A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRESSE Aprendendo a relaxar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRESSE Aprendendo a relaxar"— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTRESSE Aprendendo a relaxar

3 A palavra "Estresse" vem do inglês "Stress“
“Esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno.” (Hans Selye)

4 Utilizamos a palavra "Estresse" para definir diferentes sensações:
"Estou nervoso” “Estressado” “Cansado” Utilizamos a palavra "Estresse" para definir diferentes sensações: Tensão nervosa, Cansaço, Fadiga ‡ "Estresse"

5 ESTRESSE VISÃO NEGATIVA VISÃO POSITIVA
Uma paixão, um emprego novo tão desejado, uma aprovação ou uma promoção também podem gerar alterações no equilíbrio interno do organismo.

6 "Estresse", em princípio, não é uma doença
Preparação do organismo para lidar com as situações que se apresentam. Resposta do organismo a um determinado estímulo, a qual varia de pessoa para pessoa. O prolongamento ou a exacerbação de uma situação específica é que podem gerar o estresse patológico.

7 O “Estresse” é uma "epidemia global“ (OMS)
Momento de enormes exigências de atualização, chamados a lidar com novas informações. Inúmeras situações às quais precisamos nos adaptar. Demandas e pressões: da família, do meio social, do trabalho, da escola ou do meio ambiente.

8 O Desenvolvimento do"Estresse" depende:
▪ Da personalidade ▪ Do estado de saúde (equilíbrio orgânico e mental) ▪ Estilo de vida, experiências passadas, atitudes, crenças, valores, doenças e predisposição genética OBS.: O risco de um estímulo estressor gerar uma doença é aumentado se estiverem associadas exaustão física ou fatores orgânicos.

9 1ª Fase (fase de Alarme) O organismo entra em estado de alerta para se proteger do perigo percebido e dá prioridade aos órgãos de defesa, ataque ou fuga. As reações corporais são: dilatação das pupilas, palpitação, respiração ofegante, frieza nas mãos e pés, tensão nos músculos, boca seca, etc.

10 2ª Fase (fase de Resistência, Intermediária ou "Estresse" contínuo)
Persiste o desgaste para a manutenção do estado de alerta. O organismo continua a buscar ajustar-se a situação em que se encontra.

11 Essa mobilização de energia traz conseqüências como:
Redução da resistência do organismo em relação a infecções; sensação de desgaste, provocando cansaço e lapsos de memória; supressão de várias funções corporais relacionadas com o comportamento sexual, reprodutor e com o crescimento.

12 3ª Fase (fase de Exaustão ou esgotamento)
Queda na imunidade e o surgimento da maioria das doenças. Por exemplo: taquicardia; alergias; psoríase; caspa e seborréia; hipertensão; diabete; herpes; graves infecções; asma; rinite; intoxicações; úlcera; gastrite; diarréia; náusea; alteração de peso; depressão; ansiedade; fobias; hiperatividade; hipervigilância; insônia; pesadelos; sono em excesso; dificuldade de aprendizagem, lapsos de memória, dificuldade de concentração; bruxismo; envelhecimento; distúrbios no comportamento sexual e reprodutivo;

13 As atividades profissionais em que há relações interpessoais intensas podem ser mais susceptíveis de causar sintomas de estresse, Burnout e exaustão emocional. Burnout: “Uma perda de motivação para participar de forma criativa” Estresse ocupacional: característico das profissões “de ajuda”

14 Dicas para prevenir o estresse: Planejar bem seu tempo;
Organizar e determinar de forma clara suas prioridades; Não se valorizar ou desvalorizar; Procurar certificar se tudo estará bem na sua ausência; Não deixar coisas por fazer ao tirar férias ou viajar;

15 Dicas para prevenir o estresse: Pratique uma atividade física regular;
Faça exercícios de meditação e/ou relaxamento; Reserve tempo em sua agenda para o lazer, a família e os amigos. Rir, viajar, brincar com os filhos, namorar, bater papo com os amigos, são excelentes antídotos para relaxar as tensões provocadas pelo trabalho.

16 Dicas para melhorar a organização do trabalho
Reuniões de equipe periódicas; Acolher não somente os pacientes, mas também os colegas; Fazer o nosso melhor; Expor nossas idéias.

17 Tenha consciência de suas capacidades, não ultrapasse seus limites.

18 Descubra o seu estilo e as suas qualidades
e aprenda com a experiência do outro.

19 CUIDE DE VOCÊ

20 As condições podem não ser as ideais, mas temos que aprender a aproveitar as condições reais.

21 A VIDA

22 Se não conseguir sozinho
Procure... Tratamento Médico alopático: Remissão dos sintomas; Fortalecimento do organismo. Tratamento Psicológico: Aprender com os sintomas; Buscar maneiras de se reequilibrar. Obs.: Atuação Interdisciplinar

23 RELAXAMENTO


Carregar ppt "ESTRESSE Aprendendo a relaxar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google