A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 14 para 30 de setembro de 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 14 para 30 de setembro de 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 14 para 30 de setembro de 2017
GLORIAR-SE NA CRUZ Lição 14 para 30 de setembro de 2017

2 A despedida final de Paulo é, na realidade, um último chamado aos gálatas.
Paulo, como um pastor preocupado por seu rebanho, quer deixar as verdades da fé marcadas com fogo na mente dos gálatas. Dirige pela última vez sua vista à cruz de Jesus, única razão de glória nesta terra, e na eternidade. Com grandes letras. Gálatas 6:11. Gloriar-se na carne. Gálatas 6:12-13. Gloriar-se na cruz. Gálatas 6:14. A nova criação. Gálatas 6:15. As marcas do Senhor Jesus. Gálatas 6:16-18.

3 “Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão” (Gálatas 6:11)
Com grandes letras Gálatas 6:11 “Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão” (Gálatas 6:11) Devido a seus problemas oculares, Paulo não escrevia suas cartas, mas as ditava a escribas como Tércio (Romanos 16:22). No entanto, costumava adicionar umas breves palavras escritas com sua própria mão (2 Tessalonicenses 3:17). A despedida da epístola aos gálatas se distingue de todas as outras em dois aspectos: Dada a tensa relação entre ele e os gálatas, não contém saudações pessoais. Paulo inclui uma última admoestação de próprio punho. Evidentemente, desejava que seus leitores levassem a sério suas advertências e admoestações.

4 GLORIAR-SE NA CARNE Gálatas 6:12-13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne” (Gálatas 6:13) Paulo mostra os motivos ocultos dos judaizantes que transtornavam os gálatas. Eles queriam “agradar na carne”. Tal como um ator, buscavam a aprovação do público, o aplauso dos gálatas, alimentar seu próprio ego. Buscavam também “não padecer perseguição por causa da cruz de Cristo”. Preferiam converter os cristãos gentios ao judaísmo, para evitar enfrentar-se a seus compatriotas. Tudo seria mais fácil se todos agissem e cressem igual (sem importar quem estava na verdade). Em definitivo, lhes importava mais ser reconhecidos e estimados que sofrer por Cristo. “E também todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus padecerão perseguição” (2 Timóteo 3:12).

5 GLORIAR-SE NA CRUZ Gálatas 6:14 “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” (Gálatas 6:14) Em marcado contraste com os judaizantes, Paulo não se gloriava na carne, mas na cruz. A cruz, nestes momentos, era um símbolo ofensivo. O sinal dos mal feitores que pagavam seus crimes com uma morte horrenda. Que glória podia haver em um símbolo assim? A cruz de Cristo muda tudo para o crente. Devido o fato que morremos com Cristo, o mundo já não pode escravizar-nos. São duas opções que se excluem mutuamente, e entre as quais devemos escolher cada dia: a glória do mundo ou a glória da cruz.

6 A NOVA CRIAÇÃO Gálatas 6:15 “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura” (Gálatas 6:15) Esta declaração é um resumo de toda a mensagem da carta. Um pode ser tão legalista com o que faz como com o que deixa de fazer. A salvação não depende de nossos atos, mas do que Deus faz em nós. A verdadeira religião não é um comportamento externo, mas a entrega de nosso coração a Deus. Não podemos fazer nada para ser uma nova criação. Só o Criador pode dar nova vida ao que está morto espiritualmente. Quando somos justificados, começa em nós uma mudança de vida. Deixamos de ser pessoas que querem agradar ao mundo. Agora somos crentes que querem agradar a Deus.

7 AS MARCAS DO SENHOR JESUS
Gálatas 6:16-18 “E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus” (Gál. 6:16) A paz e a misericórdia estarão com aqueles que vivam conforme a regra (medida, canon, padrão) proposto por Paulo. Quer dizer, a justificação somente pela fé em Cristo. Não formamos parte do verdadeiro Israel de Deus por ser descendentes físicos de Abraão, mas por haver sido justificados pela fé no Messias prometido. Paulo acaba definitivamente toda discussão sobre o tema: “Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus” (Gálatas 6:17). As marcas (ou estigmas) que davam a autoridade a Paulo são as cicatrizes das feridas recebidas enquanto servia o seu Mestre (2 Coríntios 11:23-28).

8 “Aquele que se esforça para alcançar o Céu por suas próprias obras em observar a lei, está tentando o impossível. Não há segurança para uma pessoa que tenha religião meramente legal, uma forma de piedade. A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida toda nova. Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo.” E.G.W. (O Desejado de todas as nações, pg. 143)


Carregar ppt "Lição 14 para 30 de setembro de 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google