Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRegina Tuschinski Lameira Alterado mais de 7 anos atrás
2
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
3
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Escola: Colégio Interligado COC - Bê a Bá Cidade: Dois Córregos Categoria: Jogos e Recursos utilizados na Alfabetização Professora responsável: Flaviani Maria Aizza
4
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
A alfabetização é um processo de representação, ou seja, é o domínio da codificação e decodificação do alfabeto, para aprender a ler e escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual; precisa aprender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa, graficamente a linguagem. O mundo atual se acha cada vez centrado na escrita.
5
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
O processo de alfabetização ocorre de forma diferente em cada indivíduo e, cada um, alcança determinados níveis também em momentos diferentes, dentro do seu próprio ritmo e motivação. O alfabetizar/letrando, leva em conta os usos sociais e as funções da escrita na sociedade, as interações e as interlocuções do indivíduo com o outro e com o objeto do conhecimento e enfatiza as relações sociais, nos quais o conhecimento é produzido, vivenciado e apropriado pelo aluno. O Projeto de Alfabetização, proporcionando a estes, uma metodologia diferenciada, que redimensione o fazer pedagógico, assegurando a aprendizagem dos sistemas linguísticos, melhorando assim, o desempenho escolar dos alunos.
6
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Objetivos ou Resultados esperados do projeto: Promover o desenvolvimento das competências e potencialidades do aluno,visando sua formação integral (sujeito-aluno) Possibilitar a aprendizagem da leitura e da escrita pelo aluno,tornando-o usuário do código linguístico
7
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Resgatar a autoestima através de um relacionamento interativo com o aluno, elevando-lhe o autoconceito e a compreensão de que ele é portador de habilidades necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem. Propiciar a construção e apropriação do conhecimento pelo aluno. Promover atividades de intervenção que levem o aluno a avançar no nível cognitivo e no letramento. Sensibilizar os pais para a importância da sua participação e acompanhamento dos filhos para vencer as dificuldades de alfabetização e letramento desses. Propiciar ao professor alfabetizador momentos de estudos reflexões e troca de experiências.
8
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Fases de Implementação: Divulgação: apresentação do projeto para os pais, na reunião de pais e mestre; Execução das ações: desenvolvimento do projeto foi o uso de tais recursos como: Jogos educativos; E outros recursos que facilitaram no ensino aprendizagem.
9
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Ações Desenvolvimento de metodologias diversificadas. Desenvolvimento de atividades relacionadas a cada nível conceitual. Utilização de jogos variados. Desenvolvimento de atividades.
10
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Checagem dos resultados: Durante a execução do projeto desenvolvido com os alunos as informações obtidas através dos questionários aplicados, foi possível perceber a contribuição da utilização dos jogos e de outro recursos no processo de ensino aprendizagem dos alunos. O aluno obteve conhecimento abstraindo de forma mais rápida os conteúdos ou atividades, bem como auxiliar o professor a conduzir a aula de forma mais criativa chamando mais a atenção do aluno, restando tempo para o professor fazer o acompanhamento daqueles que por ventura tenham maior dificuldade durante o processo, além de facilitar o trabalho do mestre na interação de conhecimentos com o aluno, através de atividades lúdicas . Ação e Entrega dos Resultados: A partir das vivencias em sala de aula, proporcionadas pelo projeto, foi possível perceber a importância e a emergência do uso de jogos em sala de aula e como estas se apresentam como um instrumento de mediação pedagógica, servindo tanto para o professor como para o aluno, pois trás em seu bojo diversas e múltiplas formas de se ensinar determinados conteúdos, desenvolver habilidades específicas, construindo a criticidade e a criatividade dos educandos, valorizando seus conhecimentos prévios, e o contexto no qual estão inseridos, onde o jogo já não é novidade.
11
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Cronograma: 1.Divulgação: Março/16. Reunião de apresentação e discussão do planejamento: Público Alvo – Pais dos alunos. 2. Execução das ações: Março, abril, maio/16. Implementação do projeto: Atividades de alfabetização, jogos de aprendizagem, 3. Checagem dos resultados: Maio e Junho/16. Resultados do Projeto: Foram observados os seguintes aspectos: Participação, interesse, desempenho, engajamento , realização nas atividades sem a intervenção do docente, e grandes avanços nas fases ou níveis no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. 4. Ação e Entrega dos Resultados: Junho/16. Ações finais e apresentação dos resultados obtidos. No vídeo mostra uma breve demonstração das atividades.
12
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Evidências de Implementação do Projeto:
13
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
14
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
15
Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.