Manifestação Professores Disciplinas
Departamentos: FSC, MTM, QMC, EGR, EGC, EQA, EMC, INE, ENS Professores ouvidos: reuniões de professores por grupos de disciplinas: cerâmica, polímeros, caracterização de materiais (3), humanidades, expressão gráfica, engenharia do conhecimento, estatística, mecanismos de deformação e fratura, física, matemática...

4 Reuniões Ampliadas Reunião Ampliada NDE, onde foram convidados todos os professores EMC e representação estudantil; 25 participantes. Reunião com discentes com mais de 90 alunos presentes. Mais de 60 ementas e bibliografias de disciplinas foram revisitadas e corrigidas pelos respectivos professores.

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6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA 2016-2025 
Visão de Futuro EMC 2016 – 2025 Comissão de Ensino instituída pela Portaria N° 004/EMC/2016 Prof. Armando A. Gonçalves Jr. Prof. Carlos E. Niño Prof. Guilherme M. de O. Barra Prof. Orestes E. Alarcon Prof. Rodrigo de S. Vieira Prof. Sônia M. H. Probst Prof. Vicente de P. Nicolau Prof. Victor J. De Negri

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA 2016-2025
Visão de Futuro EMC 2016 – 2025 Comissão de Ensino instituída pela Portaria N° 013/EMC/201 Guilherme Mariz de Oliveira Barra, Aloísio Nelmo Klein, Márcio Celso Fredel, Paulo Antônio Pereira Wendhausen, Rolf Bertrand Schroeter, Sônia Maria Hickel Probst,

8 As Pesquisas de opinião ou levantamento diagnóstico
Pesquisas realizadas pelo CAMAT:(2012/1) Em (2012/2) foi Realizada Assembleia de estudantes na qual foram relatadas as principais conclusões relacionadas a um questionário enviado via internet com 65 respostas de egressos e 83 respostas de discentes. Desta Assembleia foi lavrada uma ata. Pesquisas realizadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) (2013/2) Foram enviados questionários para discentes via internet com 149 respostas (2013/2); para egressos com 20 respostas (2013/3); para docentes com 20 respostas (2014/1). Foi elaborado um relatório prévio apresentado ao NDE e à comunidade do curso. A íntegra das respostas destas pesquisas encontra-se nos arquivos oficiais do Curso.

9 Os Marcos Legais na História do Curso
Autorização, pelo MEC, para funcionamento em 17/08/1998. O primeiro ingresso de alunos ocorreu em 1999. Primeiro Projeto Pedagógico, PP, foi estruturado em 2001 e reconhecido pelo MEC através da Portaria 2199 de 08/08/2003. No PP de 2001 o conceito de modelo cooperativo e a trimestralidade são destaques.

10 Projeto Pedagógico 2018 - Premissas
Nos últimos 16 anos o Curso de Engenharia de Materiais da UFSC praticou um calendário acadêmico diferenciado dos demais cursos de graduação, ou seja, um calendário trimestral, experiência esta exitosa e que promoveu uma aproximação, sem precedentes, da academia com o mercado de trabalho; permitiu a inserção dos estudantes, precocemente, nas questões práticas da profissão.

11 Projeto Pedagógico 2018 - Premissas
Quando se observa os parâmetros de avaliação, quer sejam oficiais, Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, SINAES, quer sejam oficiosos, Guia de Estudante da Editora Abril, o Curso de Engenharia de Materiais, ao longo de toda sua existência alcançou excelentes resultados, ficando classificado sempre entre os dois níveis máximos destes sistemas avaliativos.

12 Projeto Pedagógico 2018 - Premissas
Os procedimentos de atualização e reavaliação são práticas recorrentes nos trabalhos de engenharia. Processos, mesmo que plenamente funcionais, exigem que olhemos em sua direção, com base na experiência acumulada e no amadurecimento. Isto permite perceber novas oportunidades e aprimorar estes processos.

13 Projeto Pedagógico 2018 - Premissas
Esta maneira de pensar é latente em docentes e discentes de nosso Curso, e não é surpreendente, que após quase 17 anos da criação desta nova graduação, alunos, professores, funcionários e todos envolvidos estivessem desejosos de reavaliarem as práticas e rotinas de formação oferecidas.

14 Indicativos, de ações, Resultantes das Comissões, Das Pesquisas de Opinião e da “Vontade de se manter o Curso Atualizado” Sincronizar o calendário do Curso com os demais cursos de graduação e pós-graduação da Universidade; Possibilitar que outros profissionais do EMC e da UFSC lecionem no Curso; Manter o caráter cooperativo, embora com menor número de estágios, mas com duração maior e de mais fácil inserção nos campos de estágios, pois estes acolhem com restrição os estágios com duração de somente três meses; Adequar o PPC às Diretrizes Curriculares Nacionais; Eliminar a carga administrativa adicional decorrente do calendário específico, eliminando cronograma de matrículas diferenciadas, de registros de notas em épocas distintas, de distribuição de espaços físicos em três etapas anuais etc. Proporcionar aos estudantes possibilidade de trajetória de formação personalizada.

15 Comissão de Ensino:​ Indicativos de ​Ações
Operação integrada dos cursos de graduação e programas de pós-graduação do EMC:​ Calendários semestral e bimestral, respectivamente​ Existência de carga horária suficiente em optativas no currículo das graduações para:​ Disciplinas de pós-graduação serem validadas com créditos em dobro na graduação​ Todas as disciplinas de mestrado possam ser cursadas durante a graduação​ Liberdade de escolha de disciplinas de outros cursos de graduação para formação  especializada e/ou generalista​ Otimização de RH de docência com:​ Disciplinas optativas com maior número de alunos (ex.: turmas de 20 a 30 alunos)​ Disciplinas de pós-graduação com maior número de alunos (optativas para a graduação)​ Disciplinas obrigatórias com maior número de alunos (alunos de materiais e mecânica simultaneamente)​ Disciplinas optativas agrupadas por áreas.​​

16 Estabelecimento de Objetivos e Ações Concretas​
​GRADUAÇÃO:​ Alteração do calendário (para semestral) do currículo do curso de engenharia de MATERIAIS (Implantação 2018/1) ​ Adequações de currículo do curso de engenharia MECÂNICA (Implantação 2018/1)​ Criação de currículos com disciplinas comuns para ambas graduações (Implantação 2018/1)​ Inclusão no currículo de disciplinas optativas (oferecidas pelo EMC ou por outros departamentos) na área de gestão e empreendedorismo e alternativas para formação interdisciplinar (Implantação 2018/1) ​ Restruturação da disciplina Planejamento de TC e CC: Implantação do Caminho Curricular e definição de ênfases baseadas nas Áreas de Conhecimento e Áreas de Aplicação do  EMC​​

17 Qual a formação preconizada do Engenheiro de Materiais pelo EMC ?
O Engenheiro de Materiais deverá ser capaz de realizar medidas de toda ordem para mensurar e caracterizar sua peça ou material e também de medir propriedades específicas: elétricas, químicas, térmicas, mecânicas, eletrônicas, físicas; Processo de ensino-aprendizagem amparado na confecção de projetos. O Engenheiro de Materiais deverá ser capaz de conceber, redigir, fazer a gestão, avaliar, vencer desafios na busca de soluções tecnológicas e de inovação O Engenheiro de Materiais deverá ser capaz de definir o processo de fabricação: usinagem, fundição, processamento a partir de pós, compósitos, processos de conformação (metais e vidros) para que sua peça ou seu material alcance a funcionalidade desejada O Engenheiro de Materiais deverá ser capaz de fazer a Seleção e a definição de um material em função da funcionalidade requerida, e aplicação específica: metais, cerâmica, polímeros, compósitos Materiais Manufatura Metrologia Projetos e Inovação Interdisciplinaridade Multidisciplinaridade

18 Partes Componentes do Projeto Pedagógico
CHECK LIST PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO – BACHARELADO O que compõe um Projeto Pedagógico? Quais as exigências legais? Quais os trâmites, internos e externos à UFSC?

19 Eng. Materiais 11ºAno 15º,16ºBim Doutor em Engenharia de Materiais
Tese Doutor em Engenharia de Materiais 13°,14ºBim 4ha=EstD Tese 11º,12ºBim Tese 4ha Obr. 9º,10ºBim 4ha=EstD Tese Opt. 4ha 7º,8ºBim 4ha=EstD Tese 4ha Pós-Gr. 5º,6ºBim 4ha=EstD Tese Pós-Gr. 3º,4ºBim 4ha=EstD Tese 4ha 1º,2ºBim 4ha 4ha Mestre 4ha 4ha 7ºAno 7º,8ºBim Dissertação Mestre em Engenharia de Materiais 5º,6ºBim Dissertação 3º,4ºBim Dissertação 4ha 4ha Graduado 1º,2ºBim 4ha 4ha 4ha 4ha 5ºAno 10ºSem 40h=Estágio (MAT=Optativo) Bacharel em Engenharia de Materiais 9º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 12ha=TC Offers undergraduate courses in Mech. 4ha Graduado ou Transferência 8º Sem 40h=Estágio (MAT=Obrigatório) 7º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 2ha 20 h =CT&I Plan. TC e CC 6º Sem 40h=Estágio (MAT=Obrigatório) 5º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 20 h =CT&I 4º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 20 h =CT&I Formado Ensino Médio 3º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 20 h =CT&I 2º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 1º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha

20 Graduado ou Transferência 10ºSem 9º Sem Bacharel 8º Sem 7º Sem 3ºAno
Ênfase em uma Área de Aplicação/Especialização do EMC Doutor com ênfase em área específica 11º,12ºBim 4ha=EstD Tese 9º,10ºBim 4ha=EstD Tese 7º,8ºBim 4ha=EstD Tese Formação no exterior 5º,6ºBim 4ha=EstD Tese 3º,4ºBim 4ha=EstD Tese 1º,2ºBim 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 3º,4ºBim Dissertação Formação no exterior 1º,2ºBim Dissertação 4ha 4ha 4ha 4ha Graduado ou Transferência 10ºSem 4ha Obrig. Offers undergraduate courses in Mech. 4ha Optativas 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha Extensão Pesquisa Estágio ou Optativas 9º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha TC Bacharel 8º Sem 4ha 4ha 8ha Estágio (Obr) 7º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 2ha 20h Plan. TC e CC 3ºAno 6º Sem 4ha Disciplinas Obrigatórias 4ha 4ha 4ha Optativas 4ha 4ha 4ha Extensão 8ha Pesquisa Estágio (Obr) 5º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 8ha 20h Formado Ensino Médio 4º Sem 4ha 4ha 3º Sem 20h 2º Sem 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 4ha 1º Sem 4ha 4ha 4ha


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